Nos últimos anos, a crise financeira no Brasil fez muitas pessoas saírem de empregos de carteira assinada. Boa parte da população economicamente ativa do país resolveu se aventurar no próprio negócio, encontrando  inúmeras soluções – como empreender em casa.

O empreendedorismo é algo positivo, sendo não apenas uma saída para driblar o desemprego, mas também uma oportunidade de colocar em prática planos de crescimento profissional e pessoal e exercitar ideias.

O problema é que muita gente não sabe como iniciar um negócio lucrativo.Neste artigo separamos 7 dicas sobre como empreender em casa. São ideias para trabalhar de forma autônoma e gerar um aumento na sua renda.

Confira as sugestões e aproveite para refletir sobre ideias, negócios inovadores e as possibilidades que lhe interessam e estão ao seu alcance!

Como empreender em casa?

O primeiro ponto a se pensar é na atividade que você pretende desenvolver. Dependendo da sua escolha, será necessário encontrar um espaço adequado e adaptado para exercer a atividade.

Diante desse detalhe, vale a pena pensar em quais ideias para trabalhar autônomo você tem em mente. Se seu foco será, por exemplo, na realização de trabalhos de webdesign, uma mesa e um computador serão suficientes.

Agora, se sua intenção é vender produtos alimentícios ou realizar procedimentos estéticos, serão necessários ambientes mais preparados e alguns equipamentos a mais.

Pensar nesse detalhe é fundamental para qualquer empreendedor. Além disso, vale a pena pensar em fatores como:

  1. quantidade de concorrentes e quais são os principais deles;
  2. qual é seu nicho de mercado;
  3. capacidade de produção de trabalho que você dispõe;
  4. capital necessário para adquirir insumos de produção ou equipamentos;
  5. abrangência do seu negócio;
  6. formas de divulgação dos seus produtos e serviços.

Tudo isso é fundamental para que seu negócio tenha bons resultados e seu empreendimento comece da maneira certa, sem sustos ou erros de administração e estratégia.

Apostando em ideias de negócios inovadores

Quem é da área de tecnologia, desenvolvimento de sites, webdesign, recursos humanos e outras ciências pode apostar em ideias inovadoras, que podem ser desenvolvidas dentro de casa. Vamos a alguns exemplos:

Desenvolvimento de soluções digitais

Programadores e profissionais de TI e Ciência da Computação podem apostar em um empreendimento relacionado à sua área de formação. Este segmento está em alta, seja para o desenvolvimento de soluções básicas até projetos mais complexos, como criação de apps e elaboração de softwares.

Esse é o tipo de empreendimento que não demanda muitos equipamentos além de uma estação de trabalho com computador e alguns periféricos.

Com um pouco de estudo e alguns projetos bem executados é possível ganhar uma boa quantia! Além disso, em um universo em que a informática é cada vez mais valorizada, nada impede de você criar um sistema ou app de sucesso e se destacar no mercado se tornando o próximo unicórnio brasileiro!

Trabalhando na internet: oportunidades de negócios lucrativos

A internet viabilizou o sucesso de muitas pessoas. O rol dos bem sucedidos da web engloba desde Youtubers até donos de franquias digitais.

Listar todas as atividades que podem ser desenvolvidas de maneira remota demandaria um post exclusivo sobre o assunto. Porém, veja algumas ideias interessantes:

Trabalhar com consultorias via web

Profissionais de psicologia, recursos humanos e marketing digital são alguns que podem empreender de casa e utilizar seus conhecimentos para auxiliar outras empresas e pessoas.

Consultorias pela internet estão se tornando cada vez mais populares, ainda mais pela comodidade que oferecem aos clientes. Vale a pena investir nesse tipo de empreendimento para manter sua linha profissional e iniciar uma carreira autônoma já nos moldes das empresas digitais.

Webdesign e design gráfico

Não é preciso montar uma agência para atender clientes que necessitam de desenvolvimento de sites, blogs e landing pages. Basta criar um site para apresentar seus trabalhos e, claro, prospectar clientes.

A mesma lógica se aplica ao design gráfico. Existem muitos designers freelancers que estruturam um portfólio online e passam a atender seus clientes via web diretamente de casa.

E-commerce

Como empreender em casa se seu sonho é ter uma loja? Simples, basta trocar o tradicional pelo digital.

As lojas virtuais estão crescendo e a confiança dos brasileiros nas compras online também. Os índices de vendas dos e-commerces demonstram que os ventos estão soprando a favor de quem abre um comércio eletrônico. Por isso, vale a pena pensar nesta ideia de empreendimento.

Neste caso, é possível comercializar produtos feitos por você, como artesanatos e produtos alimentícios ou então apostar na revenda de roupas, artigos de beleza, sapatos, etc.

A grande vantagem do e-commerce é a possibilidade de trabalhar com um estoque reduzido ou sob demanda, o que reduz os custos iniciais, já que você pode anunciar diversos produtos sem realmente tê-los naquele momento!

Mas atenção: ao criar uma loja virtual é importante, primeiramente, realizar uma pesquisa de mercado. Afinal, antes de decidir em qual nicho você atuará e quais produtos irá vender, é necessário conhecer sua concorrência e seu público

Ideias para montar um negócio com pouco dinheiro

A grana está curta para abrir um negócio muito elaborado? Então saiba que existem algumas ideias que podem ser colocadas em prática sem altos gastos.

Artesanatos

Já pensou em transformar seu hobby em profissão? Muitos artesanatos possuem baixo custo de mão de obra, mas um bom valor agregado – o que significa uma margem de lucro interessante.

Com um perfil no Instagram, talento e dedicação é possível fazer bons negócios, conseguir algumas encomendas e dar um start no seu empreendimento em casa!

Produtos alimentícios

Assim como os artesanatos, alguns produtos alimentícios possuem um custo de produção reduzido, possibilitando que você inicie seu negócio com pouca verba. O importante é caprichar no tempero e, claro, na divulgação!

Serviços domésticos

Você é bom na limpeza de ambientes? Gosta de organizar armários, quartos e escritórios? Sabe realizar reparos na rede elétrica e encanamento? Então, por que não utilizar esses dotes para ganhar dinheiro?

Prestar serviços domésticos é uma forma de empreender em casa. Porém, na hora de “pegar no batente”, será preciso visitar seus clientes, isso é fato.

A questão é que você pode aproveitar da era digital e divulgar seus serviços em um site e montar o QG da sua empresa em casa, saindo apenas para os atendimentos. E, com o tempo, até mesmo montar sua própria equipe.

Conclusão

Ser empreendedor lhe demandará garra, busca por clientes e mão na massa. Contudo, pode ser o caminho para conciliar sua profissão com o conforto do seu lar.

Seguindo essas 7 dicas você terá algumas diretrizes sobre como empreender em casa e algumas ideias para pensar sobre.

Lembre-se que existem muitas outras ideias de negócios que podem ser executadas no ambiente doméstico, basta colocar a cabeça para pensar, desenvolver seu plano de negócios e correr atrás dos resultados!

Quer aprender a investir melhor? Então clique aqui!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *