Kaizen (do japonês, significa “melhoria” ou “mudança para melhor”) é uma técnica baseada em uma filosofia ancestral que deu origem a um modelo de busca por soluções eficientes para empresas. E, atualmente, é um conceito bem utilizado no mundo dos negócios.

O Kaizen nada mais é do que uma ferramenta conceitual que busca melhorar a produtividade e pode ser usada no âmbito profissional ou pessoal. Diversas startups aplicam os princípios dessa filosofia na rotina de trabalho para alcançar melhores resultados.

Se você precisa melhorar a produtividade da sua equipe, não perca a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse conceito. E sobre como a aplicação dele pode ser benéfica tanto para o ambiente de trabalho quanto pessoal, enriquecendo a todos os envolvidos.

Confira agora os princípios elementares do Kaizen!

Princípios do Kaizen

A metodologia que hoje é aplicada em empresas segue diversos princípios, mas especificamente 6 são utilizados para negócios. Conheça!

1 – Acabar com o desperdício

Neste princípio do Kaizen, a ideia é acabar com excessos para evitar desperdícios. Aqui, é importante entender que a filosofia não aceita que haja baixa de qualidade por motivos de redução de custo.

A qualidade sempre estará em primeiro plano, mas os processos envolvidos podem ser feitos evitando perdas.

2 – Todos devem estar envolvidos

Neste princípio, a ideia é que todos da equipe estejam com o mesmo pensamento. Isto é, empenhados em mudar para melhor. Para uma empresa de grande porte, por exemplo, pode-se transmitir ideias e pensamentos positivos para que haja o despertar para melhorias, fazendo com que o grupo se torne mais eficiente.

É importante ressaltar que a ideia da produtividade/melhoria não pode ser imposta, pois isto definitivamente não faz parte do Kaizen. É algo que deve ser conquistado. Engaje sua equipe!

3 – Mudanças simples e baratas fazem a diferença

Este é o princípio que mostra que investir em melhorias não custa caro. Deve-se buscar por mudanças simples, eficientes e que façam a verdadeira diferença no seu negócio.

Optar pela continuidade é o ‘xis da questão’ ao criar estratégias que sejam relevantes e façam a diferença necessária para criar mais eficiência.

4 – A melhoria pode ocorrer em qualquer lugarKaizen

Seja qual for o departamento e onde as mudanças sejam aplicadas, a diferença está na forma como todos lidam uns com os outros e com a empresa. As melhorias/mudanças podem ocorrer onde for e é algo frequente.

5 – A transparência é fundamental

As melhorias devem ser feitas de maneira transparente. Seja qual for a mudança, é importante ser justo e claro com os envolvidos, seja demissão ou melhoria estrutural.

É essencial que todos entendam o motivo pelo qual tal mudança/melhoria precisa acontecer.

6 – Estar atento onde ocorrem as mudanças mais significativas

A metodologia Kaizen indica que é imprescindível estar atento para onde ocorrem as mudanças. E isso significa estar de olho onde há mais resultado para entender a melhoria no processo e diminuir o desperdício.

A melhoria contínua ocorre quando todos se comprometem e quando há mudanças eficazes nos setores/situações que precisam de mudanças.

A ideia deve ser implementada na prática para gerar um engajamento entre todos. Criar um ambiente melhor e colaborativo pode ser o primeiro passo.

Como aplicar o Kaizen para sua empresa

Agora que você já conhece os seis princípios do Kaizen, saiba como é fácil aplicar a metodologia na sua vida profissional:

Se você é administrador, deve começar com as melhorias por você. O primeiro passo é conhecer a si próprio e entender quais características podem ser mudadas para melhor. Seja o exemplo para o seu grupo, por exemplo, evitando usar copos descartáveis. Gaste um tempo buscando soluções produtivas e interessantes para modificar em si e aplicar para que os outros vejam.

Outra forma de aplicar o Kaizen é engajando todos de uma equipe. Como você viu anteriormente, o Kaizen não pode ser algo forçado, deve ser algo que nasce com todos e é estimulado. Isso é essencial para que o resultado esperado seja alcançado.

O feedback também é outra forma de aplicar o Kaizen no ambiente de trabalho. É importante criar formas de dar um retorno para melhoria profissional sem expor ninguém, aproveitar pontos positivos e buscar melhorar pontos negativos para que os profissionais entendam como podem melhorar, estimulando sempre o crescimento.

A filosofia Kaizen é uma busca contínua por melhorias. Por isso, pode valer a pena buscar ferramentas para aplicá-lo de forma eficiente na sua equipe!

E você, já conhecia o método? Deixe seu comentário!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *