*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

O planejamento financeiro é uma das atividades mais importantes de qualquer negócio. Ele lança as bases de controle que garantem um fluxo de caixa saudável e equilibra o negócio. Além disso, ele também é um ótimo medidor de impacto das ações gerenciais tomadas ao longo do ano.

No artigo de hoje falaremos sobre os pontos principais a serem considerados em um planejamento financeiro empresarial de qualidade. Cada um destes itens do nosso checklist definitivo representa um importante indicativo da saúde do seu negócio.

Continue a leitura!

O Que Entra e O Que Sai: A Gestão do Fluxo de Caixa

Uma empresa não pode ser pensada mês a mês. O ideal é que se tenha uma perspectiva mais ampla, projetando o que deve acontecer, no mínimo, no próximo ano. Do ponto de vista financeiro isso é possível através do fluxo de caixa.

Ele considera todas as entradas e saídas previstas por período e ajuda a medir a saúde da empresa em prazos específicos. Ainda que, nem sempre, ele se cumpra com exatidão, é uma ferramenta excelente para se ter um panorama geral da situação.

A Gestão das Despesas e a Apropriação por Centros de Custo

Aqui, dois fatores são importantes: manter um controle adequado das despesas e saber para onde elas estão indo. Realizar a apropriação significa identificar quais gastos foram direcionados para quais setores. A partir disso, tem-se uma visão clara sobre como o dinheiro é gasto no seu negócio.

Manter isso identificado no controle financeiro é de suma importância. Trata-se da informação necessária para se promover intervenções assertivas baseadas nas principais fontes de gasto.

Entradas Pendentes: Valores a Receber

Você sabe quanto tem disponível para recebimento? Quais empresas deve cobrar? Para quais não deveria mais fornecer? As respostas para tais questões podem gerar importantes mudanças em suas decisões gerenciais. Não se trata apenas de saber o que falta entrar, se trata de garantir que o dinheiro entre.

Todo planejamento financeiro empresarial de qualidade considera o impacto das contas a receber. Manter o valor controlado significa que a empresa é eficaz em converter seu trabalho em retorno financeiro. Por outro lado, grandes montantes de pendências indicam que, talvez, seja hora de adotar novas políticas.

Saídas Pendentes: Valores a Pagar

Uma das ações essenciais para qualquer empresa é realizar projeções de futuro. Por mais que sejam apenas aproximações, elas permitem tomar decisões no presente, baseadas naquilo que provavelmente acontecerá. Isso aumenta a agilidade e a qualidade das intervenções necessárias.

Os valores pendentes de pagamento influenciam diretamente nesse processo. Além de permitirem com antecedência a avaliação dos meses seguintes, mantê-los registrados garante que não acontecerão atrasos e, consequentemente, multas e encargos.

Gestão Bancária

Gerir as contas da sua empresa é essencial. Elas devem ser constantemente conciliadas com os relatórios financeiros, garantindo conformidade e transparência entre os gastos previstos e os realizados.

Preste bastante atenção a esse aspecto em seu planejamento financeiro empresarial, pois ele garantirá que seu negócio não sofre com evasão financeira indevida, como no caso de fraudes.

Para ajudar nessa tarefa, há alguns sistemas ERP que oferecem a funcionalidade de conciliação bancária. A vantagem permite exportar o seu extrato bancário através do seu internet banking e importá-lo no sistema, fazendo com que o seu fluxo de caixa fique sempre atualizado.

Gestão dos Estoques

Você sabe quanto do dinheiro do seu negócio encontra-se imobilizado na forma de estoques?

Manter grandes volumes desnecessariamente é uma medida de grande ineficiência, uma vez que esse montante poderia estar aplicado e proporcionando retorno financeiro. Por outro lado, pequenas quantidades podem ameaçar seu fluxo produtivo e o atendimento da demanda.

O controle do estoque, do ponto de vista financeiro, é primordial. Se possível estabeleça um indicador baseado no valor imobilizado e utilize um sistema de controle para aprimorar a gestão.

Projetando o Resultado: O Controle das Vendas

O último aspecto do nosso checklist se refere à projeção e controle de vendas. Como avaliar o futuro do seu negócio se você não tiver uma estimativa daquilo que comercializará? Impossível.

É necessário avaliar o potencial do negócio para produzir riqueza em cada período e alinhar isso com as necessidades financeiras relacionadas às despesas. Só assim você saberá se sua equipe, em teoria, venderá o suficiente.

O Planejamento Financeiro Empresarial e o Sucesso do Negócio

A maioria das organizações é orientada pelo dinheiro que produzem. Se isso é um fato, porque as finanças não seriam controladas com o máximo de cuidado? Não existe justificativa. Se sua empresa não possui um planejamento financeiro empresarial adequado, ela precisa de um urgentemente.

Lembre-se que a sobrevivência dela depende da rentabilidade, e isso não muda devido às variações de mercado. Você precisa fazer o possível para prever com acurácia o futuro financeiro que o aguarda e trabalhar de forma ágil sobre as ameaças que identificar.

Gostou do artigo de hoje sobre planejamento financeiro empresarial? Então deixe seu comentário no post!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *