*Este artigo foi produzido pelo Gorila com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Na hora de escolher um banco quais os fatores você leva em conta? Facilidade de operação, isenção de taxa? Há alguns anos os bancos digitais surgiram para atender as necessidades um público muitas vezes cansado com as tradicionais agências bancárias.

Filas para pagamento, demora para consultar o gerente ou burocracia para abrir uma conta. Foi olhando esses pontos que startups têm ganhado espaço e a preferência dos correntistas.

Tanto que um levantamento feito pela Forbes sobre os melhores bancos brasileiros em 2019 mostra que as três primeiras colocações foram ocupados por empresas digitais – Nubank, Inter e Neon. Os  quarto e quinto lugares ficaram, respectivamente, a Caixa Econômica e o Itaú Unibanco.

Diferenciais dos bancos digitais

Como a tecnologia está transformando o mercado financeiro, vamos entender como funcionam os bancos digitais. As startups trazem a vantagem de você não ter que apresentar cópias impressas de documentos para abrir uma conta corrente.

Além disso, as tarifas são reduzidas ou inexistentes e o atendimento é feito online. Assim, ninguém precisa mais sair correndo porque o banco fecha às 16h. A praticidade está ao alcance da mão em qualquer lugar.

Estes bancos também oferecem diversos canais virtuais de atendimento como Chat, Facebook e Whatsapp. Sendo legal que eles costumam responder às interações em tempo real.

Outro fator que atrai cada vez mais clientes para contas digitais é a rentabilidade maior que a da poupança. Na NuConta, por exemplo, tudo que é aplicado rende 100% do Certificados de Depósito Interbancário (CDI). Já o banco Inter é o único sem tarifa e dá para fazer saques em bancos 24h grátis.

Mas vamos lá conhecer mais um pouco como funcionam os bancos digitais e ver as opções que estão no mercado.

Nubank

Há quase seis anos, o famoso cartão roxinho surgiu e se popularizou no Brasil. Já são mais de 8,5 milhões de clientes e a empresa acaba de inaugurar agora em maio um escritório no México num processo de expansão internacional.

Aqui no país o Nu oferece cartão de crédito sem taxas e alguns clientes também contam com a função de débito. O que boa parte dos clientes gostam é da navegação intuitiva no app, opção de emitir boletos para depositar na sua conta, TED gratuito para qualquer banco e o programa Rewards que dá dinheiro de volta de verdade onde é possível apagar compras com os pontos no app.

Para estreitar mais o relacionamentos com seus correntistas, o banco criou a NuCommunity, uma espécie de fórum onde as pessoas podem trocar experiências sobre o banco e conhecer novas soluções da empresa. Além disso, para incentivar a participação na comunidade, o banco promete liberar, em primeira mão aos usuários mais ativos, novidades como testes em seus serviços.

Neon

Lançado em 2016, o primeiro passo para abrir conta neste banco digital é baixar o aplicativo e fazer um depósito de R$ 100. O Neon não possui custos para usar o seu pacote básico que inclui transferência grátis para contas de mesmo banco, 1 saque por mês nos bancos 24hs do NEON, um depósito por mês via boleto e 1 transferência bancária para outros bancos por mês.

Além disso, o Neon tem conta para pessoa jurídica (inclusive MEI) e funções de investimento: o programa Objetivos ajuda o cliente a juntar dinheiro, com parcelas programadas ou depósitos esporádicos; e investimento CDB que rende de 95% a 101% do CDI.

Next

Tentando atrair o público jovem e interessado em contas digitais, o Next é um banco virtual subsidiado pelo Bradesco. O plano básico do Next dá acesso a 1 TED/DOC por mês, saques ilimitados, cartão de crédito Visa Internacional sem anuidade e assistência viagem. Ele têm alguns recursos interessantes como fazer vaquinha para uma festa (e ver quem pagou de fato).

Alguns clientes utilizam o Next por conta do desconto em plataformas como Uber, Ifood, XBox e AirBnb, porém há algumas pegadinhas no período de utilização como, por exemplo, se você já usou os “Mimos” de março do iFood, em março do ano que vem, ele não serve mais.

Inter

O banco Inter é umas das instituições financeiras mais vantajosas pois é a única que oferece conta corrente isenta de tarifas. Você não recebe cobranças quando vai abrir sua conta, emitir cartão, fazer transferências entre contas do próprio banco e para outras instituições e realizar saques em caixas 24h.

O Inter traz ainda a Conta Digital PJ que é uma conta corrente corporativa gratuita, 100% online, muito fácil de criar, sem burocracia e que funciona igual à PF deles. Com ela, é possível fazer todas as movimentações bancárias da empresa via Internet Banking, com isenção total de tarifas. O cliente ganha um cartão de débito específico para a conta PJ e o acesso no site e app são diferentes.

Original

Criada em 2016, a conta digital do Banco Original é a única, neste momento, que cobra taxa mensal de manutenção de conta. Durante o primeiro ano, o correntista precisa desembolsar mensalmente R$ 9,90 para ter acesso ao pacote de serviços ilimitados. Depois do primeiro ano, é preciso escolher um dos planos oferecidos pelo banco.

Agibank

O Agibank é o antigo Banco Agiplan e agora oferece cartão de crédito e débito. Além disso, a conta corrente digital dá acesso a empréstimos, seguros, consórcios e investimentos. Não há tarifa de manutenção, mas saques, transferências, depósito por boleto e o cartão de crédito são isentos por um determinado tempo.

Conclusão

Acredito que a maior proposta de valor dos bancos digitais é a forma como serviço é prestado. Essa forma “digital” barateia muito os custos de prover o serviço, além de ter uma experiência bem melhor. Entretanto, produto por produto, ainda não vi nada transformador…Mas tem espaço para alguém transformar o mercado!

Autor

Robinson Dantas

Robinson Dantas é CEO do Gorila Invest e possui mais de 18 anos de experiência no mercado financeiro. Além disso, é fundador da Iporanga Investimentos, onde era responsável pela gestão de risco e membro do conselho da holding FS2. Antes, passou pelo Morgan Stanley na área de Equity Derivatives Trading em Nova Iorque.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *