As ações e os FIIs (fundos de investimento imobiliário) são dois dos investimentos mais comuns do mercado financeiro. Além das possibilidades de ganhos com a compra e venda de papéis e cotas, eles são bastante procurados por quem deseja receber dividendos.
Esse provento é uma forma de as empresas e fundos estabelecerem boas relações com os investidores e atrair novos aportes. Para o investidor, essa é uma forma de ter uma renda passiva. Porém, uma dúvida é muito comum entre quem investe em ambas as alternativas: afinal, como checar a situação dos meus dividendos?
Existem algumas formas de realizar esse processo, e é justamente o que você descobrirá neste post. A seguir, confira o que são dividendos e como acompanhar os seus recebimentos!
O que são dividendos?
Os dividendos representam a distribuição de uma porcentagem do lucro líquido obtido por uma empresa ou fundo ao longo do exercício. Eles são distribuídos aos investidores de acordo com a quantidade de ações ou de cotas que cada um tem.
Assim, os dividendos funcionam como uma forma de remuneração passiva, não sendo preciso vender os ativos para receber a renda. Com isso, empresas e fundos que distribuem bons dividendos costumam atrair quem busca a independência financeira.
Quais são as vantagens desse provento?
Ter uma renda sem precisar trabalhar é o sonho de muitas pessoas. E a possibilidade de viver de dividendos ao investir em FIIs ou em ações na bolsa de valores permite que esse desejo se torne realidade.
Assim, os dividendos são uma opção vantajosa tanto para quem paga quanto para quem ganha. Em primeiro lugar, quem investe terá rendimentos que podem se tornar expressivos, de acordo com a quantidade de ações ou de cotas e com o resultado da empresa ou fundo.
Além disso, eles podem ser uma fonte de renda frequente. Muitos FIIs focados em alugueis de imóveis, por exemplo, distribuem dividendos mensalmente. Assim, é possível montar uma carteira de ações e FIIs para ter renda passiva constantemente e acumular patrimônio com mais facilidade.
Em relação ao emissor dos investimentos, a vantagem de pagar dividendos é, como você viu, atrair mais investidores. Assim, a empresa ou fundo pode aumentar sua relevância no mercado e a liquidez na bolsa, já que mais investidores estarão negociando suas ações ou cotas.
Como são feitos os pagamentos de dividendos?
Como você viu, os dividendos são um dos tipos de proventos que podem ser pagos por empresas e FIIs. No caso das ações, também existem outras possibilidades. Por exemplo, a bonificação (geralmente paga em ações), os juros sobre capital próprio (JCP) e o direito de subscrição.
Os dividendos são distribuídos em dinheiro. Logo, o investidor recebe o valor diretamente na conta de banco de investimento utilizada para negociar na bolsa. No que se refere ao valor e à data de pagamento, cada companhia e fundo estabelece a maneira como fará a distribuição dos dividendos.
Mas as informações devem ser aprovadas pelo conselho administrativo da empresa ou fundo e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Depois disso, são divulgadas as datas importantes acerca da distribuição.
São elas:
- data-com: só receberão os dividendos os investidores que adquirirem os papéis até essa data, a qual é estabelecida pela fonte pagadora;
- data-ex: inicia quando a data-com é encerrada. Por exemplo, se o prazo definido foi dia 2 de abril, a partir do dia 3 quem adquirir as ações não terá direito ao dividendo anunciado. O valor ficará com o proprietário anterior dos papéis;
- data de pagamento: é o dia específico em que será feito o pagamento do dividendo.
Como fazer o acompanhamento dos meus dividendos?
Agora você sabe como funcionam os dividendos, é importante saber como acompanhar o recebimento desses proventos.
Entender o fluxo de dinheiro que vem das suas ações ou FIIs é fundamental para saber o valor que será distribuído, quando o dinheiro será recebido e o que você fará com ele. É possível, por exemplo, resgatar o valor ou investir para aumentar seu potencial de ganhos a longo prazo.
Como vimos, existem diferentes formas de acompanhar os resultados dos seus dividendos oriundos de investimentos em ações ou em fundos imobiliários. Veja as principais a seguir!
CEI B3 (Canal Eletrônico do Investidor)
Desde 26 de novembro de 2021, a antiga Central Eletrônica do Investidor passou para o domínio da B3 (a bolsa de valores brasileira), e o nome mudou para Canal Eletrônico do Investidor. Nele, é possível consultar todos os seus investimentos.
Se você já tiver cadastro, basta acessar o site CEI B3 e fazer o login com seu CPF ou CNPJ e senha. Caso não tenha cadastro, clique em “Gerar primeira Senha”, preencha os dados solicitados e siga as instruções enviadas por e-mail.
Na área “Posição de Investimentos”, há o “Segmento BM&FBOVESPA” e o menu “Proventos”. Em “Eventos em Dinheiro Provisionado”, constarão os dividendos a receber, e os valores recebidos no mês estarão em “Eventos em Dinheiro Creditado”. Clique na primeira opção.
Na página que será aberta, haverá o detalhamento de cada ativo, incluindo a data de previsão de pagamento, a modalidade (dividendo, rendimento, juros sobre capital próprio etc.), a quantidade de ativos e os valores bruto e líquido. Também estarão discriminados os valores já creditados.
Banco de investimentos
Outra opção para acompanhar seus dividendos é acessar a sua conta no site do banco de investimentos que você utiliza para fazer as transações. Cada plataforma tem um layout específico, mas os extratos demonstram quais foram as entradas e as saídas da conta — incluindo o pagamento de dividendos.
Aplicativos e sites de investimentos
Outro caminho para quem quer consultar seus dividendos é por meio de sites e apps de investimentos. Muitos deles têm a opção de importar os dados do CEI B3, o que facilita e agiliza bastante o processo.
Como você percebeu ao longo deste post, fazer investimentos em ações ou em fundos de investimento imobiliário possibilita receber proventos — e não é preciso ter dúvidas sobre como acompanhar meus dividendos ao longo do tempo. Antes de investir, contudo, lembre-se de ter uma boa estratégia e acompanhar seus rendimentos!
Quer conhecer mais informações sobre investimentos no mercado financeiro? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e receba dicas valiosas diretamente em seu e-mail!