Nessa época de juros em queda e acirrada competição entre as instituições bancárias, a portabilidade de crédito vem atraindo grande parcela da população. Entenda essa operação:
O que é portabilidade do crédito?
É uma alternativa para toda pessoa que possui um empréstimo vigente, onde ele troca a instituição financeira por outra que lhe ofereça uma taxa mais atrativa e, consequentemente, uma parcela mais baixa.
Como é a operação de portabilidade do crédito?
A portabilidade pode ser feita quando o cliente pega exatamente a operação e a transfere para a outra instituição, com o mesmo prazo e mesmo número de parcelas restantes. Se houver qualquer alteração, não pode ser caracterizada como portabilidade.
Quais as vantagens da portabilidade do crédito?
A principal vantagem é a possibilidade de deixar as mega instituições concorrerem e baratearem o custo pra você, reduzindo, no final das contas, a sua parcela.
Um dos motivos que ajuda a baratear a operação é que nesse caso não há incidência de novo IOF. Mas para isso, a operação tem que ser rigorosamente igual.
Quais as desvantagens da portabilidade do crédito?
Bem, uma desvantagem é levar sua operação para uma instituição nova da que é de seu relacionamento, pois você terá que reiniciar o relacionamento com um gerente. E em muitos casos, a relação de um cliente com o banco não inclui apenas o custo. Alguns bancos oferecem diferenciais em atendimento, o que pode levá-lo a ter dor de cabeça futura se o atendimento da nova instituição não lhe satisfizer.
O que devo fazer para avaliar uma portabilidade?
- Deve obter, junto ao banco atual com o empréstimo atual, o saldo devedor para liquidar a operação. Esse saldo devedor é o valor que você pagaria, com o desconto dos juros das parcelas a vencer (conforme fórmula mostrada no artigo “Quero quitar um empréstimo: como é dado o desconto dos juros” – clique aqui pra ler).
- Depois, deve levar o saldo devedor aos outros bancos e verificar se em algum deles é possível obter um custo menor.
Posso fazer a portabilidade de todas as linhas de crédito?
Você pode tentar fazer com os CDCs, com os financiamentos de veículos e com os créditos imobiliários. Nem sempre encontrará custos menores. Essa tarefa também é árdua. Mas é uma possibilidade.
Observação:
O saldo devedor de um empréstimo é diferente a cada dia. Portanto, não leve um saldo devedor que obteve no dia anterior, pois ele não corresponderá a realidade.
Agora é correr atrás!
Grande abraço,
André Bona
5 Comentários
gostaria da tabela que você comenta no you tube sobre negociação do enprestimo a calculadora dos juros.por favor
a portabilidade principalmente de um emprestimo consignado, de servidor federal, não era para lhe favorecer de tudo na outra financeira, uma eles é que querem aquele emprestimo meu, eles deveriam primeiramente calcular todo o meu saldo devedor com outro banco, e mostrar-me onde seria viável para eu transferir o meu empréstimo para eles, mas não é isso que ocorre só eles ganham, e lucram em cima de nós.
Minha dúvida é com relação a portabilidade de previdência privada. Quando fazemos portabilidade de previdência de um banco X para um Y, o tempo para desconto de imposto de renda enquanto tinha previdência no banco X ainda conta ou o tempo zera quando fazemos a portabilidade necessitando esperar, pelo menos mais 10 anos, para termos o menor desconto???
Se o tempo que eu tinha antes ainda contar, vale mais a pena sacar tudo, apesar de ter feito a portabilidade há apenas 3 anos.
Olá Ricardo! O tempo continua valendo. Você não reinicia a contagem de tempo. Isso é um benefício.
Abs,
gostaria fazer uma aportabildade valor 200.000 mil trasnferir em uma só conta…com juros menor concluido um imovel finaciado pela caixa no valor de 150.000 ..mas avaliado em 300.000.00 rezidensia e junto um mercado…