Muito tem se ouvido falar nos últimos anos sobre o papel do empreendedorismo como trampolim para formação de patrimônio e bons rendimentos. É certo que o empreendedorismo é, de fato, um dos caminhos mais eficazes – e, muitas vezes, mais rápido – para esta construção de patrimônio, porém, não é o único caminho.
Ao contrário do que muita gente pensa, é sim possível aumentar seu patrimônio e acumular capital por meio do emprego formal. Com muita dedicação, controle e gerenciamento financeiro, qualquer um pode acumular patrimônio – mesmo porque não são todas as pessoas que possuem perfil para tornarem-se empreendedoras.
Respeite seu perfil
O passo mais importante nesta caminhada é justamente definir o caminho que mais se adéque ao seu perfil. Se você se sente confortável e seguro para ter um negócio próprio, o empreendedorismo pode ser uma boa opção no que se refere à construção de patrimônio e rendimentos mais significativos.
Porém, se este não é seu perfil e você não se sente confortável para empreender, não se preocupe: isto é perfeitamente normal e não significa, de modo algum, que você não conseguirá atingir seus objetivos financeiros.
Atenção aos riscos!
Expor-se ao risco de um negócio próprio quando não há a devida confiança e o perfil para tal pode atrapalhar seu caminho rumo à conquista de seus desejos e objetivos pessoais.
Em muitos casos, um negócio mal sucedido pode atrasar – e muito – a conquista destes objetivos, uma vez que muitos empreendedores acabam tendo que lidar com o insucesso de seus empreendimentos durante muito tempo.
Foco nos objetivos
Portanto, se o empreendedorismo não faz parte do seu perfil, saiba que é perfeitamente possível conquistar uma vida confortável, ter uma reserva financeira e acumular patrimônio por meio do emprego informal. Basta manter-se focado em seus objetivos e manter sempre em dia o controle e gerenciamento das suas finanças e investimentos que você também chega lá!
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o vídeo Empreendedorismo x Emprego Formal no canal do Blog de Valor no Youtube!
1 comentário
Quando se tem a opção entre emprego formal e empreendedorismo fica muito fácil tomar uma decisão. No caso de não haver disponibilidade no mercado, o empreendedorismo acaba virando a unica alternativa.