Para uma empresa manter a sua posição de liderança no mercado ou atingir esse posto, ela precisa olhar além do produto ou serviço final. Torna-se essencial entender, otimizar e alinhar todas as atividades que agregam valor ao cliente.
Uma das ferramentas mais utilizadas para alcançar esses objetivos é a cadeia de valor. Ela traz uma visão sistêmica das atividades internas de um empreendimento, ajudando a identificar oportunidades de melhoria, redução de custos e aumento da eficiência.
Quer conhecer mais detalhes sobre a cadeia de valor? Prossiga com a leitura deste post e confira um passo a passo para implementá-la no seu negócio!
O que é cadeia de valor?
Criada em 1985 por Michael Porter, a cadeia de valor é uma metodologia aplicada na administração de processos empresariais. Ela parte da premissa de que os negócios já operam por meio de uma cadeia de atividades e que, ao analisá-las, é possível agregar mais valor ao cliente.
Porter divide essas atividades em 2 principais grupos: processos primários e processos de apoio. O objetivo ao mapeá-los é compreender quais são as atividades que geram valor para o cliente.
A prática permite encontrar eventuais ineficiências ou desperdícios que afetem os custos e a avaliação do consumidor e corrigi-los.
Também é viabilizada a otimização de processos que agregam mais valor ao cliente. Além de trazer mais ganho financeiro para o negócio, trabalhar esses pontos possibilita enxergar com clareza quais das suas vantagens competitivas podem ser exploradas.
Entenda detalhes de cada um deles!
Processos primários
Os processos primários são aqueles que contribuem diretamente para a criação de valor para os clientes da empresa, sendo também conhecidos como atividades core (centrais).
Entre eles, estão:
- logística de entrada (recebimento e armazenagem de insumos);
- operações (transformação dos insumos em produtos ou serviços);
- logística de saída (distribuição do produto acabado);
- marketing e vendas;
- serviços pós-vendas.
Processos de apoio
Já os processos de apoio colaboram indiretamente para a criação de valor, ao apoiar as atividades centrais do negócio.
Confira exemplos de processos que podem ser enquadrados nessa classificação:
- infraestrutura da empresa (gestão financeira, planejamento, comunicação e outros);
- gestão de recursos humanos;
- desenvolvimento tecnológico;
- aquisição de insumos e equipamentos.
Como implementar a cadeia de valor no seu negócio?
Agora que você conhece o conceito de cadeia de valor, chegou o momento de aprender como implementá-lo na sua empresa.
Acompanhe um passo a passo!
Entenda o negócio e seus processos
O primeiro passo para implementar a cadeia de valor no seu negócio é ter uma visão clara do funcionamento da empresa. Portanto, mapeie os principais processos e fluxos de trabalho, desde a entrada de insumos até a entrega do produto ou serviço final.
Isso pode ser feito de diversas maneiras, como por meio de análise de documentos internos, observação direta e entrevistas com equipes. Para facilitar a visualização, você tem a opção de criar um fluxograma simples.
Para uma padaria, por exemplo, ele ficaria assim:
Compra de farinha e fermento > Produção do pão > Armazenamento > Venda no balcão > Atendimento ao cliente.
Mapeie as atividades da cadeia de valor
Com os processos compreendidos, é hora de classificar cada atividade como primária ou de apoio, seguindo o modelo de Porter. A representação visual da cadeia de valor permite uma análise mais intuitiva e facilita a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria.
Observe como a categorização de processos primários poderia ser feita em uma loja de roupas:
- logística de entrada: aquisição e transporte das roupas até o estoque;
- operações: controle de qualidade das peças e organização do estoque;
- logística de saída: distribuição dos produtos para os pontos de venda;
- marketing e vendas: campanhas para atrair clientes e alavancar negócios;
- serviços pós-venda: atendimento ao cliente e gestão de reclamações.
Já os processos de apoio no exemplo seriam:
- infraestrutura: gestão das instalações da loja;
- gestão de recursos humanos: treinamento e gerenciamento dos funcionários;
- desenvolvimento tecnológico: implementação de um sistema de controle de estoque;
- aquisição de insumos: contratos com fornecedores confiáveis.
Avalie os custos e a eficiência de cada atividade
Seguir com o processo de implementação da cadeia de valor no seu negócio exige avaliar os custos e a eficiência das suas atividades.
A tarefa envolve se debruçar sobre cada uma delas e fazer perguntas como:
- Essa atividade é essencial para o cliente?
- Ela agrega valor percebido?
- Existe desperdício ou gargalo no processo?
Esses questionamentos ajudam a identificar pontos críticos capazes de afetar o desempenho da empresa. Tenha em mente que a existência de gargalos frequentemente resulta em retrabalhos, produtos ou serviços de baixa qualidade e insatisfação dos consumidores.
Tenha como exemplo um restaurante que possui uma quantidade de entregadores insuficiente para atender à demanda, gerando reclamações de demora e atraso por parte dos clientes. A questão pode ser resolvida ao terceirizar o serviço de entrega, por exemplo.
Busque otimizações e acompanhe os resultados
Depois de ter suas atividades mapeadas, com a identificação de pontos críticos, o foco deve estar em implementar soluções que corrijam as ineficiências e tragam vantagens. Algumas possibilidades são automatizar tarefas, capacitar a equipe, estabelecer estratégias e muito mais.
Pense em uma loja de cosméticos que vende somente presencialmente. Para melhorar a experiência dos consumidores, ela pode criar um site e aceitar pedidos online. Há chance de a medida ser o bastante para aumentar o seu alcance e as receitas.
De todo modo, após investir em melhorias, meça os resultados para garantir que as mudanças gerem impacto positivo e sejam sustentáveis no longo prazo. Para tanto, considere o uso de KPIs (key performance indicators ou indicadores-chave de desempenho).
Exemplos de KPIs incluem custo por unidade produzida, índice de retrabalho, nível de satisfação do cliente e margem de contribuição por produto. Esses indicadores permitem avaliar os progressos alcançados e fazer ajustes sempre que for necessário.
Como você viu, implementar a cadeia de valor é um passo estratégico para os empreendimentos crescerem de forma estruturada e eficiente. Ao mapear as atividades internas, identificar gargalos e buscar otimizações, é possível transformar processos em fontes de vantagem no mercado.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e descubra o que são megatendências e como elas podem impactar os negócios!
