Carteira #NOTBAD – Março 2019, por William Castro Alves

PERFORMANCE

Mais um mês onde não posso reclamar…mais um mês realmente #Notbad! Alta de 4,85%, gerando um alfa de 6,7p.p. no mês!  Destaque absoluto para 2 ativos que performaram brilhantemente e catapultaram o resultado agregado dessa carteira. Claramente falo de Ferbasa (FESA4) e Trisul (TRIS3). Vale (VALE3) também bateu o benchmarking mesmo envolta em muita incerteza acerca dos desdobramentos da tragédia de Brumadinho. E como não vamos acertar todas, Log (LOGG3) acabou underperformando o índice.

Foi um mês difícil para o mercado tal qual comentei dia 04/02 na Tônica da Semana , onde chamei atenção para o fato dos investidores estarem atentos para “treinar sua esquiva”… Naquele dia comentei:

Sigo otimista e acredito que os ventos externos podem ajudar…Entretanto penso que muita coisa foi colocada previamente na conta. Brasil não virou a Dinamarca e precisamos de fato entregar coisas. Penso que o PIB está mais para 2% ou até mais baixo, do que pra 3%…penso que juros seguirão dando uma folga boa para esse ano e não devem subir ficando em 6,5%…Mas quando vemos figuras como Renan Calheiros e o circo que foi a eleição do senado dá até calafrios…por isso quis chamar atenção ao investidor “treinar sua esquiva”.

Lembram o que comentei no último posta da Carteira aqui? Claro que não lembram neh…mas tudo bem..ta aí:

Meu feeling é de que vamos ter um mês tenso com a

  • Eleição no senado;
  • Discussões de previdência;
  • Trade war chegando a um deadline nos EUA;
  • Brexit chegando a um deadline na Europa.

Acho que acertei né.

 

NÚMEROS

Em termos de números penso que não há o que questionar…números não mentem…e fico feliz porque eu coloco o meu dinheiro nos ativos que aí estão!

  • Desde o início a carteira acumula 204% contra 52% do IBOV!
  • Performance de 12 meses: 51% contra 12% do IBOV!
  • No ano praticamente o dobro do IBOV! 16,7% conta 8,8%!
  • Até aqui foram 21 meses de existência, com a carteira batendo o IBOV em 15 meses, ou seja, 76% dos meses.

CARTEIRA PARA MARÇO

Tal qual comentei acima, os fatores mencionados seguem no mercado….por diversas vezes as coisas não mudam do dia pra noite. Os grandes temas macro do ano parecem dados: desaceleração nos EUA e China as 2 maiores economias do mundo; trade war; falência da economia europeia + Brexit; Reforma da Previdência e governabilidade no Brasil.

Então penso que o curto prazo tende a seguir tenso, com eventos lá fora e aqui dentro…então espero um março igualmente turbulento…#sorry … ah e nem preciso dizer que torço de coração para estar equivocado neh! Rs.

Dito isso…pensei….pensei…pensei….pensei…pensei….pensei…pensei….pensei…pensei….pensei…pensei….pensei.

E optei por não alterar em nada a carteira para março.

Confesso que a convicção estava bastante baixa para alterar qualquer coisa. Além disso, vejo potencial nos ativos que hoje estão na carteira. Você pode perguntar: “pq você mantem AGRO3 que não anda na carteira”; ou “porque ainda manter FESA4 depois de toda alta”…bom pelo simples fato de que vejo…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *