*Este artigo foi produzido pelo Mobills com exclusividade para o Blog de Valor.

Nossos sonhos se tornam realidade quando nos permitimos sonhar sem limitações. Então transformamos esses sonhos em objetivos, que são a ponte entre a imaginação e a realidade que criamos para nós mesmos. Definir metas é de longe uma das coisas mais importantes que alguém, que deseja realizar qualquer coisa na vida, deve fazer.

Por que a definição de metas é tão importante? Na vida, ou você faz parte do plano de outra pessoa ou faz parte do seu plano. As pessoas que não estabelecem metas, tendem a “seguir o fluxo”. Essas pessoas acreditam que a vida apenas vai acontecendo naturalmente e que tudo que elas ganham ou perdem, é apenas uma questão de sorte.

Tomar o controle da sua vida, não significa, não curtir a jornada, ou não seguir o fluxo. Significa simplesmente que você aproveita a jornada, mas sabe para onde está indo e trabalha diariamente, até chegar ao destino desejado.

Tudo o que fazemos tem um início, um trabalho e um resultado. A lacuna entre o início e o resultado final precisa ser preenchida para completar as metas, veja nossas dicas de como tirar as metas do papel.

Alinhe seus objetivos

Você se encontra estabelecendo metas incríveis, mas de alguma forma está perdendo a motivação para elas? Você se força a trabalhar nessas metas, pois esta é a “coisa certa” a ser alcançada, mas algo em seu coração não palpita vontade de trabalhar nisso.

Você não está motivado por dentro e, portanto, procura motivações externas para continuar.

Se isso soa como algo que está acontecendo com você, mais do que provável, o problema não é motivação, mas sim falta de alinhamento entre seus objetivos e as coisas que você acredita.

A maneira tradicional é estabelecer metas com base no que você acha que deveria estar fazendo ou conquistando. Essas metas funcionam e são alcançáveis, MAS essas também são as metas que você provavelmente abandonará ao longo do caminho, porque elas não estão alinhadas com seu Propósito.

Você pode chegar lá, concluir a meta e dizer “ok, é isso?” A sensação de que você estava atrás e a experiência que você buscava não foram entregues por esse objetivo porque, em primeiro lugar, esse objetivo nunca esteve alinhado com seu propósito.

Então, quando você definir seus objetivos, olhe para seus sonhos mais profundos, desejos e paixões, escute o chamado. Não deixe a voz dentro de sua cabeça lhe dizer “é impossível”, “é muito complicado”, etc. Porque se você não definir essa meta, você nunca fará seus verdadeiros sonhos acontecerem.

Mantenha seus objetivos visíveis o tempo todo

Você pode saber o que você quer e para onde você está indo. Mas é extremamente importante ter um plano escrito para as metas que você definiu e como pretende chegar lá.

É ainda mais importante olhar para esse planejamento com frequência, porque durante sua jornada, você terá muitas distrações que te colocarão para fora da rota estabelecida pelas suas metas.

Objetivos que são definidos, guardados em alguma gaveta e esquecidos, nunca são alcançados.

Você precisa se manter conectado aos seus objetivos e analisá-los com frequência, portanto, mantenha-os em algum lugar onde possa visualizá-los, em vez de definir metas em um caderno que vai ficar guardado.

Revise suas metas a cada semana e acompanhe seu progresso. Veja onde você está falhando e por quê. Ajuste sua meta com base no seu desempenho, mude o que precisar ser mudado, se não está funcionando para você, não é problema nenhum fazer uma alteração.

Mantenha o foco.

Antecipe as possíveis dificuldades

Sua jornada pode não ser uma linha reta e asfaltada, o que significa que você terá dificuldades, desafios e obstáculos no caminho para o seu objetivo. Ou seja, você precisa estar preparado para todas as possíveis dificuldades que podem vir para atrasar suas metas.

Prepare-se mentalmente para enfrentar os obstáculos e encontrar os meios e recursos para superá-los. Faça uma lista de todos os possíveis obstáculos que você acha que poderá encontrar. Em seguida, faça um plano de contingência para superá-los.

É claro que existem quedas que você nunca planejou ou esperou, e terá que lidar com esses problemas à medida que eles surgirem.

No geral, o mais importante é estar mentalmente preparado para enfrentar qualquer dificuldade ou desafio que surja em seu caminho e estar comprometido em encontrar uma solução. Entenda como superar a crise econômica em 7 passos

Mantenha os pés no chão

O primeiro passo para alcançar o seu sonho é acordar. Seja realista sobre seu objetivo; é realmente possível atingir essa meta? No tempo que você estabeleceu? Você tem a habilidade para fazer essas coisas? Qual é o propósito? É útil ou sem sentido?

Faça a si mesmo estas perguntas antes de prosseguir.

Visualize o processo e não o resultado

Preocupe-se com a produção e não com a vontade de produzir. Visualizar seu resultado significa que você está pensando em um resultado imaginário, além de não fazer nada, tire a cabeça das nuvens e comece a trabalhar em suas metas.

Foco

Agora vem a parte prática de trabalhar para o seu objetivo, o mais importante é manter o foco. Algumas dicas em geral é que você deve tentar remover todas as possíveis distrações, sem desculpas. A habilidade que você precisa aqui é autoconsciência, não do que você é, mas do que você está fazendo.

Lembre-se de estar constantemente alerta de suas ações ou a falta delas.

Comece a fazer

Você precisa entender que ficar parado, não vai te fazer alcançar nada. Esta é a parte difícil para a maioria das pessoas, dar o primeiro passo para chegar ao seu objetivo.

O problema é que a maioria das pessoas terminam todo o planejamento, se preparam para botar a mão na massa, então a hesitação se torna o maior inimigo da situação. O primeiro passo é o mais crítico de todos.

Ao iniciar o processo de trabalhar para suas metas, você não pode voltar, agora você deve apenas caminhar em frente.

Evite a procrastinação

Empurrar suas metas com a barriga, não vai te fazer bem.

Aqui estão algumas ideias de como evitar a procrastinação:

  • Definição de datas e prazos.
  • Comente o seu objetivo para os outros para que sua promessa o force a começar a trabalhar.
  • Trabalhar suas metas em conjunto com outras pessoas, seus familiares por exemplo.

Às vezes é difícil seguir um cronograma porque coisas inesperadas surgem em nossas vidas, forçando você a empurrar suas datas de vencimento. Estabeleça uma quantidade máxima para adiar seus objetivos, assim você não vai se acomodar em sempre jogá-los mais para frente. Saiba como crescer na vida e alcançar o sucesso que você sempre sonhou

Fracasso e Sucesso

O fracasso é uma parte da escada que você sobe a caminho para o sucesso. Se você cometer erros, tudo bem, desde que não tenha sido proposital. Entenda que cada erro que você encontra lhe dá experiência, e uma vez que uma determinada quantidade de experiências se acumule, você terá sucesso.

Fracassar é uma das nossas preocupações mais profundas, mas entender que a preocupação é inútil, requer habilidade.

Conheça 17 livros sensacionais para aprender mais sobre educação financeira

Conclusão

Faça planos para criar mentalidade, habilidades e ferramentas para atingir seus objetivos. Crie as condições e o contexto para desenvolver e responsabilidade para trazer a criatividade e o comprometimento para atingir qualquer objetivo.

 

Cecília Mesquita

 

*O Mobills é um aplicativo de controle financeiro, que permite ao usuário cadastrar e gerenciar suas contas de forma eficiente, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *