Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

 
Olá!

Recebi pelo facebook uma pergunta da leitora Sarah Latini. A Sarah quer entender como são pagos os dividendos às pessoas que investem em ações.

Como o objetivo do nosso blog é justamente falar o que você quer saber, preparei um vídeo curtinho pra você aprender!

Como são pagos os dividendos

Entenda no vídeo como as empresas pagam os dividendos às pessoas que compraram suas ações. Lembrando que os dividendos são os lucros da empresa distribuídos para os proprietários da mesma.

Se você investe em ações, você é sócio da empresa, proprietário, portanto, de uma parte dela e por isso faz jus a receber parte dos lucros que ela obtiver num dado período.

“Data com” e “data ex” dividendos

Muitos investidores possuem uma dúvida: quanto tempo preciso permanecer com a ação para fazer jus aos dividendos? Na verdade, você não precisa permanecer muito. Existem os conceitos de “data com” e “data ex”, basta que você possua as ações na “data com” que fará jus ao recebimento dos dividendos.

Posso comprar as ações só pra receber os dividendos?

Sim, pode. Porém não há vantagem nisso. Conforme explico no vídeo, os conceitos de “data com” e “data ex” demonstram com clareza que não há vantagem em receber dividendos para investidores de curto prazo.

De quanto em quanto tempo os dividendos são pagos aos acionistas?

As empresas divulgam seu calendário de pagamento de acordo com o planejamento da própria empresa sem qualquer prazo pré-definido, desde que pague, pelo menos, 25% do lucro auferido no ano.

Assista e confira!

Um grande abraço!

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Juan    

    André, seus vídeos sempre picotam no meu PC. Tem alguma dica?

    1. André Bona    

      Olá Juan!

      Fala dos que estão no Youtube? Aqui tá rodando normal.

      Abs,

      1. Juan    

        Oi amigão. Não. Me refiro aos que estão no vimeo msmo. Sugiro que ponha esse vídeo do post pelo Youtube mesmo. Nao tem player melhor. Abração!!!

  2. Givanildo    

    Olá André td bem,comecei a investir agora sou moderado e li muito sobre investimentos na bolsa.Optei por comprar ações, escolhi as preferenciais itub4 500 reais,bbdc4 280 reais e petr4 310 reais além de um fundo NET fic DI Bradesco 500 reais,gostaria de saber se escolhi bem preciso de mais ajudas para aprender.aguardo sua resposta seus vídeos são top obrigado.

  3. JOICE DIAS    

    Boa Noite

    Tenho uma duvida,como é criado o valor para os acionistas ?

  4. soraya tostes    

    Boa tarde! Gostaria de tirar uma duvida! Encontrei nas coisas do meu pai (já falecido) 640 acoes PN e 370 acoes ON do BB do ano de 1990! Ele nunca retirou nenhum juros ou dividendos! Temos o direito aos dividendos? Valem alguma coisas? como descubro?
    Att
    Soraya

  5. luiz    

    Então agora preciso de outro esclarecimento: Qual seria a vantagem de ações que pagam dividendo se o valor recebido no pagamento dele é descontado do preço da ação no dia seguinte. Obrigado

  6. Douglas    

    Tu é foda! Tava com essa dúvida há dias e não encontrava a resposta em lugar nenhum.

  7. Carlos    

    Bona como funciona o fundo BB energia e como recebo os dividendos desse fundo? Desde já te agradeço e tenho acompanhado os seu vídeos!

  8. TERUO    

    Gostaria de saber onde procurar se tenho direito à uma subscrição de ação e também de bonificação

  9. Miguel Henrique    

    Muito obrigado !!!Sensacional a pagina!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *