Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

 
Olá!

Para que possamos construir nosso patrimônio financeiro em busca de nossa independência e realização de nossos sonhos, é muito importante lembrar que tudo se inicia na organização do orçamento doméstico. O vídeo te mostra algumas dicas.

Por que organizar o orçamento doméstico?

O objetivo é manter uma vida financeira saudável, organizada, que permita a realização dos sonhos de toda a família. E tais objetivos só podem ser alcançados com organização do orçametno doméstico.

Como todo processo de planejamento é importante identificar a situação atual das finanças familiares, entender a situação atual, identificando receitas, despesas e as oportunidades de melhoria frente aos objetivos almejados.

Levantando os gastos mensais

Normalmente as pessoas começam a fazer planilhas com os gastos mensais, contendo estimativas. E na hora que vão ver a realidade, os gastos se mostram tão diferentes que muitos abandonam o planejamento. Isso ocorre porque a maioria das pessoas lembra dos gastos fixos, óbvios, mas tem dificuldade de mensurar todos aqueles gastos menores, que acumulados, tem grande impacto no orçamento.

A melhor forma de levantar os gastos, na minha visão, é simplesmente não fazer planilha nenhuma no começo. É simplesmente passar 30 dias anotando todos os gastos que acontecem e colocando categorias. Somente ao final do período, ai sim, totalizar todos essas despesas para ter uma visão clara e realista da sua cesta de consumo mensal.

O segredo da organização financeira

Na verdade é tudo uma questão de escolha. Tanto as pessoas que possuem uma renda mensal baixa ou elevada, possuem limitações. Portanto, as escolhas não são sacrifícios, são na verdade escolhas daquilo que é prioritário pra cada um.

Veja o vídeo!

Um grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *