CARTEIRA

Mais uma semana e o que mudou? Quase nada! Investimentos são tipo sementes…você não planta sementes de uma laranjeira por exemplo e vai cavar pra checar toda semana…tem que esperar…ter paciência.

Mas sim fiz mudanças táticas.

1) Os meus 3% do exterior estão alocados no USO – United States Oil Fund. É um ETF que investe 100% em petróleo. É uma forma barata e acessível de se investir em petróleo lá fora.

2) Da semana passada pra cá só comprei um pouco de uma ação que já tinha posição…comento abaixo.

AÇÕES

Comprei mais ações de CSU CardSystem (CARD3)…preço médio agora em R$ 6,78…estava com uma posição menor nela e apenas quis ajustar para ficar mais em linha com as demais posições da carteira.

No mais tivemos alguns resultados que merecem ser comentados:

FERBASA (FESA4) – que tiro foi esse? 

Que resultado porrada! Saca só:

Simples: companhia vendeu mais (volumes cresceram quase 11% ante o 2T18), com um preço maior e beneficiada pela alta do dólar. Com isso conseguiu diluir custos e despesas e ter um melhor resultado de margens. Junto a isso teve um resultado não recorrente de ~50 milhões referente a aquisição de Guirapá (usina eólica)…ainda assim, mesmo excluído esse o crescimento de lucro teria sido de mais de 50%.

Enfim números excelente que repercutiram no papel e a meu ver deveriam seguir repercutindo. Infelizmente, por culpa da CVM a empresa optou por não apresentar seu Boletim Mensal que dava uma boa ideia de preços e volumes de produção…assim fica mais difícil ter a visibilidade do próximo resultado…anyway negociando próxima a book, com ROE de 18% (nas minhas contas) e com P/L de 6x ou 7x (minhas contas) ela não pode ser desprezada.

MAHLE METAL LEVE (LEVE3) – mais leve do que nunca?

Cara que alegria ver os bons números da empresa nesse 3T18 e ver o papel LEVE…voando na bolsa…14% só essa semana..nada mal!

Mesmo com um mercado argentino ruim eles conseguiram crescer receita de exportação em 20% graças ao câmbio. O mercado interno foi muito bem e isso se refletiu em 17% de crescimento de receitas. Nas peças de reposição (aftermarket) números também bons. A paralisação dos caminhoneiros ainda teve seus impactos com margens caindo… margem Ebitda caiu 1,3 p.p. mas a geração de caixa em si foi maior em cerca de 13% . E nos 9M18 a despeito de tudo que se pode imaginar com Argentina indo mal, Brasil travando, greve dos caminhoneiros e etc, o lucro cresce 15%!

Papel andou bem, mas penso que estaria melhor precificada nos R$ 28 .. então teria mais 14% pela frente. #oremos!

 

BANRISUL (BRSR6) – melhor porque é meu!

Banrisul reportou um bom resultado…algo que me alegra pois está na Carteira #Notbad…e se está lá, está na minha carteira também!

Muita gente acha difícil a análise de bancos….pode ser…fazer uma boa análise da carteira de crédito não é simples…mas para quem quer ganhar dinheiro investindo em ações, penso que a análise chega a ser simples! Banco tem que ter uma boa margem financeira, ou seja, a diferença de juros que cobram nos empréstimos e as taxas que oferecem aos seus correntistas. Marquei em vermelho na tabela abaixo…evolução da margem de 9% em 9 meses e quase 7% na comparação trimestral. Além disso, a PDD (provisão para devedores duvidosos) reduz lucro, portanto quanto menor melhor…é o que marquei em amarelo. Em azul as despesas, afinal queremos ser sócios de empresas eficientes que controlam os gastos…veja que estes cresceram até menos que a inflação, o que vejo como excelente! E por fim o lucro…lucro é lucro! Quanto maior melhor! Ahhh foca no recorrente que exclui eventos que são one-off.

Cabe olhar a evolução da inadimplência (em vermelho) que mostra queda, algo que é muito bom! E pra acabar o ROE! Retorno sobre o patrimônio líquido (em azul). Banrisul vem aumentando o retorno sobre os seus investimentos. Uma empresa que tem lucro de 15% sobre o capital investido vale quanto? A meu ver mais do que o valor de book (valor patrimonial por ação)….

Quando montei minha posição em BRSR6 já comentava isso! Hoje com quase 40% de ganho o papel já vale mais que book e a mão coça pra zerar…mas a dinâmica de resultados foi muito boa e não acho o papel caro…então segue sendo melhor porque é meu! kkkk

E abaixo a pizza… 2 Lembretes: (i) Só pra lembrar que os ativos em vermelho foram os que entraram esse mês; (ii) as movimentações de participações se devem essencialmente a movimentação dos papéis.

#NOTBAD

Banrisul (BRSR6) se recuperou essa semana com…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *