Quem está inserido no mundo dos negócios sabe o quanto é importante manter-se por dentro de tudo o que é relacionado a esse universo. A realidade financeira tem sua complexidade e, se não houver um preparo ou métodos que facilitem a sua manutenção, fica difícil conseguir tirar bons resultados.

Hoje em dia, contudo, temos muitas ferramentas para investidores que facilitam esse trabalho. São serviços para todos os perfis e que, em muitos casos, são distribuídos gratuitamente para qualquer um que possua conexão com a internet.

Neste artigo, dividimos e listamos 12 dessas ferramentas, para que você conheça e, quem sabe, comece a desfrutar de todos os benefícios que estes instrumentos podem lhe oferecer. Veja:

Para regular os gastos

1. GuiaBolso Controle Financeiro

É um aplicativo gratuito, disponível em todas as lojas de apps. A ferramenta é bastante conhecida no meio, principalmente para quem tem o objetivo de controlar a forma como usa o seu dinheiro.

Uma de suas maiores facilidades é a integração com os bancos e cartões de crédito. Com essa funcionalidade, fica muito mais fácil para o usuário controlar suas atividades financeiras.

2. PicPay

Também é um aplicativo, porém destina-se exclusivamente aos pagamentos. Com ele, é possível tanto pagar quanto receber valores ou usar o seu cartão de crédito para pagamentos, entre outras funções. Entretanto, para realizar as transações, é preciso estar cadastrado no app.

Análise de dados

3. Fundamentus

É um site que tem por objetivo mostrar os dados das empresas. O sistema online possui uma lista de instituições que estão na bolsa de valores.

A página do serviço contém informações financeiras e fundamentalistas em geral, e ajuda a compreender como cada empresa está se comportando no mercado. O site ainda proporciona procurar companhias pelo nome ou código do Home Broker e fazer download de planilhas com os balanços patrimoniais ou demonstrativos de resultados.

4. InvestSite

Essa é uma segunda alternativa para encontrar informações sobre as organizações. Trata-se de um portal com uma base de dados até maior do que a do Fundamentus.

Suas referências são apoiadas em análises fundamentalistas, com demonstrações financeiras, dados periódicos, entre outros. O site ainda tem indicadores de ações, com a possibilidade de usá-los para comparar as empresas.

Informes sobre o mercado financeiro

5. Reuters

Famoso portal de notícias, inclusive com alcance global. Voltado para os negócios, nele é possível acessar as principais notícias do mercado financeiro mundial. As informações são separadas por setores da economia e, também, por país.

Você ainda encontra as novidades da tecnologia. O mais interessante é que o portal procura estar sempre antecipado perante os acontecimentos do segmento, trazendo algumas notícias em primeira mão.

6. Bloomberg

Também oferece notícias em tempo real, com informações relevantes sobre o mercado financeiro, mas não abrange outras categorias. Além disso, a plataforma tem análises personalizadas exclusivas para empresas que precisam de dados e informações para tomar suas decisões. Você pode encontrá-lo em formato de aplicativo para dispositivos móveis.

Para o dia a dia

7. InfoMoney

Site brasileiro, com notícias atualizadas a todo o momento. Na página, é possível encontrar tanto reportagens nacionais quanto internacionais.

Contém informações sobre tendências de investimentos, além de posts sobre finanças pessoais. O InfoMoney oferece, ainda, cursos sobre economia e possui um aplicativo para smartphones.

8. Mercado em 5 minutos

Vinculado ao site da Empiricus, o Mercado em 5 minutos é uma página que contém material postado diariamente e que pode ser acessado de forma gratuita. Oferece um bom resumo do mercado em apenas cinco minutos de leitura.

A única exigência é que você se cadastre na newsletter. Assim, passará a receber o conteúdo por e-mail. Ainda é possível acessar o canal da Empiricus no YouTube e acompanhar informações sobre o mundo financeiro.

Auxílio nos custos

9. Banco Inter (antigo Intermedium)

É uma espécie de banco totalmente digital — o primeiro do Brasil. Com duas décadas de operação, a plataforma oferece a possibilidade de criar a sua conta corrente sem precisar pagar tarifas. Também são disponibilizados serviços financeiros, como seguros e distribuição de títulos. O cadastro pode ser feito pelo celular.

10. Nubank

Famoso cartão de crédito, acompanhado em tempo real por meio do aplicativo da empresa, pode ser usado não somente por investidores, mas por qualquer pessoa que tenha interesse em um cartão de crédito que permite monitoramento online sem complicações. Como a Nubank usa apenas canais digitais, nos quais as tarifas são reduzidas, não há pagamento de anuidade. O único item exigido é que o cliente tenha no mínimo 18 anos, more no Brasil e possua um smartphone compatível.

Para lidar com Bitcoins

11. CoinDesk

É a referência quando se trata de Bitcoin, pois traz notícias sobre esse mercado. Nele, é possível acompanhar tendências e avaliações das transações de Bitcoin pelo mundo.

O site contém notícias atualizadas sobre o assunto e, ainda, guias de conceitos básicos para ajudar os usuários iniciantes. A equipe de repórteres é independente e trabalha em todo o mundo. O conteúdo, porém, é disponibilizado em inglês.

12. CoinBR

Trata-se de uma mineradora de Bitcoin totalmente brasileira. A plataforma é um modelo de serviços de blockchain na América Latina e não trabalha apenas com a mineração.

Itens como câmbios, soluções, incentivos, compra, venda e tudo o que tiver relacionado com a moeda também são desenvolvidos. A CoinBR também trabalha com outros tipos de moedas digitais e é possível gerenciar a carteira eletrônica por meio de um aplicativo desenvolvido pela plataforma.

Bônus: Home Brokers

Como você sabe, as ferramentas conhecidas como Home Broker são específicas para lidar com negociações de ações da bolsa. Elas fazem isso por meio da internet, o que traz certa acessibilidade para o investidor — que não precisa mais negociar diretamente na mesa de operações.

Alguns bancos também oferecem seus próprios Home Brokers, como o banco Bradesco, o Itaú e o Banco do Brasil.

Esperamos que este artigo tenha mostrado boas recomendações de aplicativos, ferramentas e serviços para facilitar a sua vida como investidor. Claro que existem muitas outras opções, porém procuramos mostrar alguns exemplos para que você pudesse saber como eles funcionam e por onde começar.

Essas tecnologias são muito importantes para obter a melhor orientação para as suas atividades financeiras e, consequentemente, atingir os resultados esperados dos seus negócios.

Gostou do nosso conteúdo sobre ferramentas para investidores? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude a levar informação para seus amigos!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *