*Este artigo foi produzido pelo Mobills com exclusividade para o Blog de Valor.

Dizem que a tecnologia está afetando a vida financeira, porque, afinal, a tecnologia afetou praticamente todos os aspectos de nossas vidas.Ela foi aprimorando como fazemos tudo: como nos comunicamos, como as coisas são criadas, nossos hábitos etc, e isso provocou novos mercados que não tínhamos antes.

As empresas estão usando a tecnologia para tornar tudo mais eficiente e mais rápido.Além disso, ela também afetou quase todos os aspectos do nosso dinheiro, como nós usamos o banco, como fazemos nosso gerenciamento financeiro, como pagamos e como somos pagos.

O mundo onde você se arrumava para ir ao banco, tinha dinheiro na mão, e pegava filas, migrou para o seu telefone.Seu banco, seu dinheiro e até seus cheques estão todos armazenados em um só lugar.

Veja alguns aspectos que mudaram e melhoraram com a ajuda da tecnologia.

Internet banking

Depósitos, transferências e movimentações no geral – tudo é feito através de serviços bancários online. Com um aplicativo em seu telefone conectado à sua conta bancária, você pode verificar suas transações todos os dias.

Além de acompanhar o dinheiro diretamente do seu celular, como um caixa eletrônico, seu telefone basicamente faz tudo. O internet banking mudou completamente a forma como lidamos com o nosso dinheiro. Independentemente de você estar usando seu computador ou seu telefone, não há mais necessidade de ir ao banco.

Mesmo que você não se considere adepto da tecnologia, é surpreendentemente fácil usar o banco online. A tecnologia mudou completamente o sistema bancário, e ter as informações bancárias disponíveis a qualquer segundo é ótimo para as finanças pessoais.

Se você se esqueceu de pagar uma conta, pode facilmente fazer isso no ônibus, a caminho do trabalho. Melhor ainda, você pode cadastrar o pagamento automático de faturas e confiar que ele está sendo pago diretamente de sua conta todo mês. Dessa maneira, é possível acompanhar suas finanças de modo muito mais assertivo.

Tudo móvel

Não é apenas o seu banco on-line que está disponível em seu telefone, é tudo. Com acesso à internet, você pode pagar suas contas, seus empréstimos, sua assinatura na Netflix, um saldo de cartão de crédito, ter uma pizza enviada para sua casa  ou comprar um presente de aniversário para sua mãe.

Você pode doar, investir e pagar sua dívida em minutos. Existem aplicativos para ajudá-lo a fazer seu orçamento doméstico, verificar seu crédito, fazer seus impostos e economizar.

Em termos de tecnologia de finanças pessoais, temos a sorte de ter diversos recursos que nos auxiliam a manter nosso dinheiro onde deveria estar.

Mudanças no pagamento

As pessoas costumavam receber pagamentos em dinheiro ou em cheque, mas agora elas são pagas através do envio de dinheiro de uma conta bancária para outra.

Há também uma infinidade de maneiras diferentes de receber pagamentos ou pagar pessoas usando a tecnologia. Existem vários aplicativos diferentes para enviar dinheiro a amigos, pagar um táxi que você dividiu ou para o seu aluguel.

Então, seu chefe lhe deu um cheque e você não quer ir ao banco? Tudo bem, basta tirar uma foto dele em seu aplicativo de internet banking e ele será depositado da mesma forma.

Se você não quiser inserir seu número de cartão de crédito em vários lugares on-line, basta usar uma conta de pagamento secundária para aumentar a segurança.

A maneira como você paga aos outros, é pago ou até mesmo ganha dinheiro, tudo foi mudado pela tecnologia em grande escala.

Orçamentos não estão indo embora

Embora o orçamento doméstico tradicional esteja em baixa, ainda é universalmente usado. Portanto, as pessoas podem adotar a tecnologia para aliviar o trabalho, aumentar o controle financeiro e consequentemente a produtividade.

Por exemplo, com a automação, você pode aproveitar o acesso facilitado aos dados para ajudar a projetar e prever como estará sua situação financeira dentro de alguns meses.

Crédito e confiança

Sua pontuação de crédito desempenha um grande papel em sua vida financeira, incluindo se você é aprovado ou não em um empréstimo imobiliário, que tipo de taxa de juros paga e até mesmo quais oportunidades, incluindo empregos e apartamentos, estão acessíveis para você.

As instituições financeiras já usam algoritmos complexos para determinar sua pontuação de crédito.

Ganhando dinheiro

Você ganha todo o seu dinheiro através de um trabalho de segunda à sexta-feira? Sabia que é possível complementar sua renda e atingir minhas metas de finanças pessoais mais rapidamente com ajuda da tecnologia?

Graças à internet, hoje é possível largar seu emprego em tempo integral para administrar seu negócio on-line em tempo integral, ou usar pelo menos seu tempo livre para isso.

Mesmo que você não queira desistir do seu trabalho diário, há muitas maneiras de ganhar um pouco de dinheiro extra on-line – das compras normais ao cashback, existem inúmeras maneiras de ganhar com a tecnologia.

Apps de gerenciamento

Você já deve estar familiarizado com o conceito de aplicativos de gerenciamento financeiro. Podemos analisar o surgimento de aplicativos de economia de dinheiro, aplicativos de orçamento doméstico e outras ferramentas projetadas para facilitar o gerenciamento financeiro pessoal.

Layouts intuitivos e de alta tecnologia fizeram com que os consumidores comuns pudessem acessar tópicos complexos que há algum tempo costumavam confiar a consultores e outros profissionais para aprender.

Coletivamente, isso significa que os consumidores têm mais poder e insights sobre suas situações financeiras do que nunca. Eles confiam na ferramenta e estão fazendo mais para assumir o controle de seus próprios orçamentos.

Recomendamos o uso desses aplicativos de finanças pessoais, com eles é possível ter lançamento facilitado de despesas e receitas, acesso aos gráficos de suas transações para visualizar seus ganhos e gastos de forma mais intuitiva e, dessa forma, ter um melhor controle financeiro.

Conclusão

Existem inúmeras maneiras em que a tecnologia afeta nossas vidas todos os dias. Às vezes, nem percebemos todos os efeitos que a tecnologia tem sobre nós e como dependemos realmente de nossos sistemas on-line.

A tecnologia desempenhou um papel significativo na mudança da maneira como interagimos uns com os outros, também nos apresentou conteúdo que, de outra forma, não seria descoberto, nos conectou a grandes distâncias e acelerou o ritmo de troca em praticamente todas as dimensões que você possa imaginar.

Quando pensamos sobre o futuro da tecnologia, pensamos em sua capacidade de nos proporcionar mais tempo de lazer, ou sua capacidade de tornar as coisas mais rápidas e/ou convenientes.

Mas uma das maiores mudanças potenciais que a tecnologia detém é seu impacto em nossos futuros financeiros – e de mais maneiras do que você provavelmente está considerando. Para finalizar, veja como fazer um planejamento financeiro com a ajuda da tecnologia.

 

*O Mobills é um aplicativo de controle financeiro, que permite ao usuário cadastrar e gerenciar suas contas de forma eficiente, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *