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*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

É bem verdade que o Brasil ainda vive uma crise que se estende há bastante tempo. Não obstante, é nesses momentos de crise que surgem e amadurecem os negócios mais sólidos, porque nasceram da dificuldade e, mesmo assim, conseguiram se diferenciar e crescer em um ambiente pouco propício para negócios.

Por isso, é importante estar atento às oportunidades, que são ditadas pelas tendências de consumo. A dica é pesquisar muito e escolher o negócio que cabe no seu coração e no seu bolso.

Elaboramos a seguir uma pequena lista com oportunidades que podem satisfazer aos mais diversos perfis empreendedores e que são oportunidades de negócios em alta para 2019.

Se você pensa em abrir um negócio próprio ou buscar uma outra fonte de renda oriunda da sua própria empresa, confira a seguir os negócios que estarão em alta neste ano. Vai que alguma delas toque o seu coração?

Consultoria para pequenas empresas e startups

O Brasil é um país essencialmente empreendedor. Pelo menos esse é o perfil de uma boa parte da população. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil tem quase 50 milhões de empresários.

Esses dados não são, porém, garantia de qualidade. Um relatório elaborado pelo Sebrae apontou que as causas do fechamento de empresas nos primeiros cinco anos de atividade são relacionadas à ausência de variáveis essenciais para o sucesso dos empreendimentos.

Uma dessas causas é a falta do planejamento prévio, que leva as empresas a se perderem no meio do caminho. A outra causa é a má gestão empresarial, à qual se junta a falta de visão empreendedora.

Diante disso, não é difícil perceber que há um grande mercado para os serviços de consultoria para pequenas empresas e startups, que certamente estarão entre os negócios em alta para 2019.

Não confundir, todavia, consultoria com assessoria. A assessoria é uma prestação de serviço continuada em uma determinada especialização profissional. É o que ocorre, por exemplo, com um escritório de advocacia, um escritório de contabilidade ou uma agência de conteúdo.

A consultoria é um serviço de diagnóstico e aconselhamento prestado pelo consultor ao empresário. O objetivo é apontar o caminho para contornar um problema que compromete os resultados da empresa de alguma forma.

Apesar disso, uma boa oportunidade é juntar as duas coisas num mesmo pacote. A tendência é que o  empresário se sinta mais seguro sabendo que terá alguém para auxiliá-lo na execução daquela ideia que foi apresentada pelo consultor.

Consultoria e Assessoria em Marketing Digital

As agências digitais que se especializarem nessas duas frentes poderão obter crescimento surpreendente neste ano e, por isso, a consultoria e assessoria em marketing digital está entre os principais negócios em alta para 2019.

É nítido que há uma corrida em direção à internet. O mercado percebe que existe uma grande oportunidade de conquistar clientes e multiplicar vendas usando o Marketing Digital. O problema é que grande parte dos clientes chegam às agências sem uma visão estratégica de Marketing e grande parte das agências é focada no tático e no operacional.

O atual desafio do Marketing Digital é aprender a responder o que os clientes ainda não aprenderam a perguntar. Isso envolve, sem dúvida, um trabalho de consultoria, que leve esse cliente a compreender qual é o papel estratégico do Marketing Digital em seu negócio.

De qualquer modo, para se ter uma ideia do vigor desse mercado, pesquisa realizada pela Resultados Digitais e pela Rock Content mostra que 55,6% das empresas do setor registraram aumento da carteira de clientes em 2017 em relação a 2016.

Sobra mercado para assessoria e falta gente para dar consultoria.

Biojoias

Deixando um pouco de lado o mundo da consultoria, um negócio que promete movimentar muito dinheiro em 2019 é a produção e o comércio de biojoias. É uma nova tendência dentro do concorrido mercado de bijuterias.

A proposta de valor das biojoias é beleza sustentável, com utilização de materiais naturais ligados à terra, como pedras, sementes e folhas. Como consciência ambiental está em alta e leveza nunca sai de moda, não é difícil perceber que vale a pena investir.

Embora a dica mais em voga seja privilegiar regiões turísticas, é o tipo de produto que tem potencial para o e-commerce. É um produto talhado para criar e alavancar marcas fortíssimas no mercado a partir de seu conceito inovador.

E-commerce voltado para inovação e nichos

O e-commerce continua sendo a menina dos olhos dos empreendedores. Em meio à crise, o segmento não para de crescer. Só no primeiro semestre de 2018, o crescimento foi de 31% em relação ao mesmo período de 2017. Os resultados são comandados pelo setor de moda e eletrônicos.  Esses são dados de uma pesquisa da Locaweb.

Mesmo assim, é sempre bom pensar numa proposta de valor que se diferencie dos grandes e-commerces. A ideia é procurar inovação e investimento em nichos de mercado. Vender algo diferente ou para um público específico é a ideia que pode alavancar o seu negócio.

Portanto, o e-commerce voltado para inovação e nichos é mais uma aposta para este ano e um dos principais negócios em alta para 2019.

Novas tendências de consumo

Essa é outra dica especial, porque vai ao encontro de uma tendência mundial de consumo, que é, curiosa e ironicamente, de reduzi-lo.

Não é só pelo desemprego. As pessoas tomam cada vez mais consciência de que o consumo desenfreado não é bom para as finanças nem para a sobrevivência do planeta.

Não por outra razão, os brechós estão em alta permanente. Outra tendência são as empresas de consertos e reformas. Jogar móveis e roupas fora está, definitivamente, fora de moda. O setor é, certamente, um dos negócios em alta para 2019.

Gostou de conhecer as oportunidades de negócios em alta para 2019? Então assine a newsletter do Blog de Valor e receba conteúdos exclusivos por e-mail, que ajudarão você a organizar também a sua vida e as suas finanças neste ano!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

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Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

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