*Este artigo foi produzido pelo portal Chaves na Mão com exclusividade para o Blog de Valor.
Embora os agentes imobiliários ainda sejam importantes no processo de compra de imóveis à venda ou aluguel de uma casa ou apartamento, cada vez mais os donos de propriedades estão querendo fazer tudo por conta própria – incluindo o anúncio de casas, apartamentos e pontos comerciais para alugar ou para vender.
E, embora a redução dos gastos com publicidade possa ser tentadora quando o mercado não está no auge, investir em um bom anúncio de imóvel pode ser uma excelente opção para conseguir fazer negócio mais rápido. Afinal, a publicidade aumenta a exposição de sua propriedade, e mais exposição significa mais compradores batendo à porta.
Para ganhar mais exposição para a sua propriedade e vender ou alugar sua casa ou apartamento, no entanto, é preciso caprichar no anúncio Quer saber como? Então confira a seguir 11 dicas de como fazer um anúncio de imóvel de sucesso!
1. Contrate um fotógrafo profissional
É praticamente impossível comercializar uma propriedade com fotografias desfocadas ou, pior ainda, sem fotografias. Compradores em potencial gostam de ver o que receberão pelo que irão pagar e, se não houver imagem, tendem a pular para o próximo anúncio.
O mercado imobiliário depende muito da boa fotografia. Fotos ruins diminuirão o interesse até nas melhores propriedades. É absolutamente vital que você tenha fotos lindas de seus imóveis.
Para não errar nesse aspecto, não hesite em contratar um fotógrafo profissional para anunciar os seus apartamentos no Água Verde ou em qualquer região do país. Se puder, dê preferência a profissionais que já tenham alguma experiência fotografando casas e arquitetura.
2. Crie um tour virtual
O tempo das pessoas é precioso e elas querem entender o máximo possível sobre uma propriedade antes de visitá-la pessoalmente. Os tours virtuais são uma ótima maneira de fornecer uma visualização abrangente e precisa da propriedade para compradores em potencial.
Para fazer o tour, é só gravar um vídeo andando pela propriedade e mostrando os cômodos. Há algumas empresas especializadas em fazer tours em 360º, que também apresentam um resultado muito bom.
Dependendo de como preferir gravar o tour, você pode adicionar música ou preparar um texto para ir falando sobre o imóvel enquanto o vídeo vai se desenrolando.
3. Use a técnica do storytelling para criar uma identificação do imóvel com possíveis compradores
Você já se emocionou ao assistir um vídeo que conta uma história ligada a uma marca ou um depoimento de alguém sobre o modo como encontrou uma solução para o seu problema? Pois saiba que, por trás de todo roteiro, existe uma técnica para despertar o sentimento – e essa técnica é chamada de storytelling.
Contar um evento curioso e original que realmente aconteceu na propriedade que você está querendo vender pode conquistar a confiança de muitos compradores em potencial. Outros fatores que causam impacto emocional são os momentos de crise e superações pelos quais você possa ter passado para construir os seus imóveis à venda.
4. Evite textos em caixa alta
Nunca escreva sua descrição em LETRAS MAIÚSCULAS! Isso pode parecer ousado e chamar a atenção, mas não ajuda a comercializar a propriedade e realmente parece grosseiro. Escrever textos em caixa alta é um hábito amplamente desaprovado por muitos compradores de imóveis.
5. Corte as abreviações
Em vez de usar abreviaturas, use a palavra inteira. Parece muito mais profissional e provavelmente causará menos confusão do que os casos em que os compradores em potencial acabam tentando descobrir abreviações particularmente obscuras.
6. Não utilize palavras vazias
Vale a pena ser um pouco mais criativo com o seu texto do que usar uma enxurrada de palavras e frases vazias, como “adorável” ou “legal”. Para os próximos anúncios de seus apartamentos, escolha palavras que atraiam de verdade o interesse de bons compradores.
Esta é uma dica que não poderia faltar nesta lista de como fazer um anúncio de imóvel de sucesso na internet. Portanto, não se esqueça de utilizá-la na prática.
7. Dirija-se ao seu público-alvo
Se o seu imóvel está localizado em uma cidade universitária, por exemplo, e você espera que a sua propriedade seja compartilhada por um grupo de alunos, então adapte o seu anúncio para se adequar a esse mercado específico e dê exemplos de por que sua propriedade é a decisão de aluguel perfeita para os estudantes.
Além disso, deixe bem claro em seu anúncio o tipo de inquilino/comprador que você aceita ou não, como aqueles com animais de estimação, fumantes ou universitários. Lembre-se de que essa é a sua propriedade e você tem todo o direito de escolher o tipo de inquilino/comprador mais adequado para ela.
8. Inclua no anúncio o máximo possível de comodidades que o seu imóvel possui
Se o seu apartamento oferece confortos aos moradores – como um forno duplo, máquina de lavar louça ou chuveiro aquecido, então vale a pena enfatizar esses recursos e os benefícios que podem oferecer ao futuro morador.
A área em que a sua propriedade está situada e o que essa área tem para oferecer também é uma grande parte do marketing de sua propriedade. Vale a pena listar o que há por perto, como escolas, lojas, bares, igrejas, estações de trem ou metrô, bem como a proximidade da propriedade para o centro da cidade e para regiões praianas.
9. Tente suprir todas as dúvidas no seu anúncio
Tente se colocar no lugar do futuro comprador/inquilino e pense no tipo de coisa que você gostaria de saber se estivesse pensando em alugar/comprar a sua propriedade.
Incluir informações relevantes no seu anúncio também significa que as ligações que você receberá serão de futuros inquilinos que querem realmente morar no imóvel e não apenas de indivíduos que apenas necessitam de mais informações antes de tomarem uma decisão.
10. Acrescente ao anúncio fotos da cidade onde o imóvel está situado
De muitas maneiras, você não está apenas vendendo uma casa, você está vendendo uma cidade ou região inteira. Exiba o melhor que a sua área tem a oferecer, com fotos de alta qualidade e bonitas de pontos turísticos e locais familiares da cidade.
11. Mantenha o anúncio do seu imóvel em destaque nas redes sociais
Não tenha medo de gastar um pouco mais com anúncios pagos nas redes sociais. Com o alcance orgânico a diminuir constantemente em muitas redes sociais populares, os anúncios pagos são, frequentemente, a forma mais eficaz para que os seus apartamentos sejam vistos por compradores em potencial.
O Facebook, por exemplo, tem ótimos recursos de segmentação que garantem que você está pagando para ser notado pelo seu principal público-alvo.
E aí, gostou das dicas de como fazer um anúncio de imóvel de sucesso? Não se esqueça de compartilhar o post nas redes sociais antes de começar a criar o seu anúncio imobiliário!
*O Chaves na Mão é um portal de classificados online de imóveis e veículos. Fundado em 2013 e sediado na cidade de Curitiba (PR), o site tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar seu novo imóvel ou veículo com mais facilidade no dia a dia.