Copa do Mundo na Economia….

EUA

Sou do tempo de Alexis Lalas e Marcelo Balboa como dupla de zaga com aquele memorável uniforme estilo mulher maravilha que a sele yankee usava em 94! Que time e que copa! Mas nesse ano não teremos os americanos na copa…uma pena.

Na economia os investidores voltaram a apostar em bonds e ações nos EUA (gráfico 1). Parece que mercado não acha que a longa expansão pela qual a economia passa está perto de acabar hein (gráfico 2)

Mas o foco total e preocupação do mundo é tentar prever como vai ser essa curva aqui ó … a dos juros … como serão as elevações de juros daqui para frente?

E isso passa pela determinação e perspectivas com a inflação. A julgar pelo comportamento o oil recentemente podemos ter uma certa arrefecida. Abaixo o gráfico do Oil e o CPI (quer saber o que é CPI, Clique Aqui).

ITÁLIA

Os tempos seguem bem difíceis na Itália … estresse com o risco do sistema bancário por lá se soma ao fato da Azurra estar fora da Copa … Mamma mia! Abaixo o gráfico do desempenho das ações de bancos por lá:

NIGÉRIA

Falem o que quiser mas os caras mais estilosos chegaram na Copa! Invejosos dirão que é a Império Serrano, mas só pelo uniforme merecem meu respeito! Quem teve Okosha, Kanu, já desbancou Brasil em Olimpíadas e sempre incomoda a Argentina merece muito o meu respeito! Deixa os caras jogarem pra vocês verem!

Economia nigeriana também vem se recuperando bem e merece seu respeito. Último dado de PMI foi forte!

ALEMANHA

Apesar da campanha impecável nas eliminatórias, meu palpite furado é que a toda poderosa não irá longe nessa Copa…time envelheceu e já não tem mais a potência de outrora….coincidência ou não a sua economia também esta indo na mesma linha…. A potência germânica já não demonstra a mesma pujança de outrora … Produção industrial decepcionou e exportações vem deixando a desejar.

UK – INGLATERRA

Com Panamá e Tunísia no grupo, além da Bélgica, os ingleses podem reservar sua mesa nos pubs para as oitavas de final. Apesar de pouca gente acreditar que os ingleses tenham chance de algo mais importante nessa copa, penso que essa nova geração que vai a Rússia vem sem a pressão que Bekham, Gerard e Lampard tiveram nas costas…cuidado com eles hein! Na seleção atual Harry Kane pode surpreender hein…

Na economia os ingleses ainda estão como a geração passada…deixando a desejar. Último dado da atividade da industria foi fraco…

E a balança comercial segue apresentando déficits e mais déficits…algo que os favoráveis ao Brexit salientavam como um ponto negativo da integração com a Europa….

A conta fecha graças a atração de capital pra Londres o centro financeiro da Europa.

 

JAPÃO 

Diferente da economia até hoje a seleção nipônica é uma promessa que nunca chegou a lugar algum. Chegam a sua sexta Copa do Mundo pós era Zico e penso que Honda (craque do time) vai ter que suar muito a camiseta pra levar o japão além das oitavas.

Já na economia o Japão não é nenhuma promessa é um dos países mais desenvolvidos do mundo, mas vinha penando para ver sua economia voltar a engrenar. Pelos últimos dados de fato conseguiram … e mais que isso talvez consigam geerar a tão “sonhada”…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *