Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

 

O que é LCA?

Letra de crédito do agronegócio (LCA) é uma forma de captação de recursos dos poupadores, utilizada pelos bancos, com a finalidade de emprestar dinheiro para financiar o setor agrícola.

Na prática, quando um produtor rural vai contraír um financiamento no banco, ele emite um título chamado CPR (cédula do Produtor Rural). O banco, por sua vez, empresta o dinheiro ao produtor rural cobrando uma taxa de juros. Esse dinheiro virá de um investidor que comprará uma LCA do banco e terá seu capital remunerado por uma taxa de juros.

O lucro do banco será a diferença entre a taxa paga ao investidor e a taxa cobrada do produtor rural. Essa diferença é chamada de Spread bancário.

Como a LCA é remunerada?

A LCA é remunerada em um % do CDI ou pré-fixada.

Onde está o pulo do gato da LCA?

Existe um grande pulo do gato na LCA: ela é isenta de imposto de renda! Dessa forma, embora apresente uma rentabilidade atrelada ao CDI, como a maioria dos CDB´s e Fundos DI, carrega consigo uma excelente eficiência tributária e, assim, maximiza o resultado da aplicação.

Comparando a vantagem tributária da LCA com a rentabilidade do CDB:

O que é melhor?

  • Uma LCA que rende 91% do CDI isenta de IR ou um CDB de 100% do CDI com IR?

Resposta:

Numa primeira análise, sem sombra de dúvidas, a LCA é BEM MELHOR.

  • De 0 a 6 meses incompletos, uma LCA de 91% do CDI, por ser isenta de IR, equivale a um CDB de 117,42% do CDI!!!
  • De 6 a 12 meses incompletos, a mesma LCA equivale a um CDB de 113,75% do CDI.
  • De 12 a 24 meses incompletos, a mesma LCA equivale a um CDB de 110,30% do CDI.
  • Acima de 24 meses, a mesma LCA equivale a um CDB de 107,06% do CDI.

Tudo isso, apenas em função da vantagem tributária!!!

Olha que fantástico: uma aplicação cuja rentabilidade é de 91% do CDI pode equivaler a um CDB de 117,42% do CDI!!!

É um exemplo clássico de como a informação do investidor pode fazer total diferença na rentabilidade de sua carteira.

Desvantagem da LCA:

A desvantagem principal da LCA é a liquidez. Quando você investe em LCA, não pode tirar o dinheiro quando quiser. O dinheiro vai ficar preso pelo prazo contratado da aplicação. Se você aplicar 50 mil em LCA hoje e, num imprevisto, precisar de 10 mil amanhã, vai ter que dar outro jeito. Logo, precisa estar organizado para investir parte de sua carteira em LCA.

Risco da LCA

Quando você investe numa LCA, você está emprestando dinheiro ao banco. Por isso, o risco é de o banco que você contratou QUEBRAR! Se isso ocorrer, você PERDE o seu dinheiro.

No entanto, existe uma informação importante aí: a LCA é garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Em até 250 mil, caso o banco quebre, você está garantido. Se aplicar mais do que esse valor, o que exceder, vai ficar “descoberto”.

Por isso, se seu investimento em LCA for menor que 250 mil, pode aplicar em QUALQUER BANCO. Não importa o tamanho dele: você estará garantido!!! E se for maior que 250 mil, você pode investir em diversas LCAs de vários bancos de forma que em nenhum deles, tenha mais do que 250 mil.

O FGC – Fundo Garantidor de Crédito

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade privada criada no governo FHC (1995) para ser um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores. Através do FGC, os pequenos investidores ficam protegidos em até R$ 250 mil em caso de quebra dos bancos. A garantia é por CPF e por instituição. Dessa forma, se um investidor possuir R$ 210 mil em LCAs de 3 bancos diferentes, estará integralmente protegido. (ver mais em FGC: clique aqui! e Garantias FGC: clique aqui!).

Agora imagine que é possível encontrar no mercado LCAs com rentabilidade de 95%, 97% até 100% do CDI em alguns momentos! Olhe como a sua rentabilidade pode ser turbinada com TOTAL SEGURANÇA!

Grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Comentários

  1. Douglas    

    boa tarde andre, estou vendo uma LCA a taxa dela é de 91% do CDI o vencimento é 90 dias e o valor a ser investido 5 mil, quanto eu posso lucrar mais ou menos?

    1. André Bona    

      Douglas, a LCA é recomendada pra você?

      Podemos auxiliá-lo de 2 maneiras:

      Gratuitamente:
      – Conteúdo do Blog de Valor: http://www.blogdevalor.com.br
      – Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/andrelvbona?sub_confirmation=1

      Por meio de nossos serviços:
      – Assessoria de investimentos: https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos/
      – Consulta individual: https://andrebona.com.br/site/consulta-individual/

      Abs,

  2. wander    

    andre boa tarde,

    possui valor minimo para investir em uma LCA? grande abraço.

    1. André Bona    

      Nao recomendo menos de 20 mil nas LCAs. E não mais do que 30% de sua carteira total. Essa segunda parte depende um pouco do perfil do investidor.

  3. Ricardo    

    Muitos falam q a tributaçao vai ocorrer e pegar ate as aplicaçoes anteriores outros dizem q so vai pegar as novas aplicaçoes. eu tenho grande valor investido q so vao vencer em dois anos sem liquidez, esse governo safado quer mais e mais tributos. o q vc acha q vai acontecer? vale a pena ainda apostar em lci lca?

    1. André Bona    

      Acho muito pouco provável que sejam tributados os contratos anteriores. Não faz sentido.
      Abs,
      A.B.

      1. Ricardo    

        Sentido faz sim: http://ganhemais.infomoney.com.br/perfil/especialista/jansen-costa/tributacao-da-lci-e-lca-talvez-voce-nao-saiba-que
        o problema é justamente esse maldito governo, corrupto, inescrupuloso e irresponsável querendo cada vez mais tributos e taxas às custas dos poupadores.
        Na sua visão, pq é pouco provável essa cobrança nos contratos anteriores que justifique a vantagem de se procurar LCA/LCI hoje?

        1. André Bona    

          Primeiramente, Ricardo, você tá lendo uma matéria de um serviço do Infomoney que eu fui convidado a participar e recusei, porque não há nenhum critério em participar disso. Qualquer pessoa que atue no mercado foi convidado a participar. Portanto, o que está escrito aí, não é nenhuma referência de qualidade ou prova de nada. Sem, é claro, considerar ou avaliar a qualidade da resposta fornecida pelo colega e seu argumento.

          Segundo, que essa interpretação de fato gerador na minha ótica não se aplica. Porque o ato da compra do título precisa ser respeitado. Isso tem a ver com o respeito aos contratos. lembra quando a poupança mudou a rentabilidade com Selic abaixo de 8,5%? O que houve? Depósitos anteriores permaneceram na regra anterior, certo? Mesmo que ficassem por período posterior. Porém o mais importante disso tudo é que uma coisa é falar sobre cenário, juros e etc. Outra é sobre uma coisa que o governo pode mudar ou não. Isso é imprevisível, pois mesmo que a legislação não permitisse, a legislação poderia ser mudada. Qualquer coisa pode ser inventada! É como você ver um jogo de futebol com as regras dadas e me perguntar: se a FIFA mudar as regras de tal forma, como será? Não dá pra saber. É especulação, adivinhação. Possibilidades podem existir, aliás sempre existem, mas eu acho pouco provável que ocorra. Posso até estar errado.

          Terceiro eu não acho que há vantagem de se procurar LCI ou LCA hoje desde o começo do ano, porque outros investimentos, como os CDBs, mesmo com IR tem oferecido uma rentabilidade MELHOR do que as LCIs e LCAs, simplesmente por conta da falta de lastro, que é uma condição essencial para que as LCIs e LCAs sejam emitidas, as taxas caíram e estão pagando menos que os CDBs para mesmo prazo já tem um tempo considerável.

          Blz?
          Abs,
          A.B.

  4. Silvia    

    Andre
    NAO entendi
    O rendimento do Banco do Brasil da minha LCA
    É 84,25% do CDI
    Vc falou em 91%’
    Onde é esse banco???

    1. André Bona    

      Olá! Facilmente chega-se a 97%.
      Abs,
      A.B.

  5. André Silva Neto    

    Se o Imposto de Renda for aplicado às LCI/LCA, a tributação será com base na data de resgate, tendo em vista o disposto no art. 43 do CTN (Lei 5.172/66). Isso porque o fato gerador do IR é a renda ou proventos de qualquer natureza. Essa renda, no caso das aplicações financeiras, só é obtida na data do resgate e não na data da aplicação. Por isso entendo que o fato gerador do IR, no caso de LCI/LCA, seria na data do resgate, podendo ser aplicada a nova lei, caso venha a ser implementada.
    Assim os contratos antigos podem ser taxados gerando enormes prejuízo aos poupadores uma vez que as taxas já foram pré estabelecidas pelos bancos e não vão ser alteradas.
    Hoje, não vale mais a pena investir em LCA, é muito risco, confiar demais nesse governo podre, corrupto e inescrupuloso que se especializou em quebrar contratos, mudar leis a seu bel prazer e roubar descaradamente. Infelizmente já tinha aplicado antes dessa notícia em LCI longos no Intermedium que agora não posso mais sacar. Será que não vai haver processos em massa na justiça questionando esse IR nos contratos antigos???? Eu vou entrar com certeza!!!!

  6. Robert    

    Conteúdo inteligente. Valeu parceiro.

  7. Silva    

    Bom dia André,

    Tenho uma reserva de 250.000 quero investir em LCI meu banco e o Satander, qual banco menor que posso investir para ter uma rentabilidade melhor???

    1. André Bona    

      Olá Silva!
      Não acho que deva investir tudo numa coisa só. Perderá oportunidades fazendo isso.
      Dê uma olhada no serviço de assessoria do Blog: andrebona.com.br/assessoria-de-investimentos/
      Abs,
      André

  8. Júlio César Queiroz Ladeira    

    Boa tarde André, como vai?

    Primeiramente parabéns pelos vídeos no Youtube, agradeço muito a ajuda e de certa forma, estou mudando minha perspectiva de futuro graças a pessoas como você.

    Possuo 15 mil para investimentos, além de mais 5 mil que já esta em LCI no BB a 70% de CDI (burrada ou não, ja foi, em 90 dias resgato), até ai blz. Hoje assistindo você vejo que estou “perdendo” dinheiro em poupança… Não tenho a mínima pretensão de utilizar esses 15 mil nos próximos 2, 3 anos. Dai pergunto: Aplicar em?? Tesouro? LCI, LCA, CDB?….
    Se puder me ajudar agradeço…
    Mais uma vez obrigado,

    Júlio César

  9. Matheus    

    Boa tarde!

    Minha questão é: então quer dizer que para comprar LCA, LCI e LCs não preciso ficar ficar com paranoia olhando o rating das instituições?

    Pergunto isso, pq vejo ótimas oportunidades, com excelentes rentabilidades, mas olho o rating e vejo “BBB”… daí já fico com um pé atrás.

    Muito obrigado!

    1. André Bona    

      Do ponto de vista da segurança do seu patrimônio, não precisa se respeitar os limites do FGC. Porém, nada impede que você veja mais detalhes de um banco para tomar a decisão. Afinal, mesmo existindo a garantia do FGC, ninguém gosta quando ela tem que ser usada.
      Abs,

  10. cibelle    

    Queria saber se é possível resgatar dinheiro de instituição financeira que fechou(haspa)?
    você saberia me dizer algo sobre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *