CARTEIRA WILL – Semana de 21/01/2019, por William Castro Alves

CARTEIRA

Como gosto de frisar aqui, investimentos levam tempo e exigem paciência. Então vocês que me acompanham sabem que a minha carteira sofre poucas mudanças estruturais. Da semana passada para cá pouca coisa mudou…

  • Reduzi a posição em um ativo e isso me gerou um pequeno caixa de 2%.
  • A importância de poupar! Sim se você quer ficar milionário você tem algumas opções que nem vou listar aqui…mas a mais simples ainda que de difícil execução é poupar! Esse mês aportei mais uma graninha no fundo que uso como liquidez e por isso a alteração marginal em sua participação no todo. Não é fácil, mas você deve se policiar e fazer! Separe uma grana todo mês para ajudar seu patrimônio a crescer!
  • Ah lembram que comentei semana passada sobre o Petróleo? Pois é … ele teve 4,3% de alta essa semana e ajudou minha parcela de investimento lá fora.  Sigo perdendo (agora -12%) pois comprei há algum tempo, mas o que eu escrevi semana passada segue valendo e sigo vendo como uma alocação interessante.

AÇÕES

Mais uma semana de sobes e desces normais na bolsa….”ah mas Will porque a VULC3 caiu?” Pelo mesmo motivo que a FESA4 ficou parada e a ROMI3 andou bem, ou seja, o mercado! Rs … Por isso prefiro analisar prazos mais longos, ainda que escreva semanalmente.

UNIP6: reduzi minha posição aproveitando que não tinha vendido nada esse mês…então aproveitei a brecha dos R$ 20 mil isentos de IR para vender um pouco. Tenho um ganho acumulado beeem elevado nela, então a questão de pagar ou não IR dá uma diferença muito grande…aproveitei e reduzi.

Falando nisso, recordar é viver! Na Carteira #Notbad de dezembro adicionei MRVE3…quem lembra? Tinha um gráfico dela comparada a média do setor imobiliário e ao IBOV. Desde que comentei e comprei o ativo essa foi a performance:  +30% contra 12% do setor (laranja) e 7% do IBOV (preto). NOTBAD!! Quando do post falei q ela valia R$ 15,00…ta chegando lá!

Sigo com ROMI3 que comprei a 7,81! Acredito num bom resultado no 4T  e ainda vejo o desconto elevado sobre o valor de book dela. O mesmo vale para AGRO3 e BRPR3 as quais negociam com belo desconto sobre o NAV (valor de ativos líquidos)…numa ganho 15% e na outra 23%…mas sigo firme com ambas.

CSNA3 é aposta em beta. As 3 siderúrgicas ficaram para trás nessa alta de bolsa a meu ver (gráfico abaixo compara a CSN em vermelho, Gerdau em azul, Usiminas em verde e o IBOV em preto). Isso PODE ser corrigido…não sei se vai, mas PODE!

E pra finalizar LOGG3…sim movimentos meio bizarros no papel, com direito inclusive a cotação errada no sistema da XP no fechamento na sexta. Enfim, sigo com ela sem…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *