FED – Federal Reserve 
O que é o FED? O que fazem eles? 
(by Breno Bonani) 

A maioria das pessoas sabe que existe um órgão governamental que atua como “guardião” da economia. No caso dos EUA, a resposta está no papel do FED, ou Federal Reserve. O FED nada mais é que o banco central norte americano e possui funções muito semelhantes ao Bacen (Banco Central do Brasil).

História. Ele foi criado pelo Congresso Nacional para fornecer à nação um sistema monetário e financeiro mais seguro, flexível e estável. A Reserva Federal foi criada em 23 de dezembro de 1913.

Responsabilidades. A Federal Reserve possui responsabilidades, que se enquadram em quatro áreas gerais:

  • Condução da política monetária do país (quantidade de moeda em circulação, crédito e taxas de juros). Em suma o Banco Central busca o equilíbrio entre a oferta de moeda e demanda de moeda, calibrando isso através da determina as taxas de juros, o que por sua vez, ajuda a estimular ou controlar a economia. Ao influenciar as condições monetárias e de crédito na economia o FED busca colaborar para do “pleno” emprego e preços mais estáveis.
  • Supervisionar e regular os bancos e outras instituições financeiras importantes para garantir segurança e liquidez do sistema bancário e financeiro da nação. Além de proteger os direitos de crédito dos consumidores.
  • Manter a estabilidade do sistema financeiro e conter riscos sistêmicos que possam surgir nos mercados financeiros.
  • Fornecer certos serviços financeiros ao governo dos Estados Unidos, instituições financeiras, instituições oficiais estrangeiras, e desempenhar um papel importante na operação e supervisão dos sistemas de pagamentos do país (famoso “payroll”).

Existe também o Federal Reserve System, que é foi projetado para dar uma perspectiva mais ampla sobre a economia e sobre a atividade econômica em todas as partes da nação. Sua estrutura e o diagrama abaixo ajudam a explicar melhor as funções e divisões desse sistema:

Fonte: Federal Reserve System

Federal Open Market Committee (FOMC) citado acima, é um órgão de formulação de política monetária, constituída por 12 membros que fazem 8 reuniões ao ano para definir as…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *