No ramo empresarial, muitas vezes é preciso pensar fora da caixa para obter vantagem sobre os demais, ou seja, buscar inspiração além do ramo dos negócios para crescer na profissão. Para tal, uma das excelentes saídas é se espelhar em grandes gestões de sucesso nos esportes.

Abaixo, separamos cinco exemplos sensacionais que exemplificam como os esportes podem ser um exemplo aproveitável no ramo da administração.

UFC: Saiba o que as pessoas querem e não desperdice uma boa parceria

O UFC começou em 1993 e no início não era muito querido na sociedade geral americana, pois os eventos tinham pouquíssimas regras. No entanto, ao passar dos anos, a administração da empresa percebeu que o melhor caminho era se adaptar às necessidades praticamente impostas pelo público.

Com o aumento das regras, a consolidação das artes marciais mistas (MMA), o UFC passou a agradou o seu público geral de maneira quase unânime e o crescimento a partir do início dos anos 2000 tem sido impressionante.

Além disso, junto com a ascensão de ídolos como Anderson Silva, Dan Henderson, Lyoto Machida, Georges St. Pierre e tantos outros, o UFC conseguiu se consolidar como a maior companhia de lutas de artes marciais do mundo.

Um dos vários motivos do sucesso global do UFC é sua capacidade de realizar boas parcerias. Recentemente, por exemplo, eles anunciaram uma parceria com a gigante PokerStars. Maior do ramo no mundo, a conexão entre essas duas empresas de diferentes segmentos abriu um leque de novidades para ambas companhias. Dessa maneira, o UFC consegue expandir ainda mais o seu público.

Outro ponto favorável é que eles atendem ao seu público de maneira eclética. Ao invés de ficar só nos Estados Unidos, o UFC já levou seus eventos para vários lugares diferentes ao redor do planeta e já conta com campeões de quatro continentes diferentes.

Premier League e NFL: Não tenha receio em expandir

Parte do sucesso que a NFL e a Premier League apresentam nos dias de hoje se dá ao fato de que ambas não medem esforços para expandir seus respectivos produtos para o público estrangeiro.

A NFL é muito grande no México e vem crescendo no Reino Unido e no Brasil. Muito disso se dá pelo fato de que a liga valoriza o seu público externo e até realiza jogos em Londres para aproximar o público britânico do futebol americano. Já a NBA é ainda mais global e realiza eventos constantes ao redor do globo.

Claro que esses dois exemplos vêm de realidades praticamente inalcançáveis, pois se trata de duas das maiores ligas esportivas do planeta. No entanto, o caso de sucesso de ambas não deixa de ser um exemplo aplicável em algumas oportunidades.

NBA: Nunca é tarde demais para se recuperar

Em 1984, David Stern assumiu o cargo de comissário-geral da NBA. Se hoje a liga é um sucesso global e referência de administração nos esportes, o oposto acontecia naquela época.

Quando Stern se tornou o mandachuva da NBA, ele pegou uma terra arrasada. A NBA era sinônimo de confusões dentro de quadra, polêmicas fora dela e desorganização. No entanto, Stern foi brilhante ao colocar a liga nos trilhos e melhorar a imagem do seu produto.

Ele ficou 30 anos no poder e acumulou algumas polêmicas ao longo do caminho, mas Stern mostrou que nunca é tarde demais para se recuperar e para revitalizar a imagem de uma empresa. Com liderança, decisões planejadas e muito trabalho, ele deixou um bom legado e mudou a liga para sempre.

MLB: Preserve as tradições, mas não fique atrelado só ao passado

Maior liga de beisebol do mundo, a MLB foi fundada em 1903. A Liga Nacional, uma de suas duas ligas que formam o campeonato, foi criada ainda antes (1876). Tamanha tradição é vista até hoje nos campos de beisebol e eles sabem preservar isso muito bem.

Durante muito tempo o beisebol foi o esporte preferido dos americanos e ganhou o apelido de “America’s Pastime” (o passatempo americano). No entanto, tamanha história não impede com que a linha tome novos rumos e explore alternativas positivas.

Nos dias atuais, Rob Manfred, comissário-geral da MLB, estuda implementar novas regras para aumentar o ritmo de jogo das partidas para assim acelerá-las e diminuir o tempo de jogo. Além disso, para 2020 novidades já estão confirmadas. O exemplo da MLB mostra que tradição e modernidade podem caminhar lado a lado.

Para crescer na profissão ou fazer seu negócio crescer, portanto, vale a pena se inspirar nestas importantes lições empresariais de grandes gestões de sucesso nos esportes! E você, tem alguma história no esporte que lhe inspira? Compartilhe-a conosco!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *