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*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Você investe tempo, dinheiro e dedicação para abrir uma empresa, mas descobre que ela não está crescendo como deveria. O que fazer? Afinal, qual a melhor estratégia para acelerar o crescimento do seu negócio?

Quando falamos em crescimento empresarial não existem fórmulas mágicas. Tudo depende do estilo da sua empresa, do seu perfil como empreendedor e do mercado onde você está inserido.

O que pouca gente sabe é que no mundo dos negócios existem diversos segredos e macetes podem ajudar a dar um gás na sua empresa. É sobre isso que iremos falar hoje.

Conheça bem o seu mercado

Acelerar o crescimento de uma empresa significa basicamente duas coisas: conquistar novos mercados e vender mais.

Toda empresa inicia suas atividades num mercado inicial, que pode ser o seu bairro, sua região ou cidade. Porém somente as grandes empresas ampliam o seu raio de atuação e se libertam da dependência exclusiva de um único tipo de cliente.

Para crescer é preciso conhecer o terreno sobre o qual sua empresa está firmada. Para isso, faça os seguintes questionamentos:

  • Quem são os seus principais clientes atuais?
  • Quais seriam os seus clientes futuros?
  • Quais clientes não se enquadram em seu perfil de negócios de modo nenhum

Não se esqueça que para atingir novos mercados sua empresa precisa estar consolidada em seu mercado inicial. Criar um plano de expansão sem ter bases sólidas é um risco que pode arruinar qualquer negócio.

Portanto fortaleça seus laços locais, crie uma ótima relação com seus clientes e só depois comece a olhar atentamente para os potenciais mercados ao redor.

Conheça seus concorrentes

Nenhuma empresa conquista um novo mercado sem bater de frente com os concorrentes. Ao iniciar sua expansão para um novo perfil de clientes o seu negócio deverá conhecer detalhadamente quem são os atuais donos deste mercado.

Um exemplo de estudo de concorrência e crescimento de mercado é o planejamento estratégico da líder de transporte urbano Uber.

Antes de se tornar a principal opção de mobilidade a Uber estudou o perfil dos seus principais concorrentes: os serviços de taxi. E como o mercado é feito de concorrência, logo em seguida veio a startup brasileira 99 e criou um planejamento de crescimento baseado no comportamento da própria Uber.

Em outras palavras: o crescimento empresarial é baseado também numa análise apurada do comportamento de seus concorrentes.

Outra dica importante é: não tente reinventar o mercado. Ao prospectar novos caminhos para sua empresa, seja conservador até ter certeza de que as oportunidades de crescimento do seu negócio são sólidas.

Não descuide da gestão financeira

O crescimento de sua empresa demandará que a casa esteja em ordem. Nenhuma empresa com problemas financeiros, falta de controle de caixa ou gestão ineficiente terá um desenvolvimento saudável e de longo prazo.

Antes de pensar em crescer faça a parte burocrática e cuide de suas contas. Tenha um rigoroso controle de gastos e entradas, um estoque enxuto e uma boa negociação com seus fornecedores.

É fundamental ainda ter uma reserva financeira, criada ao longo do tempo de operação de sua empresa, destinada apenas para investimentos em aceleração de crescimento.

Uma boa solução pode ser investir em títulos com vencimento de acordo com o planejamento estratégico de sua empresa.

Se você pensa em ampliar seu negócio dentro de 2 anos, por exemplo, há diversos modelos de investimentos como CDI e títulos do Tesouro Direto com ótima rentabilidade dentro deste período.

O importante é se planejar para que sua empresa concilie seus investimentos com a data dos saques de seus títulos.

Destaque-se no mercado

O segredo infalível para o crescimento de um negócio ninguém sabe ao certo, mas a regra para que as empresas encolham e percam lucro é notória. Nenhuma empresa cresce se não se diferenciar.

Nada atrairá mais clientes e consolidará sua empresa no mercado que um produto ou serviço diferenciado. Para isso ouça seu cliente, veja o que as pessoas realmente precisam e não crie apenas mais um produto, mas sim soluções.

Empresas inovadoras estão sempre adiante e possuem taxas de crescimento acima da média. A regra é estar atento ao mercado e ser capaz de converter a demanda dos consumidores em serviços de qualidade.

Por fim….

Chegou a hora de sua empresa crescer e você não sabe por qual caminho seguir? Espero que com essas estratégias você possa trilhar uma rota segura e próspera para o crescimento de seu negócio.

Com uma boa pesquisa de mercado, análise dos concorrentes, gestão financeira otimizada e uma boa dose de inovação e diferenciação, sua empresa estará apta a atingir os melhores resultados e a atingir o sucesso.

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*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

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Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

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