Carteira #NOTBAD – Maio 2019, por William Castro Alves

PERFORMANCE

Meus amigos que carteira é essa?!?! Quero que todos os meses de maio sejam como esse! Que coisa linda! Nem acredito!

Nos 24 meses de existência dessa carteira esse foi o segundo melhor mês de performance relativa, ou seja, acima do Ibovespa. Foram 9,53 p.p. acima do índice, algo muito, mas muito bom!! Vejam com seus próprios olhos:

Mesmo com o fraco desempenho de GUAR3 a carteira voou…com TRIS3 e CSNA3 roubando a cena…recuperação da FESA4 e a LOGG3 acordando no final do mês. Realmente um mês lindo!

E sabe o que é o melhor de tudo? EU COLOCO MEU DINHEIRO NOS ATIVOS DESSA CARTEIRA!! 

Se você segue essa carteira ou se está ganhando dinheiro com essa carteira, deixa teu comentário motivacional…me ajuda muito! 

NÚMEROS

Nesse mês comemoro 2 anos dessa carteira…e vejam que coisa linda! Motivos para celebrar não faltam! 

  • Desde o início a carteira acumula 228% contra 54% do IBOV!
  • Performance de 12 meses: 68% contra 10% do IBOV!
  • Em 2019: 26% contra 10% do Ibov!
  • Até aqui foram 24 meses de existência, com a carteira batendo o IBOV em 18 meses, ou seja, 75% dos meses.

CARTEIRA PARA JUNHO 

Após um mês bom aumentam as expectativas e a pressão por bons resultados. Mas saibam que não sofro pressão nenhuma ou que não cedo a pressão nenhuma. Foco aqui é gerar valor e rentabilizar minha carteira. Não é porque a carteira foi bem ou mal que vou mudar … mudo-a de acordo com o que vejo e estudo para as empresas.

MANTENDO…

Nesse sentido, optei por manter Ferbasa (FESA4), Log (LOGG3) e Trisul (TRIS3). Apesar da alta de alguns desses, em especial Trisul, digo-vos que sigo vendo valor nessas empresas e que acredito em bons resultados pela frente. Dado que o que manda nas ações são seus resultados, me sinto tranquilo em manter tais posições. Não vou falar de nenhum target ou coisa assim…posso dizer que vejo upside potencial de pelo menos 15% a 20% em cada uma delas pelo menos….mas isso depende muito do cenário e de como as empresas vão respondendo as mudanças que ocorrem diariamente.

SAÍDAS:

  • CSNA3: Penso que trata-se de um ativo de risco alto. Sigo gostando do case de redução de alavancagem em curso, mas depois da alta de 20% em um mês vejo outras coisas mais interessantes.
  • GUAR3: errei na minha análise e não tenho medo de admitir isso. Todos erramos. Resultado ruim no 1T19 e não vejo grandes perspectivas de mudança no curto prazo. Empresa não deixou de ser boa e virou ruim não…foi apenas um erro MEU de avaliação. Prefiro sair.

ENTRADAS: 

  • Shulz (SHUL4): Para quem quer saber ou conhecer mais sobre a empresa sugiro entrar no site deles (aqui). Mas em suma é uma empresa catarinense do setor de máquinas. Ela produz compressores de usos diversos com foco no mercado externo; e uma linha de mais de 1000 produtos automotivos, com foco em caminhões e ônibus. O que vejo nela: (i) cerca de 25% das receitas..[…]

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *