Você já viu alguém com confiança exagerada, achando que sabe tudo sobre determinado assunto? Ou conhece quem sempre tem uma resposta pronta, como se entendesse de todos os temas? Essas pessoas podem estar sofrendo as consequências do chamado efeito Dunning Kruger.
Esse termo se refere a uma valorização do conhecimento pessoal, que tende a gerar decisões erradas. Isso acontece em qualquer área, mas o efeito é bastante comum no mercado financeiro — podendo se tornar um problema. Afinal, você corre o risco de ter perdas significativas por acreditar que sempre tem razão.
Quer evitar essas ocorrências? Então saiba mais sobre o efeito Dunning Kruger e veja como não ser uma vítima dele!
O que é o efeito Dunning Kruger?
O Dunning Kruger é um fenômeno que pode atingir qualquer pessoa — inclusive você. Ele se caracteriza pela supervalorização dos próprios conhecimentos. Com isso, o indivíduo sabe apenas um pouco sobre determinado assunto, mas acredita que é um especialista.
Essa atitude é oposta àquela famosa frase de Sócrates: “Só sei que nada sei”. O que o filósofo quis dizer é que, quanto mais se sabe sobre um assunto, mais se percebe a própria ignorância. Ou seja, é fácil notar que ainda há muito a aprender.
Na prática, perceber que não se sabe tudo ajuda a fazer melhores escolhas. Afinal, antes de tomar uma decisão ou fazer uma consideração, você pesquisa e se informa para ter mais informações. Contudo, o efeito Dunning Kruger faz exatamente o contrário.
Nesse caso, a busca pelo conhecimento é deixada de lado porque há uma supervalorização do que já se sabe. Por exemplo, imagine um investidor que considera saber tudo sobre diversificação de investimentos.
Ele pode adquirir ativos diversos, sem perceber se eles são realmente bons para o seu perfil de investidor ou sem entender como eles se comportam no mercado. Dessa forma, a pessoa ignora que diversificar de qualquer maneira não é o ideal. Isso porque é preciso ter critérios ao montar sua carteira.
Como o conceito surgiu?
Dunning e Kruger são dois professores de psicologia. Eles testaram seus alunos para perguntar quanto eles sabiam sobre diferentes assuntos e qual era seu nível de confiança. O resultado foi que os estudantes que menos tinham conhecimentos achavam que eram os mais competentes.
Portanto, eles eram incapazes de reconhecerem sua ignorância e não valorizavam as competências técnicas das outras pessoas. Esse estudo mostrou muito sobre a psicologia humana e permitiu que os professores cunhassem o conceito.
A ideia do experimento surgiu a partir de uma situação real de assalto. Em 1996, McArthur Wheeler roubou dois bancos nos Estados Unidos. Ele entrou nas agências em plena luz do dia e sem máscaras ou disfarces.
As câmeras de vigilância ajudaram na sua identificação e ele foi preso horas depois. No entanto, ele ficou surpreso e disse: “Mas eu usei o suco de limão!”. Na verdade, Wheeler havia visto que passar suco de limão no rosto o tornaria invisível para as câmeras.
Antes do assalto, ele fez um teste com uma polaroid. Mas, por um erro de enquadramento ou problema no filme, seu rosto realmente não apareceu na imagem. Então Wheeler ficou autoconfiante e achou que nada aconteceria.
Porém, é claro que isso era uma falácia e ele acabou preso. Esse exemplo simples mostra bem como é importante valorizar as competências pessoais sem ignorar o autoconhecimento. Dessa forma, você evita ser enganado pela própria confiança.
Quais as principais características do efeito Dunning Kruger?
Depois de conhecer o efeito Dunning Kruger, vale saber que existem diversas características que demonstram como ele se manifesta. Como você viu, a supervalorização do próprio conhecimento é um deles.
Outros sinais que demonstram que alguém sofre com esse efeito são:
- perfeccionismo exagerado;
- autoconfiança excessiva;
- incapacidade de aceitar a opinião de outras pessoas;
- percepção de que sabe tudo sobre o assunto;
- incapacidade de reconhecer as incertezas e os próprios erros;
- existência de um ego inflado;
- dificuldade nas habilidades pessoais, especialmente porque se sente superior aos outros.
Vale saber que manifestação do efeito Dunning Kruger é derivada de questões da psicologia humana. É normal que alguém com pouco conhecimento sobre um tema complexo crie uma superioridade ilusória.
Isso acontece justamente por sua incapacidade de reconhecer a dificuldade daquele assunto. O nome técnico para essa situação é erro de calibração do incompetente. Isso tem relação direta com a falta de autoconhecimento e uma autoavaliação inflada.
Qual é a relação do efeito Dunning Kruger e o mercado financeiro?
Você deve ter percebido que qualquer pessoa pode ter essa postura de autoconfiança excessiva em qualquer situação. Mas como isso acontece no mercado financeiro?
Normalmente, o processo funciona da seguinte forma:
- quando se tem o primeiro contato com o mundo dos investimentos, é comum pensar que ele é muito complicado. Portanto, investir não faria parte da rotina da maioria das pessoas;
- ao entender as regras mais básicas do mercado financeiro, é comum que o novo investidor acredite que sabe tudo;
- a partir disso, ele toma decisões com base em seu conhecimento inicial. Isso coloca o próprio patrimônio em risco;
- apenas ao ter perdas significativas e tentar entender as causas, a pessoa entende que é preciso aprender mais.
Essas etapas costumam ficar ainda mais presentes por conta das “fórmulas mágicas” do mercado financeiro. Infelizmente, há diversos conteúdos na internet que contribuem com a sensação de que existem frases simples que falam tudo sobre o mercado financeiro.
Mas essas máximas devem ser evitadas, porque o mercado financeiro é imprevisível. Ignorar promessas fáceis e ter consciência dos seus atos é a melhor saída para evitar o efeito Dunning Kruger, especialmente na hora de fazer investimentos arriscados.
Como evitar esse efeito ao compor uma carteira de investimentos?
Você quer saber como evitar o efeito Dunning Kruger nos seus investimentos? O primeiro passo é reconhecer as próprias habilidades técnicas — e a falta delas. Portanto, tendo experiência ou sendo iniciante, é importante ter humildade e saber que o futuro do mercado é incerto.
Além disso, é fundamental permanecer cético. Por mais que uma ideia pareça simples ou óbvia, desconfie. Complemente os seus estudos e aprofunde a pesquisa. Isso evitará que você tome decisões erradas por acreditar demais em seu próprio conhecimento.
Agora você sabe o que é o efeito Dunning Kruger e como ele pode ser prejudicial. Ao reconhecer a sua própria ignorância, você se tornará mais sábio e conseguirá se aprofundar nos assuntos. Então aplique as ideias deste conteúdo na sua vida financeira!
Quer aprender mais sobre finanças e investimentos? Veja 6 principais profissionais do mercado financeiro que todo investidor precisa conhecer!