Como controlar suas finanças!

Organizar suas dívidas e manter suas finanças no controle é um problema constante que os acompanha por toda a vida adulta. Para uma boa parte do país não importa se a economia esta em crise ou não.

O que essas pessoas não conseguem entender é que ao criar um orçamento estratégico, você consegue aliviar a sua vida como um todo! Se você corta gastos e economiza não vai precisar viver preenchendo formulários para empréstimos ou mesmo fugir das constantes ligações de inadimplência.

A maior dificuldade é mesmo conseguir começar a se organizar em meio a montanhas de dívidas. Afinal de contas uma conta negativa pode criar um ciclo vicioso de endividamento que pode demorar meses (ou anos) para passar.

Como podemos começar? De que forma devemos nos posicionar em momentos de dificuldade, e principalmente, em momentos de melhora, o que fazer com o dinheiro?

Muitas pessoas começam a ganhar um salário melhor e quando percebem que suas finanças estão em saldo positivo, decidem começar a reforma da casa, ou comprar um apartamento, um carro. Sem estratégia e visão a longo prazo é ai que tudo pode dar errado.

Aqui estão 5 dicas que podem te ajudar a colocar suas finanças pessoas no controle:

Mantenha um registro dos seus gastos

Não adianta pensar em novas formas de se lidar com dinheiro. A principal e primeira decisão a ser tomada é começar a anotar todas as suas dívidas com a casa, dívidas pessoas, e todos os seus gastos diários, menores e maiores.

Além de colocar tudo no papel, ainda vai ter tempo para refletir sobre os seus gastos. É claro que algumas dívidas não vão deixar de existir, conta de água, luz, internet. Mas talvez você possa repensar seus gastos com as refeições fora de casa, ou até mesmo aquelas comprinhas.

Depois que tudo estiver anotado, repense seu padrão de consumo e tenha a certeza de estar se perguntando se ele condiz com sua realidade. A resposta e simples, se você consegue pagar por tudo e ainda sobra dinheiro, então está tudo ok, se o resultado final não for esse, então você vai precisar começar a realizar algumas mudanças.

Depois que fizer essas anotações durante um mês, vai começar a perceber se esta saindo mais dinheiro do que entrando. Se a suas finanças pessoais não estiverem no positivo, então já de imediato comece a cortar todo e qualquer gasto desnecessário!

Leia nosso artigo sobre “Como economizar dinheiro sem esforço”.

Tenha foco, crie uma meta!

Algumas pessoas, talvez a maioria de nos tenha muita dificuldade em economizar dinheiro apenas por economizar. Mesmo que a situação financeira esteja ruim, muitos não resistem à tentação de comer fora ou de comprar roupas novas pelo menos uma vez ao mês.

Se você conseguir com que sobre algum dinheiro no final do mês, dê um objetivo a ele. Dar um proposito aquele valor pode te incentivar a continuar economizando.

Você talvez consiga recordar que sempre que não criava alvos, metas de gastos, acabava gastando todo seu dinheiro em besteira, sempre se perguntando como conseguiu gastar o salário de mês inteiro sem ter feito quase nada.

Uma meta vai te ajudar a ficar mais focado no alvo principal que é a economia financeira. Isso vai ajudar a manter suas finanças no controle, e ainda vai te manter realizado, já que cumprindo suas metas vai conseguir colocar em pratica projetos, ou efetuar compras que sonhava a um longo tempo.

O investimento vai te ajudar a aumentar o seu faturamento mensal, ou pelo menos vai dar aquele empurrãozinho para começar a poupar dinheiro.

Existem varias formas de se investir o seu dinheiro, (bolsa de valores, títulos e ações) mas você precisa se lembrar da estratégia. Se for investir, estipule um valor e nunca use mais do que o valor estipulado.

A Conta poupança sempre foi e ainda é a forma de investimento predileta dos brasileiros. Mais fácil e com baixíssimo risco ao poupador. Crie um valor mensal a ser depositado e faça um esforço para não mexer no dinheiro.

Por exemplo, se realizar um deposito de 100 reais todos os meses durante 1 ano, ao final dele você vai ter 1200 reais para sacar.

Mas a poupança só vai dar certo se você mantiver na outra ponta uma estratégia clara quanto aos seus gastos. Esta é a única forma de manter o dinheiro na conta intocado, pois se houver descontrole, fatalmente você vai acabar gastando o dinheiro que poupou alguns meses atrás.

Fatura do cartão de credito

É exatamente no cartão de credito que a maioria das pessoas acaba falhando. Mesmo que você tenha um limite de 2 mil reais por exemplo, sua situação financeira pode lhe permitir gastar apenas 500 reais por mês, se extrapolar vai acabar entrando em um ciclo sem fim.

Este ciclo tem como nome “Valor mínimo da fatura”. Nada pior para o seu bolso do que ficar mês após mês pagando o mínimo do cartão de credito! Os juros continuam crescendo e o valor da dívida nunca diminui.

Se você realmente precisa reorganizar a suas economias e colocar suas finanças no controle, pare de pagar o valor mínimo! Pague sempre a fatura total e faça qualquer esforço que te permita agir assim!

Acompanhe o desenvolvimento da sua próxima fatura pela internet, sempre que usar o cartão tenha consciência do valor total até aquele momento, faça um esforço e pague o valor total da fatura. Assim você não vai se surpreender com taxas de juros altíssimas no próximo mês.

Tenha a tecnologia como sua amiga para as finanças pessoais

Existem atualmente aplicativos para praticamente qualquer coisa. Faça uso desta tecnologia para seu beneficio. Existem apps que lhe permite acessar seus extratos bancários, e alguns podem até te auxiliar com os cálculos mensais de gastos.

Todos possuem um fácil sistema funcional que não vai dificultar a sua vida nem dar dor de cabeça. Lembre-se que é necessário planejamento, foco e controle. Seu bolso vai te agradecer durante muito tempo quando começar a colher os frutos de uma vida financeira controlada.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *