Um período de quatro anos pode trazer muitas mudanças nos mais diversos setores. No segmento automotivo, não foi diferente: desde a última Copa do Mundo e do 7 x 1 da Alemanha sobre o Brasil, muitas coisas mudaram – em especial para o setor de usados e a desvalorização de carros que, na Copa passada, eram os modelos do momento.
Para saber o impacto de desvalorização de carros nos modelos comercializados no país desde a última Copa do Mundo, a empresa KBB Brasil realizou recentemente um levantamento, o qual aponta os carros mais vendidos em 2014 e sua desvalorização ao longo dos últimos anos.
Ficou curioso para saber quais usados mais desvalorizaram – e aqueles que menos apresentaram desvalorização – desde a última Copa no mercado brasileiro? Então continue a leitura do artigo de hoje e descubra o resultado desta pesquisa!
Os carros usados mais desvalorizados
De acordo com a KBB Brasil, a desvalorização de carros usados entre 2014 e 2018 atingiu em cheio, em especial, os carros da montadora Volkswagen e da Fiat. Dos 11 modelos que mais apresentaram desvalorização no período, 4 são da Fiat e 3 são da Volkswagen.
O carro usado mais desvalorizado neste período foi o Fiat Uno, com baixa de 64,6% em relação ao preço do modelo zero km. Em segundo lugar na lista de desvalorização de carros está o Ford Fiesta, que apresentou desvalorização de 58,8%.
O terceiro do ranking da KBB quanto à desvalorização de carros usados desde a ultima Copa do Mundo é o Volkwagen Saveiro, que viu seu preço cair 56,1% nos últimos quatro anos. Na quarta colocação ficou o Chevrolet Prisma, com queda de 41,6% no seu valor de mercado.
Na quinta posição, compondo os top 5 na desvalorização de carros usados desde a última Copa, está o Fiat Palio, com 41,5% de redução.
Os mais valorizados
Alguns modelos comercializados no Brasil, por outro lado, apresentaram uma desvalorização bastante reduzida – figurando, portanto, entre os carros usados mais valorizados no período. Neste quesito, Fiat e Volkswagen também se destacam.
O mais valorizado de todos os carros usados desde 2014 é o Volkswagen Gol, que apresentou uma baixa desvalorização, de apenas 16,6% em quatro anos. O segundo lugar ficou com o Hyundai HB20, com desvalorização média de 22,2% no período, seguido pelo Volkswagen Voyage, que perdeu 23,1% do seu valor desde a última Copa.
Confira abaixo a tabela completa com os modelos que compõem o ranking da KBB Brasil, seus respectivos preços de entrada em 2014, o valor de comercialização em 2018 e a taxa de desvalorização de cada um deles no período:
Modelo | Preço da versão de entrada – preço do topo de linha (2014) | Preço da versão de entrada – preço do topo de linha (2018) | Desvalorização |
VW Gol | R$ 22.100 a R$ 52.000 | R$ 34.700 a R$ 51.900 | 16,6% |
Hyundai HB20 | R$ 35.000 a R$ 52.300 | R$ 41.500 a R$ 66.790 | 22,2% |
VW Voyage | R$ 34.200 a R$ 54.000 | R$ 43.000 a R$ 58.150 | 23,1% |
Fiat Siena | R$ 31.000 a R$ 49.900 | R$ 43.990 a R$ 58.700 | 28,7% |
Fiat Strada | R$ 33.000 a R$ 59.600 | R$ 45.900 a R$ 74.900 | 35,7% |
Chevrolet Onix | R$ 32.000 a R$ 50.379 | R$ 43.290 a R$ 67.890 | 35,7% |
Fiat Palio | R$ 22.600 a R$ 44.600 | R$ 38.990 a R$ 49.990 | 41,5% |
Chevrolet Prisma | R$ 32.000 a R$ 49.200 | R$ 47.790 a R$ 69.690 | 41,6% |
VW Saveiro | R$ 28.000 a R$ 54.100 | R$ 48.390 a R$ 80.690 | 56,1% |
Ford Fiesta | R$ 25.000 a R$ 59.600 | R$ 44.200 a R$ 72.300 | 58,8% |
Fiat Uno | R$ 25.000 a R$ 34.400 | R$ 44.000 a R$ 52.400 | 64,6% |
E você, comprou ou vendeu algum destes modelos que participaram do levantamento da KBB sobre desvalorização de carros desde a última Copa do Mundo? Deixe sua experiência nos comentários!
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!