A maior parte dos eleitores de João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) optaria por votar no candidato do PT, Fernando Haddad, em um provável segundo turno entre o petista e o candidato Jair Bolsonaro (PSL). É o que diz a nova pesquisa de intenção de voto da XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (28).

O índice de migração de votos para o segundo turno surpreendeu ao apontar, no levantamento realizado pela XP/Ipespe, uma forte migração de votos dos eleitores de Amoêdo e de Meirelles para Haddad, do PT.

Migração de votos no segundo turno

De acordo com a pesquisa,  49% dos eleitores de Amoêdo votariam em Fernando Haddad em um eventual segundo turno com Jair Bolsonaro, enquanto apenas 16% afirmaram votar no candidato do PSL. O presidenciável que concorre pelo PT nas eleições 2018 também será a escolha de 54% dos eleitores de Henrique Meirelles no segundo turno, ante os 23% que afirmaram votar em Bolsonaro.

Entre os eleitores do ex-governador do Paraná, Álvaro Dias, 49% votaria no PT no segundo turno, enquanto 31% afirmaram votar em Bolsonaro. Entre os eleitores de Ciro Gomes, 71% votariam em Fernando Haddad, ante 9% das intenções de voto para Jair Bolsonaro; entre aqueles que apoiam Marina Silva, 73% votariam no PT, enquanto 5% votariam no candidato do PSL.

Apenas entre os eleitores de Geraldo Alckmin o candidato Jair Bolsonaro aparece à frente do candidato do PT, com 34% das intenções de voto migratório para o segundo turno, ante 33% de Haddad.

Intenções de voto no primeiro turno

Na pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, Jair Bolsonaro aparece com 28% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad, que tem 21% das intenções de voto. Em relação ao levantamento anterior, o candidato do PSL avançou 1 ponto percentual, enquanto o candidato do PT avançou 4 pontos percentuais.

Ciro Gomes, do PDT, manteve-se estável, com 11% dos votos, seguido de Geraldo Alckmin, do PSDB, que avançou 1 ponto percentual – de 7% para 8% das intenções de voto. Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 5%, enquanto João Amoêdo (Novo) manteve-se com 3% das intenções de voto; Álvaro Dias e Henrique Meirelles têm 2% das intenções de voto cada.

Intenções de voto no segundo turno

Apesar de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas de segundo turno, Bolsonaro aparece na segundo colocação em um eventual segundo turno com Fernando Haddad. Enquanto o candidato do PSL contaria com 38% dos votos, Fernando Haddad ganharia as eleições, com 43% dos votos – segundo a pesquisa da XP/Ipespe.

Neste cenário, os dois estariam empatados tecnicamente no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, no entanto, Bolsonaro aparecia com 41% dos votos, contra 38$ do candidato do PT. A porcentagem de votos nulos e brancos é de 16%, enquanto 2% não souberam ou não quiseram opinar.

A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *