Um dos pilares para ter mais dinheiro e, de fato, começar a investir é economizar. Mas muitos gastos desnecessários acabam passando despercebidos na nossa rotina. Pensando nisso, separamos 4 dicas essenciais para economizar no dia a dia.

Acima de tudo, saiba que não será necessário cortar o cafézinho e os itens que lhe fazem feliz. Pelo contrário, será uma readequação dos gastos, para que você possa dar valor nas coisas que realmente importam. Por exemplo, seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Confira as dicas:

Serviços por assinatura

Se você optou por um pacote de TV com vários canais que você não assiste, esse é sem dúvidas um dinheiro desperdiçado. Na mesma linha, você pode adquirir streamings que lhe ofereçam entretenimento.

Por exemplo, Netflix e Amazon Prime que possuem uma infinidade de filmes, documentários, séries, desenhos animados e, até mesmo, novelas. Desta forma, você poderá desfrutar de programas que lhe agradam sem gastar muito por isso. Este mesmo raciocínio também se aplica às revistas por assinatura.

Dicas para economizar no mercado

Um dos gastos que mais corroem o orçamento familiar é a alimentação. Em primeiro lugar, é importante que este seja um gasto fixo. Como resultado, você conseguirá ter mais controle da sua vida financeira. Essas dicas para economizar no mercado são ideias para você colocar em prática hoje mesmo.

  1. Vá ao supermercado sem fome

Nosso cérebro foi programado para manter a nossa sobrevivência. É por isso que muitas vezes, você acaba optando por itens que normalmente não compraria fora desta situação, como por exemplo: salgados, doces, fast food…

Além disso, muitas pessoas ficam irritadas quando estão com fome. E está tudo bem, afinal este é um instinto normal do nosso corpo. O problema é que com isso você pode negligenciar o preço do produto e comprar só para suprir a necessidade do momento.

  1. Planeje suas compra

É importante estabelecer um limite máximo que você vai gastar com as seguintes categorias: Carnes, verduras e doces. Além disso, é interessante também fazer uma lista de compras para garantir que não vai esquecer nada.

Como resultado, você irá otimizar seu tempo e não irá comprar itens desnecessários. Pois tudo o que precisa já foi previamente estabelecido.

Essas dicas para economizar no dia a dia também podem ser aplicadas nas viagens. Afinal de contas, planejamento é a palavra principal quando se trata de finanças.

Em segundo lugar, estes ajustes nas suas finanças farão com que sobre mais dinheiro no final do mês. Como resultado, este pode ser seu pontapé inicial no mundo dos investimentos ou até mesmo fazer aportes maiores se você já iniciou a jornada.

Outro local que faz com que nós gastamos um pouco a mais é no trabalho. E, por isso separamos algumas dicas também;

Coma menos fora de casa

Estabeleça quantas vezes na semana você irá se permitir comer com seus colegas de trabalho no restaurante. Por exemplo, terça e quinta. Desta forma, na segunda, quarta e sexta você come no trabalho.

Fazer suas próprias refeições é uma forma de escolher alimentos saudáveis da época e economizar. Uma refeição média em casa fica em torno de R$9,00. É uma expressiva diferença se comparado ao self service.

O principal é manter tudo o que você gosta, mas adequar dentro da sua realidade. Uma opção também é ir à atacadões e feiras para conseguir as melhores ofertas.

Happy hour com colegas de trabalho

Existem vários sites de compras coletivas que permitem você escolher restaurantes, passeios e até aventuras radicais por um preço mais em conta. A intenção desses sites é a de promover descontos em diversas empresas. A fim de atingir o maior número de clientes possível.

Desta forma, é possível que peçam para você avaliar o serviço, bem como o atendimento no final após o consumo. Justamente para o local ser avaliado por mais pessoas. Sites como Groupon e Peixe Urbano são ótimas opções.

Essas foram algumas dicas para economizar no dia a dia. Se você gosta deste conteúdo fiquem à vontade para nos enviar dicas, sugestões e até mesmo críticas na caixa de comentários.

Conta para gente, o que você faz para economizar no dia a dia?

Bons investimentos e até a próxima!

 

*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *