Nessa época de juros em queda e acirrada competição entre as instituições bancárias, a portabilidade de crédito vem atraindo grande parcela da população. Entenda essa operação:

O que é portabilidade do crédito?

É uma alternativa para toda pessoa que possui um empréstimo vigente, onde ele troca a instituição financeira por outra que lhe ofereça uma taxa mais atrativa e, consequentemente, uma parcela mais baixa.

Como é a operação de portabilidade do crédito?

A portabilidade pode ser feita quando o cliente pega exatamente a operação e a transfere para a outra instituição, com o mesmo prazo e mesmo número de parcelas restantes. Se houver qualquer alteração, não pode ser caracterizada como portabilidade.

Quais as vantagens da portabilidade do crédito?

A principal vantagem é a possibilidade de deixar as mega instituições concorrerem e baratearem o custo pra você, reduzindo, no final das contas, a sua parcela.

Um dos motivos que ajuda a baratear a operação é que nesse caso não há incidência de novo IOF. Mas para isso, a operação tem que ser rigorosamente igual.

Quais as desvantagens da portabilidade do crédito?

Bem, uma desvantagem é levar sua operação para uma instituição nova da que é de seu relacionamento, pois você terá que reiniciar o relacionamento com um gerente. E em muitos casos, a relação de um cliente com o banco não inclui apenas o custo. Alguns bancos oferecem diferenciais em atendimento, o que pode levá-lo a ter dor de cabeça futura se o atendimento da nova instituição não lhe satisfizer.

O que devo fazer para avaliar uma portabilidade?

  1. Deve obter, junto ao banco atual com o empréstimo atual, o saldo devedor para liquidar a operação. Esse saldo devedor é o valor que você pagaria, com o desconto dos juros das parcelas a vencer (conforme fórmula mostrada no artigo “Quero quitar um empréstimo: como é dado o desconto dos juros” – clique aqui pra ler).
  2. Depois, deve levar o saldo devedor aos outros bancos e verificar se em algum deles é possível obter um custo menor.

Posso fazer a portabilidade de todas as linhas de crédito?

Você pode tentar fazer com os CDCs, com os financiamentos de veículos e com os créditos imobiliários. Nem sempre encontrará custos menores. Essa tarefa também é árdua. Mas é uma possibilidade.

Observação:

O saldo devedor de um empréstimo é diferente a cada dia. Portanto, não leve um saldo devedor que obteve no dia anterior, pois ele não corresponderá a realidade.

Agora é correr atrás!

Grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

Posts relacionados

Comentários

  1. 4999782095    

    gostaria fazer uma aportabildade valor 200.000 mil trasnferir em uma só conta…com juros menor concluido um imovel finaciado pela caixa no valor de 150.000 ..mas avaliado em 300.000.00 rezidensia e junto um mercado…

  2. Ricardo Medeiros    

    Minha dúvida é com relação a portabilidade de previdência privada. Quando fazemos portabilidade de previdência de um banco X para um Y, o tempo para desconto de imposto de renda enquanto tinha previdência no banco X ainda conta ou o tempo zera quando fazemos a portabilidade necessitando esperar, pelo menos mais 10 anos, para termos o menor desconto???
    Se o tempo que eu tinha antes ainda contar, vale mais a pena sacar tudo, apesar de ter feito a portabilidade há apenas 3 anos.

    1. André Bona    

      Olá Ricardo! O tempo continua valendo. Você não reinicia a contagem de tempo. Isso é um benefício.

      Abs,

  3. Aldelino Corrêa De Brito    

    a portabilidade principalmente de um emprestimo consignado, de servidor federal, não era para lhe favorecer de tudo na outra financeira, uma eles é que querem aquele emprestimo meu, eles deveriam primeiramente calcular todo o meu saldo devedor com outro banco, e mostrar-me onde seria viável para eu transferir o meu empréstimo para eles, mas não é isso que ocorre só eles ganham, e lucram em cima de nós.

  4. daiane    

    gostaria da tabela que você comenta no you tube sobre negociação do enprestimo a calculadora dos juros.por favor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *