Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:
Política e Mercado Financeiro
IRMÃOS BATISTA FORA DA CADEIA
Após soltar Wesley Batista no mês passado, a Justiça decidiu liberar, na semana passada, o empresário Joesley Batista, do grupo J&F. Joesley estava preso desde 10 de setembro do ano passado por praticar insider trading no mercado brasileiro, e não poderá se comunicar com o irmão, Wesley, enquanto permanecer solto.
PAGAMENTO DE PROPINA
O empresário Marcelo Odebrecht entregou à Procuradoria Geral da República (PGR), na semana passada, e-mails que indicam a ciência do ex-ministro Guido Mantega sobre o pagamento de propina referente à compra de um imóvel da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Branco do Brasil. O caso já foi citado por outros executivos da empresa em delações premiadas.
AÇO E ALUMÍNIO SOBRETAXADOS
O Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou, na última sexta-feira (9), que o Brasil entrará com recursos nos EUA contra a decisão do governo norte-americano de sobretaxar o aço e alumínio importados do Brasil e de outros países do mundo. A taxação, anunciada na última quinta-feira (8) pelo presidente Donald Trump, afetou o preço das ações das siderúrgicas brasileiras.
BOVESPA EM ALTA
O índice Ibovespa fechou em forte alta na última sexta-feira (9), impulsionado pelo avanço nas bolsas dos Estados Unidos. O principal índice da B3 subiu 1,63%, aos 86.371 pontos; na semana, o avanço acumulado foi de 0,71%.
DÓLAR EM QUEDA
O dólar fechou em queda na semana passada, após divulgação positiva nos Estados Unidos quanto à criação de empregos no país no mês passado. A moeda norte-americana caiu 0,31% na última sessão da semana, a R$ 3,2513, acumulando baixa de 1,88% no ano.
Seu bolso
JUROS MAIS ALTOS
As taxas de juros das operações de crédito no Brasil voltaram a subir no mês passado, após mais de um ano em queda. De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa de juros média para pessoa física subiu 0,55% no mês de fevereiro, para 7,33% ao mês.
TAXAS DO CARTÃO NAS ALTURAS
As taxas do cheque especial avançaram 0,5%, para 12,18% ao mês (ou 297,18% ao ano) em fevereiro, enquanto as operações com cartão de crédito – apesar de apresentarem uma redução nas taxas de 0,24%, para 12,67% ao mês (ou 328,50%), continuaram altíssimas no mês passado.
MEDICAMENTOS MAIS CAROS
O Governo Federal deve anunciar, no início do mês de abril, o reajuste para os preços dos medicamentos no país. Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o aumento dos preços dos medicamentos no Brasil deverá chegar a 2,84%.
O que vem por aí
MUDANÇAS À VISTA?
O governo poderá aumentar, em breve, o percentual de etanol na gasolina dos atuais 27% para até 40%. A medida que alteraria a composição da gasolina vendida no país poderia ser adotada em breve por meio de decreto presidencial em meio à regulamentação do programa de biocombustíveis RenovaBio. Caso a mudança seja aprovada, a gasolina poderá ficar ainda mais cara no Brasil.
COMBUSTÍVEL PODE ENCARECER
A medida teria como objetivo estimular a produção de etanol e reduzir os índices de poluentes jogados na atmosfera. Caso a alteração se concretize, o aumento no preço da gasolina poderá chegar a R$ 0,06 por litro para o consumidor, segundo estimativas de consultorias especializadas.
EM BUSCA DE APOIO
O presidente Michel Temer se encontra, nesta segunda-feira (12), com líderes governistas para articular estratégias de apoio ao governo em meio a investigações envolvendo o presidente. No final de semana, Temer encontrou a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármem Lúcia, em reunião não oficial.
CORREIOS EM GREVE
Os funcionários dos Correios devem entrar em greve em todo o país nesta segunmda-feira (12), em protesto às mudanças propostas pela direção dos Correios que atingem diretamente os profissionais que atuam na estatal, como alterações no plano de saúde. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a paralisação não tem data para acabar.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!