*Este artigo foi produzido pelo Simplic com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Ter o nome sujo significa que você está com alguma dívida pendente junto a uma empresa – ou outra pessoa – e que essa dívida foi colocada nos órgãos de proteção ao crédito, que sinalizam você como um mau pagador. Se você está passando por isso, é natural que surja a pergunta: “Como faço para limpar meu nome?”

É essencial que você busque o quanto antes resolver o problema e limpar seu CPF, que, na verdade, é o que está marcado como detentor de uma dívida não paga.

Descubra agora o que você precisa fazer para limpar o seu nome:

Como faço para limpar meu nome?

A maneira mais rápida e fácil de limpar seu nome é buscar pela empresa com quem você tem uma dívida e renegociar o valor ou fazer o pagamento total. Geralmente, são oferecidas diversas opções e, apesar dos juros, sempre é possível encontrar uma opção que melhor se encaixe na sua situação financeira.

Caso não saiba qual empresa protestou seu nome, você pode buscar pela informação no próprio site da Serasa e SPC ou junto aos cartórios.

Feita essa negociação, a primeira parcela tem vencimento próximo ao acordo. Assim que for paga, seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito e o cuidado passa a ser em continuar pagamento todo o parcelamento em dia.

Outra forma existente para resolver o problema é usar o serviço Limpa Nome, da Serasa. Tudo é feito via internet, mas é preciso verificar se a empresa com quem você tem dívidas participa do programa.

Nesse espaço, você consegue não apenas limpar seu nome como conferir quantas parcelas faltam para quitar o valor devido, emitir segunda via de boletos e saber como vai o andamento dos acordos. Há também a opção de se conseguir desconto no pagamento, mas sempre dentro do estipulado pelas empresas parceiras do Limpa Nome.

Quite suas dívidas

A única forma de manter seu nome limpo é mantendo o pagamento das dívidas em dia. Procure quitar todo e qualquer valor que você tenha pendente. Busque pela empresa de cartões ou pela loja e resolva a situação o quanto antes.

Quem paga suas dívidas em dia fica visto como um bom pagador e tem mais chances de conseguir liberação de alguns serviços de crédito, como os próprios cartões e até mesmo empréstimos ou financiamentos.

Planejamento

Você provavelmente já ouviu falar que quem se planeja dificilmente se envolve com grandes dívidas. Isso ocorre porque há um controle do quanto de dinheiro entra e do quanto é gasto. Experimente adotar isso em sua rotina. Crie um orçamento em planilha e detalhe tudo o que você ganha e vem gastando.

Vá mais longe e experimente traçar projeções para o futuro. Se você tem parcelamento de cartões ou empréstimos, coloque todos os meses restantes na planilha. Inclua custos fixos, como água, luz e telefone. Assim, você consegue ter uma ideia de como andam suas finanças e evita acabar com o nome sujo por descuido.

Se você se questionava “como faço para limpar meu nome”, agora você já sabe o que fazer para resolver essa situação o quanto antes! Compartilhe estas dicas com seus amigos e ajude-os a manter o nome sempre limpo e as finanças bem organizadas!

 

*O Simplic é um correspondente bancário que surgiu em 2014, em busca de oferecer uma opção de crédito pessoal online para aqueles que não possuem acesso através das instituições financeiras tradicionais.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *