Os ETFs de renda fixa podem ser veículos importantes para investidores mais conservadores ou para quem precisa de segurança e diversificação. Um dos investimentos disponíveis na bolsa brasileira, a B3, é o B5MB11.
Para avaliar esse investimento, você precisa entender o que é um ETF e como esses veículos funcionam. Depois, é fundamental conhecer as principais características do próprio B5MB11, para verificar se ele faz sentido para suas necessidades.
Quer aprender mais sobre os ETFs e o B5MB11? Então continue a leitura deste post e conheça as principais informações a respeito dele!
O que é um ETF e como funciona?
Antes de conhecer o B5MB11, você precisa saber o que é um ETF. Essa é a sigla para o termo em inglês exchange traded fund. No Brasil, esse é um veículo de investimento conhecido por fundo de índice.
Um ETF é um tipo de fundo de investimento que tem o objetivo de replicar um índice financeiro previamente definido. Dessa maneira, ele é lançado no mercado visando captar recursos e formar seu patrimônio.
O capital levantado é administrado por um gestor profissional, que tem a responsabilidade de compor a carteira e realizar as movimentações necessárias para alcançar os objetivos do ETF. Já os investidores que querem participar do fundo podem comprar suas cotas.
Elas representam uma fração proporcional do patrimônio do fundo de índice. Assim, as cotas variam de preço conforme os movimentos da carteira. As negociações são feitas por meio da bolsa de valores, entre investidores, então também há influência da oferta e demanda em sua cotação.
Para acompanhar o índice escolhido, o ETF costuma compor a sua carteira com os mesmos ativos ou títulos da carteira teórica do indicador. Desse modo, é possível ter os mesmos resultados do índice e replicar as suas variações de preço.
O que é um ETF de renda fixa?
Agora que você já conhece os ETFs, pode entender melhor como funciona um fundo de índice de renda fixa. Esses veículos escolhem índices financeiros ligados à renda fixa e, por isso, investem em títulos dessa classe.
Nesse mercado, é possível encontrar ETFs que replicam resultados de índices de títulos ligados à inflação com vencimento superior a 5 anos, por exemplo. Outras alternativas seguem índices de títulos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Mas é preciso ter atenção à nomenclatura “ETF de renda fixa”. Apesar do nome, a alusão diz respeito apenas ao índice que o veículo espelha. Por serem negociados na bolsa de valores, todos os ETFs são, na verdade, investimentos da classe da renda variável.
Dessa forma, como você viu, as cotas estarão expostas às variações de preços ditados pela lei da oferta e demanda. Logo, não há previsibilidade em relação aos resultados do fundo de índice, pois pode haver movimentos inesperados no preço de suas cotas.
O que é B5MB11 e quando estreou na bolsa?
Após conhecer melhor os fundos de índice, você precisa entender o que é o B5MB11. Esse é o ticker — o código de negociação utilizado na bolsa de valores — do ETF chamado Bradesco IMAB-5+ Fundo de Índice.
Trata-se de um ETF que segue o índice IMAB-5+, disponibilizado e calculado pela ANBIMA. Esse órgão é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, uma instituição autorreguladora do mercado brasileiro.
O IMAB-5+ compõe a sua carteira teórica com títulos públicos que são indexados à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Essas aplicações podem ser tanto os NTN-Bs quanto o Tesouro IPCA+, que têm juros semestrais.
Além disso, o IMAB-5+ só utiliza em sua carteira teórica os títulos que tenham vencimento igual ou acima de 5 anos. Para escolhê-los, a ANBIMA tem uma metodologia própria que considera capitalização do mercado, prazos, tipos de ofertas, entre outros fatores.
Em relação ao B5MB11, o ETF foi lançado no mercado no dia 11 de dezembro de 2019. Nesse momento, os investidores compraram as primeiras cotas do fundo, que compôs o seu patrimônio para alocação da carteira.
Desde então as cotas são negociadas por meio da bolsa de valores brasileira, no mercado secundário. Dessa maneira, as alocações e resgates acontecem por meio da negociação entre investidores.
Quais são suas principais características?
Também é muito importante que você conheça as principais características do B5MB11. A sua administradora é o Banco Bradesco SA. Já a gestão da carteira é feita pelo Bradesco Asset Management DTVM, um braço do banco voltado aos investimentos.
Em relação ao portfólio, você aprendeu que o gestor aloca os recursos do fundo em uma carteira composta, majoritariamente, por títulos públicos atrelados ao IPCA com vencimento superior a 5 anos. Assim, ele utiliza os mesmos critérios do IMAB-5+ para a alocação de recursos.
Com isso, sua variação é bastante parecida com o desempenho do indicador, fornecendo uma exposição aos títulos de renda fixa e à inflação brasileira. Isso acontece porque a gestão é passiva, então não há esforços para proteção de carteira ou potencialização da rentabilidade.
Como avaliar se vale a pena investir em B5MB11?
Depois de conhecer todas essas informações sobre o B5MB11, é comum se perguntar se vale a pena investir na alternativa. Para responder essa pergunta você precisa considerar seu perfil, seus objetivos financeiros e sua estratégia de investimentos.
A partir dessa avaliação, será mais fácil definir se o B5MB11 é adequado para sua tolerância aos riscos e necessidades. Lembre-se de que, embora replique um índice de renda fixa, o ETF faz parte da renda variável. Além disso, você pode efetuar uma análise de fundamentos desse veículo financeiro.
Pesquisando sobre o histórico de rendimentos, projeções do índice para o futuro e evolução do IPCA, por exemplo, é possível traçar expectativas de resultados. Então fica mais fácil tomar uma decisão de investimento que faça sentido para sua estratégia.
Se você decidir que o B5MB11 é um investimento adequado, é possível acessá-lo por meio do home broker — a plataforma de negociação da bolsa de valores. Dessa forma, é fundamental contar com um bom banco de investimentos que ofereça o acesso a ela de maneira prática.
Entendeu o que é um ETF e quais são as principais informações sobre o B5MB11? Como você viu, considerar suas características pessoais e avaliar os fundamentos do veículo de investimento é indispensável para tomar uma decisão acertada!
Quer continuar aprendendo sobre as alternativas de investimento? Então assine a nossa newsletter!