Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
Últimos artigos

Escala Likert: como usar no ambiente corporativo?

15 de maio de 2025

Conheça os 7 tipos de sociedade empresária!

13 de maio de 2025

Quanto custa um funcionário para a empresa? Entenda!

8 de maio de 2025

Metodologia Lean: como ela melhora a eficiência do negócio?

6 de maio de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » Como aproveitar oportunidades em período de crise?
Carreira e Vida Profissional

Como aproveitar oportunidades em período de crise?

Autor ConvidadoBy Autor Convidado8 de agosto de 2019Nenhum comentário5 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
3 minutes

Se adaptar às mudanças é um dos requisitos da sobrevivência, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, não é? O que muitos empresários se perguntam, entretanto, é como se adaptar e aproveitar oportunidades em período de crise.

Ficar atento ao mercado, manter o otimismo, pensar fora da caixa e acompanhar as mudanças são caminhos que você pode seguir para evitar que prejuízos se acumulem e que sua empresa feche as portas. Como empreendedor, você já deve ter se deparado com situações difíceis, certo? Por isso, é importante enxergar o momento atual como mais um obstáculo a ser superado.

Como é mais fácil dizer do que fazer, vamos ajudá-lo com algumas dicas! E se você ainda não empreende, siga a leitura também! Afinal, muitas destas dicas podem ser muito úteis na sua vida profissional, em qualquer área de atuação!

Acompanhe!

Não deixe o pessimismo tomar conta da situação

Muitos empreendedores enfrentam os momentos de crise sabendo que servem como um incentivo para se reinventarem e saírem da famosa zona de conforto. Janelas de oportunidades se abrem o tempo todo, acredite.

Por isso, não deixe o pessimismo tomar conta da situação! Demonstrar otimismo, aliás, é uma das formas de motivar a equipe em tempos de crise. Se deixar abater pode turvar a sua visão em relação às oportunidades.

O planejamento estratégico é o guia e a peça-chave nesses momentos, já que contém medidas para enfrentar ameaças e pode colocar sua empresa em uma posição de destaque quando o mercado tomar o rumo do crescimento novamente.

Fique de olho no mercado

Acompanhar os movimentos e as estratégias da concorrência é uma das melhores maneiras de aproveitar oportunidades em período de crise, especialmente quando se trata de uma crise econômica acompanhada de inflação alta, juros elevados e aumento do número de desempregados.

Crises exigem adaptação às novas necessidades, especialmente dos clientes — dependendo da situação, eles têm o poder de compra reduzido. Nesse cenário, é provável que a concorrência esteja na mesma situação que você, ou seja, também buscando soluções.

Portanto, fique de olho no mercado e nas novas demandas! Negócios muito lucrativos surgem, com frequência, em períodos de crise.

Abrace as mudanças

Vamos iniciar este tópico com um exemplo: já é sabido que ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão empresarial online, auxiliam empresas a organizar os processos internos e melhorar os resultados dos departamentos. Alguns empresários, no entanto, se fecham à inovação e acabam ficando para trás.

Daí a importância de abraçar as mudanças! Ainda utilizando o mesmo exemplo, podemos dizer que sistemas ERP auxiliam os gestores a identificar falhas e coletar dados ao longo dos anos, o que é fundamental para revisar o planejamento estratégico e identificar oportunidades em período de crise.

Já quando se trata de vendas, muitos gestores ainda relutam em investir em estratégias de marketing de conteúdo, as quais:

  • aumentam a visibilidade da marca;
  • atraem clientes em potencial;
  • fortalecem a reputação online da empresa;
  • impulsionam as vendas.

Isso tudo é ou não é essencial em épocas turbulentas? Deixar modelos antigos para trás pode impulsionar seu crescimento.

Veja mais um exemplo oportuno de mudança: se você precisa reduzir gastos, por que não aderir ao modelo de trabalho home office? Essa transição já reduz, significativamente, despesas com deslocamento e refeição dos funcionários.

Pense fora da caixa

Este tópico complementa o anterior e está diretamente ligado à inovação e à retomada de controle.

Sabemos que reduzir ou cortar investimentos e interromper projetos em andamento geram um clima de desânimo em gestores e colaboradores, não é? Nesse cenário, é necessário desenvolver pensamentos analíticos e estratégicos, ou, em outras palavras, é preciso pensar fora da caixa!

Você pode fazer isso de duas formas:

  1. inovação;
  2. correção das deficiências do negócio.

Retomar o controle ao aprimorar processos ineficientes e reduzir custos é uma maneira de aproveitar oportunidades e começar a se posicionar à frente dos concorrentes. Como já mencionado, é essencial identificar as novas necessidades do seu público-alvo, o que também abre espaço para inovação.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveitar oportunidades em período de crise não é tarefa fácil para alguns, mas as dicas acima podem ajudar a transformar um momento turbulento em uma chance de crescimento.

Não se esqueça: nenhuma crise dura para sempre e decisões inteligentes podem gerar lucro, mesmo em tempos ruins.

Ah, e temos mais uma sugestão para você colocar o desânimo de lado e se inspirar: veja agora mesmo alguns filmes e programas de TV sobre carreira e empreendedorismo!

 

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

aprimorar processos carreira e empreendedorismo empreender em tempos de crise oportunidades profissionais pensar fora da caixa planejamento estratégico vida profissional em tempos de crise
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Related Posts

Quais são as 7 marcas mais valiosas do Brasil? Descubra!

4 de março de 2025

O que é a inovação disruptiva no mercado empresarial? Descubra!

31 de dezembro de 2024

Negócios lucrativos: 7 áreas para começar a empreender

19 de dezembro de 2024

Como superar o prejuízo financeiro na sua empresa? Descubra!

12 de dezembro de 2024
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • Escala Likert: como usar no ambiente corporativo?
  • Conheça os 7 tipos de sociedade empresária!
  • Quanto custa um funcionário para a empresa? Entenda!
  • Metodologia Lean: como ela melhora a eficiência do negócio?
  • Como declarar Imposto de Renda para Pessoa Jurídica? Passo a passo!
  • Rolling Forecast: como funciona essa metodologia de gestão orçamentária?
  • Por que uma boa gestão orçamentária é essencial para o sucesso da sua empresa?
  • 7 Erros comuns na gestão de finanças corporativas
  • Saiba o que é pipeline de vendas e as vantagens para sua empresa!
  • Selo GPTW: como se tornar uma empresa Great Place to Work?
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Fale conosco agora!