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*Este artigo foi produzido pelo portal Chaves na Mão com exclusividade para o Blog de Valor.

Os brasileiros não só são muito apaixonados por carros, como também possuem uma grande paixão pelo empreendedorismo. De acordo com dados do último Amway Global Entrepreneurship Report, 82% da população brasileira sonha em abrir o próprio negócio.

É aí que surge uma nova geração de empresários. São aqueles que decidem aliar a paixão por carros e empreendedorismo para abrir startups e franquias no segmento de automóveis.

Embalados pelo sucesso do aplicativo Uber, que revolucionou o transporte privado de passageiros ao permitir que qualquer motorista habilitado compartilhe seu próprio veículo para caronas, essas franquias e startups miram alto e procuram inovar o modo como os brasileiros se relacionam com carros.

Para você que também busca sucesso financeiro, fique por dentro das tendências de empresas no segmento automobilístico e saiba como abrir uma franquia ou startup de automóveis pode fazer com que o seu nome se torne referência entre os seus amigos e na sua cidade.

Como ter sucesso financeiro com franquias do segmento de automóveis?

De acordo com dados do site Franquia.com.br, em 2015, o segmento de franquias de veículos cresceu em 8,8% em relação ao ano de 2014.  Ainda segundo o mesmo site, 10.232 franquias do segmento automobilístico foram abertas em 2015, o que representa um aumento de 27% se comparado a 2014.

A perspectiva do setor é de que, até 2050, a frota brasileira de veículos leves chegue a 130 milhões de carros, com estimativa que, em 2050, haja 1,7 brasileiro para cada veículo. A projeção foi feita pela Empresa de Pesquisa Energética, a EPE.

Para ter sucesso financeiro com franquias do segmento de automóveis, vale a pena investir naquelas voltadas à manutenção de automóveis. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Anfavea, em janeiro de 2016, as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país despencaram para 155,3 mil unidades – 31,8% a menos que na comparação com dezembro e 38,8% em relação ao mesmo mês de 2015.

A queda nas vendas mostra que o brasileiro não está mais pensando tanto em comprar um carro novo, mas sim em manter seus carros seminovos e usados. Por conta disso, os proprietários tendem a estar mais abertos a realizar gastos com a manutenção de seus veículos.

As franquias e startups de automóveis

Algumas ideias de franquias de manutenção de automóveis são de reparos tecnológicos e funilaria; lavagem ecológica; e monitoramento e rastreamento de automóveis. No entanto, vale ressaltar que essa área de manutenção de carros é um mercado amplo, que vai muito além dessa lista e tem muito ainda a ser explorado.

Veja, a seguir, sugestões de algumas franquias de manutenção de carros seminovos e usados que pode valer a pena investir se você pretende seguir o caminho do empreendedorismo.

1 – Acquazero: especializada em lavagem ecológica, oferece lavagem de carro com o uso de pouca água – é a chamada “lavagem a seco”.

2 – Auto Brasil: especializada no rastreamento e assistência veicular, oferece o serviço que é prestado durante 24 horas.

3 – Bônus Pneus: especializada em pneus, oferece serviços exclusivos para essas peças que vão desde a limpeza detalhada até atividades de troca.

4 – Auto Spa Express: especializada em estética automotiva e lavagem ecológica, oferece o serviço no formato delivery.

5 – Disk Reparo: especializada em reparos de automóveis, basta ligar para a unidade e solicitar o serviço que um profissional logo é enviado até o local necessário.

Como ter sucesso financeiro com startups do segmento de automóveis?

De acordo com um estudo divulgado pela aceleradora de startups Liga Ventures, a crise no mercado brasileiro acabou contribuindo para que surgissem mais startups no setor de tecnologia automotiva nos últimos anos no país.

No estudo, foram analisadas cento e noventa e uma startups brasileiras do segmento, que foram subdivididas em quatro categorias: soluções para tecnologia automotiva, mobilidade, tecnologia aplicada e transporte e logística.

Apesar de empresas do exterior – como a Uber –  não terem sido contabilizadas nessa pesquisa, a área de mobilidade foi considerada uma das tendências mais promissoras e também a que apresenta o maior número de empresas brasileiras, como a 99 Táxi e a POP Táxi. No curto prazo, o setor de maior destaque foi o de transporte e logística.

A seguir, veja algumas startups que se destacam no Brasil e que podem servir de inspiração para quem deseja abrir uma startup de automóveis no país:

1 – Pegcar: especializada em veículos compartilhados, oferece um serviço online em que donos de carros podem alugar seus veículos por horas, dias e até semanas.

2 – BeepMe: especializada em caronas compartilhadas, trata-se de um app gratuito que permite que pessoas procurem ou ofereçam carona, numa data e horário específicos, de acordo com as suas necessidades.

3 – InstaCarro: especializada em leilões virtuais, trata-se de uma plataforma online (tipo um site de carros usados) que possibilita que donos de carros vendam seus veículos por meio de leilões na internet.

4 – App do Automóvel: especializado em venda de carros, é um aplicativo em que compradores e vendedores se conectam sem a intermediação de concessionárias.

5 – App da Bynd: especializada em carona corporativa, coloca funcionários de uma mesma empresa dentro do mesmo carro.

Cuidados ao investir

Todas as startups e franquias citadas aqui, ainda que ofereçam serviços gratuitos, podem lhe trazer retorno financeiro, seja pela oportunidade de oferecer espaço para o anúncio de empresas de serviços ou de um site de vendas de carros online, seja pela chance de divulgar o seu nome para o mercado automobilístico nacional.

No entanto, antes de investir, é bom tomar alguns cuidados para que realmente consiga tirar um bom usufruto desse investimento. Defina se pretende trabalhar com todo tipo de automóvel, somente seminovos ou apenas carros de luxo. Além disso, estude a fundo a concorrência e pesquise bastante o ponto comercial, desde a localização, o perfil do público e os custos.

Dependendo da startup ou franquia que você queira abrir ou investir, estar instalada em um ponto comercial de bom fluxo de pessoas e carros também é fundamental para o sucesso do negócio.

Outro cuidado que precisa ser tomado é em relação à equipe que irá trabalhar diretamente com os seus clientes. É necessário que haja um grupo qualificado e treinado para esse trabalho. Portanto, o franqueado que pretende atuar nesse ramo deve ser um bom gestor de pessoas e alguém que saiba liderar e preparar equipes.

E aí, você está pronto para empreender e optar por uma franquia ou startup de automóveis?  Conhece alguém que se interessaria pelo assunto? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!

 

*O Chaves na Mão é um portal de classificados online de imóveis e veículos. Fundado em 2013 e sediado na cidade de Curitiba (PR), o site tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar seu novo imóvel ou veículo com mais facilidade no dia a dia.

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Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

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