*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Imóveis sempre foram uma alternativa muito procurada pelos brasileiros para investir dinheiro e aumentar a fonte de renda. Entretanto, você sabia que é possível investir em imóveis mesmo sem ser proprietário de um e lucrar bastante dinheiro com isso?

Comprar um imóvel pode ter muitos custos e dar muito trabalho, por isso, no artigo de hoje você vai ver como é possível investir em imóveis, recebendo pelos aluguéis, mesmo sem ser o dono de um. Continue lendo para saber mais.

Problemas em comprar imóveis para investir

Investir em imóveis comprando os mesmos para lucrar com os aluguéis pode trazer alguns problemas.

Em primeiro lugar, o problema principal é que você vai precisar de muito dinheiro disponível e para a maior parte das pessoas, comprar um imóvel para lucrar com os aluguéis é algo que está fora da realidade.

Trabalhadores comuns em geral compram o imóvel onde vão morar por meio de financiamentos e ainda ficam longos anos de sua vida pagando o mesmo, que vai, provavelmente, ser o único imóvel que vai ser adquirido por toda a sua vida.

Outro problema é em relação à liquidez. Em poucas palavras, liquidez é a facilidade em que um ativo pode ser transformado em dinheiro líquido.

Imóveis não são bens que podem ser vendidos com facilidade. Além disso, o fracionamento também deve ser levado em conta.

Se você tem um patrimônio de 250 mil reais, por exemplo, e precisa de 50 mil, se esse patrimônio for um imóvel, você não pode vender apenas parte dele para receber o valor que precisa e ficar com os outros 200 mil.

Em uma situação assim, você pode acabar vendendo o seu imóvel por um valor baixo do que ele vale para conseguir o dinheiro que precisa mais rapidamente.

Além desses, que são os principais problemas, existem outros problemas em relação a investir em imóveis comprando um, tais como:

  • Encontrar inquilinos;
  • Carga tributária alta;
  • O revestimento dos lucros é lento;
  • Dificuldade em diversificar.

Como investir em imóveis sem ser dono de um

Então, já que investir em imóveis comprando um para lucrar com os aluguéis pode trazer problemas, como é possível fazer isso sem ser o proprietário?

A tarefa é relativamente simples, para investir em imóveis sem ser dono de um, você pode adquirir cotas de fundos imobiliários, conhecidos também por FIIs que são entidades que reúnem o capital de diversos investidores interessados nesse mercado.

Caso você tenha, por exemplo, 10 mil reais disponíveis, você não vai poder comprar um imóvel. Mas se você tem esses 10 mil e outras pessoas somam outras quantias com você, juntos vocês poderão investir em imóveis com mais facilidade e é assim que os fundos imobiliários funcionam.

Quando você adquire uma cota de um FII, você não se torna proprietário de nenhum imóvel, entretanto, vai contar com a participação no aluguel de um ou de mais imóveis a depender do fundo escolhido.

Dessa forma, mesmo com pouco capital disponível, você pode investir em imóveis sem ser dono de um e lucrar com o valor dos alugueis mesmo sem ser o dono.

Quando você investe em um fundo imobiliário, tem direito de receber uma parte do aluguel levando em conta o número de cotas adquiridas.

Para investir em imóveis por meio de um FII, você precisa adquirir as cotas que são vendidas na bolsa de valores. Para isso, é necessário ser cadastrado em uma corretora.

Quando estiver apto, você poderá comprar as cotas de acordo com o capital que você tiver disponível a cada mês. Dessa forma, seus rendimentos podem aumentar a cada vez que você adquirir mais cota e você pode usar os rendimentos do fundo para comprar mais cotas.

Comprar um imóvel X Investir em FII

Se você ainda não se convenceu que investir em imóveis por meio de um FII pode ser mais lucrativo para você que comprar um imóvel para alugar, confira o quadro comparativo a seguir:

Comprar um imóvel Investir em cotas de FIIs
Investimento inicial alto É possível começar com menos de 1 mil reais
Fracionamento ruim (se você precisar de parte do dinheiro, precisa vender o imóvel). Fracionamento bom (caso você precise de parte do dinheiro, pode vender algumas cotas)
Liquidez baixa (imóveis são difíceis de vender) Liquidez alta (as cotas podem ser vendidas na bolsa de valores)
É necessário encontrar inquilinos e gastar com a manutenção do imóvel A administradora do fundo é que deve cuidar da manutenção do imóvel e da busca de inquilinos
Alta carga tributária Isento de impostos, inclusive do IR
Dificuldade de diversificação Facilidade para diversificar, podendo adquirir FIIs de escritórios comerciais, imóveis residenciais, shoppings, entre outros

 

No artigo de hoje você viu como é possível investir em imóveis e receber aluguéis mesmo sem ser dono de um.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores.

Aqui você encontra várias dicas de investimentos e planejamento financeiro para organizar a sua vida financeira e realizar seus sonhos e objetivos. Fique ligado!

 

*O App Renda Fixa é uma plataforma de comparação de investimentos, que permite ao investidor buscar e comparar produtos de renda fixa de maneira simples e intuitiva.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *