Você abre o Facebook e se depara com um vídeo chamativo criado por uma marca de fast-food. Verifica que ele foi postado há menos de 24 horas e já possui centenas de milhares de visualizações e compartilhamentos. Este é um conteúdo que viralizou.
Saber como viralizar conteúdos nas redes sociais é uma das cartas na manga de qualquer empresário – ou agência responsável pela demanda. Com funções variadas, que vão além da efetiva venda do produto, o marketing viral é o rei da internet.
Tem dúvidas sobre o assunto e deseja aprender, de uma vez por todas, como criar conteúdo viral? Fica ligado em nosso artigo e conheça o passo a passo para criar memes, desenvolver conteúdo de valor, alavancar suas redes e, consequentemente, seu negócio.
Vamos viralizar conteúdos? Boa leitura!
O que é marketing viral?
Marketing viral é o nome dado a um conjunto de ações planejadas, com o intuito de dissipar determinado conteúdo nas redes sociais em um curto espaço de tempo.
Impulsionado principalmente através das emoções, o marketing viral muitas vezes está ligado a ação de criar memes. Porém, este tipo de marketing pode ser desenvolvido a partir de inúmeras estratégias, incluindo vídeos, blogposts, materiais ricos, dentre outros – lembrando que nem sempre os conteúdos virais são de humor.
Um bom exemplo de marketing viral é o lançamento de uma música + vídeo clipe que atinge milhares de visualizações em seu dia de lançamento. O fato do número de visualizações e compartilhamentos + a popularização da música já considera o lançamento um viral.
Características de um conteúdo que viraliza
Não basta criar um conteúdo engraçadinho ou de qualidade. Ao entender como viralizar conteúdo na internet, principalmente nas redes sociais, você deve estar atento à necessidade de planejar muito bem a construção deste conteúdo.
Para viralizar conteúdos na internet você deve reunir os 4 fundamentos do marketing viral. Se o seu conteúdo não possuir estes elementos, dificilmente o marketing viral surtirá efeito.
Um conteúdo que viraliza deve apresentar alguma das seguintes características:
Provocar surpresa
Um dos grandes segredos de como criar conteúdo viral é pegar as pessoas de surpresa. Todo mundo gosta de ser surpreendido positivamente.
No caso do marketing viral, o ponto principal é causar repercussão sem que alguém espere, de modo que as ações de visualização e, principalmente, compartilhamento, sejam instantâneas.
Causar emoção
Muitas das ações que temos diariamente são causadas por emoções. Sendo assim, se você quer viralizar conteúdos deve apostar em conteúdos emotivos, que despertam algo em quem está vendo.
É válido dizer que aqueles conteúdos que despertam emoções positivas, como amor, confiança, esperança e perseverança, por exemplo, são mais propensos aos compartilhamentos e curtidas.
Por outro lado, conteúdos que instigam emoções negativas, como indignação e raiva, também podem se tornar virais. Prova disso são os posts relacionados a política, muito difundidos nas redes sociais durante o processo eleitoral de 2018.
Ser engraçado
Mesmo não sendo uma característica obrigatória, se você deseja viralizar conteúdos uma boa dica é criar conteúdos com uma pitada de humor. Essa é uma das sensações mais positivas – e atrativas – de conteúdos que se tornaram virais.
A resposta é simples: ao visualizar um meme, vídeo ou texto engraçado, o receptor da mensagem sente uma vontade instantânea de compartilhar com todos a boa sensação que ele mesmo sentiu. A partir daí nascem os grandes memes, com milhões de compartilhamentos.
Ser publicado no tempo certo
Junto a provocação de surpresa, o “timing” – ou seja, o tempo perfeito para a publicação do conteúdo – é um dos segredos mais valiosos dos conteúdos virais.
Se você pensa em viralizar conteúdos cujos fatos relacionados já se passaram há muito tempo, talvez nem seja interessante fazê-lo. Isso porque a grande graça do viral é aproveitar fatos novos, no momento do acontecimento.
Vale lembrar que dependendo do acontecimento, ele poderá ser esquecido em questão de dias. Se este for o caso e você criar um meme depois após esse período, por exemplo, as chances de viralizar são bem menores.
Como viralizar conteúdos nas redes sociais em 4 passos
Aprenda agora como criar um conteúdo que pode facilmente de tornar um viral nas redes sociais. Não esqueça de utilizar como base as informações listadas no tópico anterior:
1. Crie conteúdo simples de entender
Neste momento, o cliente não deve ser submetido a longas reflexões mediante o uso de muitas informações. O que ele quer mesmo é visualizar seu conteúdo e compreender a mensagem, de forma simples e intuitiva.
Neste cenário, um boa dica para viralizar conteúdos é apostar na criação de imagens, vídeos e áudios. Materiais audiovisuais normalmente são compartilhados com mais facilidade.
2. Saiba quem é seu público
Assim como qualquer outra estratégia de marketing, o sucesso do marketing viral também depende do conhecimento do público-alvo, sobretudo de suas personas.
Sabendo exatamente para quem você deve criar a peça, elevam-se as chances de entregar um conteúdo com altas chances de curtidas, compartilhamentos e visualizações.
3. Utilize seu canal do Youtube
Quase todos os conteúdos virais estão hospedados no Youtube. A plataforma, dedicada exclusivamente aos vídeos, possui ferramentas específicas para, por exemplo, compartilhar os conteúdos nas redes sociais.
Como está ligada às demais plataformas para fins de compartilhamento, o Youtube é uma excelente ferramenta quando o assunto é viralizar conteúdos.
4. Esqueça seu produto por um minuto
Diferente de outras estratégias de marketing, viralizar conteúdos não deve ser uma ação focada na propagação do produto ou serviço em si.
Neste momento, você pode esquecer um pouco o seu produto e focar em chamar a atenção do seu público. Quando o leitor perceber que a ação está relacionada ao seu produto, ele já estará impactado com as informações e, consequentemente, tende a se tornar um novo consumidor da marca.
Envolver o cliente pode ser mais fácil do que você imagina.
Viralizar conteúdos é uma forma de engajar a sua audiência, além de propagar a sua marca nas redes sociais. E tudo isso a um custo muito abaixo do que a mídia tradicional. Sim, é possível fazer marketing divertindo pessoas e investindo menos!
Considerando nossas dicas, você já pensou em como viralizar seus conteúdos hoje? Esperamos que artigo lhe auxilie nesta tarefa! Desejamos muitos likes e views para o seu negócio!
Aproveite e compartilhe este artigo e ajude os seus amigos a viralizarem todos os conteúdos postados!
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