CARTEIRA WILL – Semana de 25/02/2019, por William Castro Alves
CARTEIRA

Sim eu sei é chato…mas a realidade é que sigo com a mesma carteira e meu objetivo aqui é mostrara a verdade sempre. Obviamente que como qualquer ser humano fico me perguntando e até lamentando:

“por que não entrei naquela ação que explodiu”

“por que não aportei no fundo daquele gestor da moda”, etc .

O fato é que como investidores temos que parar de querer agir como site de notícias que está sempre por dentro do que está acontecendo. Nosso trabalho não é esse…aproveito e cito uma mensagem do oráculo:

“We don’t have to be smarter than the rest. We have to be more disciplined than the rest.” – Warren Buffett

Como qualquer investidor por vezes tenho desejo de comprar aquele “mico” que está sendo comentado; ou pensar em alguma operação “diferente” que possa me fazer ganhar dinheiro….Cada um tem seu perfil e respeito quem haja dessa forma…mas da minha parte, tento sempre me lembrar que meu objetivo aqui é buscar 20% de retorno no ano…se vou conseguir são outros 500, rs….mas busco isso….e o faço através daquilo que mais entendo que são ações…e sempre guardando uma reserva para eventualidades. Simples assim.

AÇÕES

E obviamente que nessa caminhada me pego P_ da vida vendo ativos que já tive, performando excepcionalmente bem.

CSN é uma delas…vendi mês passado a R$ 10,50 com 14% de ganho em 2 meses…excelente não é mesmo? Mas ver o papel 18% acima do seu preço, menos de 30 dias depois te deixa meio “de cara”…paciência….é o que tenho que aprender.

Semana passada comentei de VULC3, BRKM5 e AGRO3…pra quem não viu, segue o LINK. E na outra semana sobre VALE3, LOGG3 e BRPR3…segue o LINK.

E pra quem acha que FESA4 e TRIS3 subiram demais e por isso estão caras…diria o seguinte:

Se a Trisul (TRIS3) entregar o meio do guidance de lançamentos programados para 2019 e mantiver sua margem líquida de 14%, a empresa caminhará para R$ 100 MM de lucro…se isso for verdade ela negocia a míseros 7,1x lucro e a 1,06x book…longe de ser cara não é mesmo?

Ferbasa (FESA4) é um ativo que “quieto” já me rende 42% em 7 meses.  Empresa muito bom em diversos sentidos, mas falando em preço…mesmo após a alta está longe de ser cara. Lucros dos últimos 12 meses teve um não recorrente que foi a compra da BW Guirapá (75 MM)…então excluindo esse, chego a um lucro de 275 MM e o papel negociando a 8,4x lucros. Dólar tem se mantido em um bom patamar e ela caminha para entregar um bons números no 4T18 …. com o que tem feito, vejo ela…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *