*Este artigo foi produzido pelo Mobills com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Por mais tentador que seja tirar o pé do freio e aproveitar a temporada de férias e festividades, há várias coisa que você deve prestar atenção antes do final do ano, para não acabar chegando no próximo com problemas financeiros.

Algo muito bom para fazer nessa época do ano, é um balanço financeiro. Durante esse período, você pode avaliar sua situação financeira atual e revisar o ano como um todo.

Você atingiu seus objetivos financeiros? Você pagou suas dívidas? Você se manteve dentro do seu orçamento? Responda estas perguntas com cuidado e honestidade. Se houver algumas áreas que precisam ser melhoradas, comprometa-se a fazer essas mudanças. Não há hora como o agora para controlar suas finanças.

Com apenas alguns meses até o final do ano, também é hora de fazer algumas economias, revisitar as metas financeiras, atualizar suas contas, entre outras tarefas. Siga nossas sugestões e se prepare para as despesas de final de ano, para começar 219 com um bom gerenciamento financeiro.

Verifique suas contas

Para começar a se preparar, é necessário deixar as finanças em dia, para isso, o ideal é que você sente e comece a pensar sobre seus gastos ao longo desse ano, sua situação financeira mudou de janeiro pra cá? Suas contas aumentaram? Será que seu rendimento atual vai conseguir manter o mesmo padrão de vida no próximo ano?

É importante pensar em todas essas coisas e tomar nota de tudo, de todos os seus gastos e ganhos e atualizar seu orçamento, ainda não tem um orçamento? Não tem problema, a gente te ajuda a criar um: Aprenda como organizar o orçamento doméstico em 4 etapas.

Verifique sua carteira de investimentos

Mudanças em suas circunstâncias de vida e tolerância a riscos podem exigir alguma realocação nos seus investimentos. E mesmo que nada disso tenha mudado, sua alocação de ativos real pode estar fora de sincronia com seus planos.

Use esse momento para garantir que seus investimentos apoiem ​​suas metas financeiras. Isso pode incluir seus planos de previdência privada, investimentos em renda fixa e renda variável.

Verifique o seu relatório de crédito

É essencial revisar seu relatório de crédito regularmente, se você ainda não tem o hábito, esse pode ser o momento ideal para verificar seu score de crédito e procurar soluções para melhorá-lo.

Procure por erros ou cobranças fraudulentas, e se aparecer algo do tipo, tome medidas imediatas para que o seu relatório de crédito seja corrigido. Você tem direito a cópias gratuitas de seus relatórios de crédito através do Serasa.

Comece um detox financeiro hoje mesmo

Você provavelmente está pensando que não pode se preocupar com suas dívidas agora, afinal, é época de planejar as férias, ano que vem você vê isso, errado! Agora é o melhor momento para fazer um detox financeiro.

Toda aquela dívida de cartão de crédito está prejudicando sua saúde financeira. É hora de começar a fazer uma limpeza nessas dívidas e cuidar da sua saúde financeira.

Pense grande

Talvez seja hora de dar um passo para trás para dar dois para frente, é hora de recuar e examinar sua situação financeira geral.

Se você mudou de emprego, vendeu ou comprou uma casa, ou aumentou sua família, talvez seja necessário fazer algumas mudanças, comprar uma apólice de seguro, adotar uma política de poupança ou reequilibrar seus investimentos de longo prazo.

As mudanças na vida quase sempre exigem uma revisão de sua situação financeira.

Crie atribuições para si mesmo

Depois de realizar uma revisão financeira consigo mesmo, você pode atribuir a si mesmo uma tarefa por semana pelo resto do ano. Isso pode incluir a criação de um plano para pagar dívidas, revisar investimentos ou calcular seu patrimônio líquido.

A abordagem semanal ajuda a evitar que você se sinta sobrecarregado e também garante que você termine o ano com base financeira forte.

Mude seus objetivos

Se você já atingiu sua meta de economia para um fundo emergencial, por exemplo, pode transferir o dinheiro que estava sendo economizado para uma conta de investimento mais agressiva para maximizar os retornos.

Os seus objetivos também podem mudar ao longo do tempo, talvez você tenha economizado durante um ano para comprar um carro, mas agora acha que seria um melhor investimento comprar uma casa próximo ao trabalho.

Você vai mudar a forma como investe seu dinheiro dependendo do seu objetivo.

Não olhe para trás sozinho

Revise para onde seu dinheiro foi até agora, isso te ajudará a se planejar para o próximo ano. Se possível chame sua família para te ajudar, juntos vocês podem determinar quais gastos podem ser cortados, para que o próximo ano seja mais tranquilo.

Reveja seus custos mensais

Se você ainda não revisou suas contas de tv a cabo e internet recentemente, agora é uma boa hora para fazer essa tarefa. É possível ligar para a companhia telefônica, conseguir um plano de dados novo e mais barato que ainda atendia às suas necessidades.

O mesmo é possível para outros serviços que você utilize, basta falar que o concorrente oferece um pacote melhor, eles quase sempre estão dispostos a negociar valores.

Como poupar dinheiro: saiba quanto guardar e por que juntar por mês!

Sonhe com as próximas férias

Pode parecer cedo, mas o planejamento para as férias do ano que vem pode ajudar a garantir que você tenha boas condições para pagar por uma boa viagem, ao se concentrar em um objetivo tão agradável, isso te dá sentimentos mais positivos em relação à economia e ao orçamento.

Verifique seu fundo de emergência

Tenha pelo menos de três a seis meses em despesas guardados, seja em uma poupança, ou aplicado em algum fundo, o importante é que esse dinheiro esteja seguro e pronto para ser usado caso alguma emergência aconteça. Aprenda a montar sua reserva de emergências

Guarde o que sobrar

O final do ano trás algumas coisas boas, chega o décimo terceiro, depois disso podem vir bonificações na empresa que você trabalha e dinheiro livre no bolso só trás uma coisa a mente: gastar com o que eu quiser. Mas não é bem assim!

Concorda comigo que seria bem mais vantajoso investir esse dinheiro do que gastar ele de forma impulsiva agora e depois se arrepender ou nem lembrar com o que esse dinheiro foi gasto?

Comece a pensar no próximo ano

O Ano Novo é um momento perfeito para desenvolver um plano que pode ajudar você a se preparar para ficar um passo mais perto da liberdade financeira no ano que está chegando. Então não perca tempo, comece a pensar nos seus gastos de fim de ano e também no seu gerenciamento financeiro para o próximo!

Cecília Mesquita

*O Mobills é um aplicativo de controle financeiro, que permite ao usuário cadastrar e gerenciar suas contas de forma eficiente, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *