Se adaptar às mudanças é um dos requisitos da sobrevivência, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, não é? O que muitos empresários se perguntam, entretanto, é como se adaptar e aproveitar oportunidades em período de crise.

Ficar atento ao mercado, manter o otimismo, pensar fora da caixa e acompanhar as mudanças são caminhos que você pode seguir para evitar que prejuízos se acumulem e que sua empresa feche as portas. Como empreendedor, você já deve ter se deparado com situações difíceis, certo? Por isso, é importante enxergar o momento atual como mais um obstáculo a ser superado.

Como é mais fácil dizer do que fazer, vamos ajudá-lo com algumas dicas! E se você ainda não empreende, siga a leitura também! Afinal, muitas destas dicas podem ser muito úteis na sua vida profissional, em qualquer área de atuação!

Acompanhe!

Não deixe o pessimismo tomar conta da situação

Muitos empreendedores enfrentam os momentos de crise sabendo que servem como um incentivo para se reinventarem e saírem da famosa zona de conforto. Janelas de oportunidades se abrem o tempo todo, acredite.

Por isso, não deixe o pessimismo tomar conta da situação! Demonstrar otimismo, aliás, é uma das formas de motivar a equipe em tempos de crise. Se deixar abater pode turvar a sua visão em relação às oportunidades.

O planejamento estratégico é o guia e a peça-chave nesses momentos, já que contém medidas para enfrentar ameaças e pode colocar sua empresa em uma posição de destaque quando o mercado tomar o rumo do crescimento novamente.

Fique de olho no mercado

Acompanhar os movimentos e as estratégias da concorrência é uma das melhores maneiras de aproveitar oportunidades em período de crise, especialmente quando se trata de uma crise econômica acompanhada de inflação alta, juros elevados e aumento do número de desempregados.

Crises exigem adaptação às novas necessidades, especialmente dos clientes — dependendo da situação, eles têm o poder de compra reduzido. Nesse cenário, é provável que a concorrência esteja na mesma situação que você, ou seja, também buscando soluções.

Portanto, fique de olho no mercado e nas novas demandas! Negócios muito lucrativos surgem, com frequência, em períodos de crise.

Abrace as mudanças

Vamos iniciar este tópico com um exemplo: já é sabido que ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão empresarial online, auxiliam empresas a organizar os processos internos e melhorar os resultados dos departamentos. Alguns empresários, no entanto, se fecham à inovação e acabam ficando para trás.

Daí a importância de abraçar as mudanças! Ainda utilizando o mesmo exemplo, podemos dizer que sistemas ERP auxiliam os gestores a identificar falhas e coletar dados ao longo dos anos, o que é fundamental para revisar o planejamento estratégico e identificar oportunidades em período de crise.

Já quando se trata de vendas, muitos gestores ainda relutam em investir em estratégias de marketing de conteúdo, as quais:

  • aumentam a visibilidade da marca;
  • atraem clientes em potencial;
  • fortalecem a reputação online da empresa;
  • impulsionam as vendas.

Isso tudo é ou não é essencial em épocas turbulentas? Deixar modelos antigos para trás pode impulsionar seu crescimento.

Veja mais um exemplo oportuno de mudança: se você precisa reduzir gastos, por que não aderir ao modelo de trabalho home office? Essa transição já reduz, significativamente, despesas com deslocamento e refeição dos funcionários.

Pense fora da caixa

Este tópico complementa o anterior e está diretamente ligado à inovação e à retomada de controle.

Sabemos que reduzir ou cortar investimentos e interromper projetos em andamento geram um clima de desânimo em gestores e colaboradores, não é? Nesse cenário, é necessário desenvolver pensamentos analíticos e estratégicos, ou, em outras palavras, é preciso pensar fora da caixa!

Você pode fazer isso de duas formas:

  1. inovação;
  2. correção das deficiências do negócio.

Retomar o controle ao aprimorar processos ineficientes e reduzir custos é uma maneira de aproveitar oportunidades e começar a se posicionar à frente dos concorrentes. Como já mencionado, é essencial identificar as novas necessidades do seu público-alvo, o que também abre espaço para inovação.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveitar oportunidades em período de crise não é tarefa fácil para alguns, mas as dicas acima podem ajudar a transformar um momento turbulento em uma chance de crescimento.

Não se esqueça: nenhuma crise dura para sempre e decisões inteligentes podem gerar lucro, mesmo em tempos ruins.

Ah, e temos mais uma sugestão para você colocar o desânimo de lado e se inspirar: veja agora mesmo alguns filmes e programas de TV sobre carreira e empreendedorismo!

 

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *