3 minutes

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

O que mantém uma empresa competitiva? Basicamente, o lucro. Mas, em cenários como o atual ambiente da economia brasileira, como conseguir faturar, sem onerar o produto ou serviço?

Economizar na gestão de sua empresa é, certamente, a melhor resposta. E como fazer isso? Veremos nas próximas linhas.

Em gestão empresarial, para cortar despesas é necessário, antes de tudo, definir como o procedimento afetado pela redução seguirá sem os recursos. Isso quer dizer que não basta apenas eliminar o gasto e deixar o setor descoberto.

Outro detalhe é que economizar não quer dizer omissão de investimentos. Alguns processos dentro de sua empresa são caros, pois não tem tecnologia eficiente, por exemplo. Montamos aqui uma lista com dicas assertivas para gerir seu negócio, a fim de melhorar os números.

# Redefina seus custos

Rever os custos fixos e favoráveis é indicado para empresas que buscar reduzir despesas. Será que o consumo de energia pode ser reduzido? Ou que tal adotar uma política de redução de papel no escritório? Simples ações que incidirão diretamente nos custos operacionais da empresa.

Outras questões como: “quais setores gastam mais?”, “e por que gastam tanto?” precisam ser analisadas e solucionadas.

# Torne parceiros seus funcionários

O recurso humano é sempre o diferencial para qualquer empresa. Não existe redução de custos se a equipe não vestir a camisa. O colaborador deve ser fiel ao adjetivo, e propor ações que vão ajudar a empresa no projeto de economia.

Ele conhece a operacionalidade da empresa, é o foco a ser trabalhado em políticas de retenções de gasto. Realizar reuniões para mostrar os benefícios que podem ser alcançados com a economia na gestão do negócio e reverter uma parte do que se conseguir nas metas de redução em gratificações e bônus é uma ótima estratégia.

# Gestão integrada

Para economizar na gestão de seu negócio, sua empresa precisa integrar seus processos e setores. É necessário optar por sistema ERP saas, por exemplo. Financeiro, comercial, expedição precisam compartilhar informações, com intuito de trazer agilidade aos procedimentos internos da empresa.

Empresas que almejem bons números nas finanças necessitam de tecnologias em suas práticas habituais. A gestão dinâmica reflete numa melhor prestação de serviços ao cliente, melhores vendas e produtividade.

# Busque parcerias

Pequenas e médias empresas às vezes perdem o rumo, pois se comprometem com serviços que não conseguem atender. Hoje a velocidade do mercado não permite falhas ou constantes atrasos e, por isso, buscar parceiros que complementem seu serviço é uma medida arrojada que traz excelentes resultados.

Parceiros que tenham estão no mesmo segmento – e que queiram crescer numa competição mais saudável – são as melhores opções. Ambos levarão suas marcas para muitos clientes, os dois lados ganham, e ninguém se “queima” no mercado.

# Consolide sua gestão financeira

Não haverá como economizar na gestão de seu negócio, se não consegue ter controle sobre suas finanças. Planilhar seu livro caixa não é mais a maneira adequada de cuidar do financeiro de sua empresa. Atualmente é preciso mais do que listar números e soma-los. A gestão financeira precisa projetar o rumo da empresa, dar subsídios para possíveis investimentos.

É fundamental ter um sistema de controle financeiro, principalmente para evitar a falta de monitoramento de títulos a receber ou a pagar, emissão de boletos e conciliação de notas fiscais. Fatores que precisam ser apurados e se transformar em informações aos setores estratégicos da empresa.

O setor de vendas, por exemplo, precisa estar atento à assiduidade financeira dos clientes para propor novas vendas, ou até mesmo ser mais comedido antes de fechar novos negócios.

# Informações sobre o mercado

Uma empresa precisa estar antenada ao que o mercado financeiro aponta. Independente do porte do negócio, ter informações econômicas precisas do que podem influenciar seu segmento é importante.

A questão aqui se remete à capacidade produtiva da empresa, se em algum momento ela vai ser atingida por alguma queda da bolsa, e fatalmente terá que reduzir custos a contragosto.

Então vale a pena ter assessoria estratégica para essas situações. No mundo empresarial informação nunca é demais. E quando o assunto interessa a gestão do seu negócio, é ainda mais atraente.

Como vimos economizar na gestão de seu negócio não é tarefa muito simples, mas depois de alinhar e definir metas para esse objetivo, tudo fluirá.

Gostou do nosso conteúdo?  Leia também: Planejamento estratégico: como fazer na sua empresa

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Leave A Reply