Pensar no futuro dos seus filhos é, sem dúvidas, uma das melhores formas de demonstrar a preocupação que você tem com ele. E, uma dúvida muito frequente é: existe a possibilidade de investir sendo menor de idade?

A resposta de maneira mais objetiva é: sim, é possível. Entretanto, existem algumas regras para que os adolescentes possam investir mesmo sendo menor de idade.

Educação financeira no Brasil

Falar de dinheiro, especialmente no Brasil, ainda é um tabu. Isso porque as famílias não conversam sobre finanças em situações do dia a dia.

Normalmente, este assunto é discutido somente em momentos de dificuldade financeira. Fazendo com que o adolescente cresça com uma mentalidade errada e de escassez sobre o dinheiro.

Felizmente, essa realidade tende a mudar. Pois, a grade curricular do MEC (Ministério da Educação) incluiu a educação financeira como sendo obrigatória nas escolas a partir de 2020.

Regras para investir sendo menor de idade

O resultado desta medida feita pelo MEC tende a repercutir de maneira gradual. Uma vez que as crianças e adolescentes irão aprender sobre juros, dinheiro e investimento ao longo do tempo.

Para quem já possui conhecimento em investimentos, a tarefa de aplicar os valores sendo menor de idade, ou até mesmo pensando no futuro dos filhos, é mais simples. Porém existem algumas regras:

1- O menor de idade precisa ter um CPF ativo;

2- Será necessário abrir uma conta em uma instituição de investimentos;

Além disso, o menor de idade não conseguirá operar o mercado futuro. Esta modalidade negociada em bolsa de valores tem por objetivo a compra e venda de ativos como commodities. E, desta forma, possui um risco muito maior que ações.

Como resultado, estes ativos estão vetados até o adolescente ter 18 anos completos.

Quais investimentos o menor de idade consegue investir?

Após a conclusão da abertura de conta na instituição, o próximo passo é investir.

Sendo menor de idade, é possível aplicar em todos os produtos do Tesouro Direto, renda fixa privada e ações. São diversas modalidades de investimento que o adolescente tem acesso, fazendo com que seja mais simples e prático alcançar os objetivos futuros.

Uma curiosidade é que ,segundo dados da B3, em janeiro de 2020, apenas 6.667 pessoas até 15 anos estão investindo. Em outras palavras, são apenas 0,50% dos investidores totais.

Como o menor de idade pode ganhar dinheiro?

Uma maneira do adolescente conseguir ganhar seu próprio dinheiro é vendendo objetos. Seja na escola ou na internet esta é uma boa opção para ter valores para investir.

Além disso, a partir de 14 anos, é permitido ser jovem aprendiz em empresa. Desde que o adolescente esteja devidamente matriculado na escola e cumprindo seus deveres como estudante.

Como resultado, será possível investir sendo menor de idade sem a necessidade dos pais e responsáveis financiarem esta jornada dos investimentos em busca dos objetivos de curto, médio e longo prazo

Se você gosta deste tipo de conteúdo, fique à vontade para nos enviar suas dúvidas, sugestões e críticas sobre o assunto.

Bons investimentos e até a próxima!

*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *