Muito tem se ouvido falar nos últimos anos sobre o papel do empreendedorismo como trampolim para formação de patrimônio e bons rendimentos. É certo que o empreendedorismo é, de fato, um dos caminhos mais eficazes – e, muitas vezes, mais rápido – para esta construção de patrimônio, porém, não é o único caminho.

Ao contrário do que muita gente pensa, é sim possível aumentar seu patrimônio e acumular capital por meio do emprego formal. Com muita dedicação, controle e gerenciamento financeiro, qualquer um pode acumular patrimônio – mesmo porque não são todas as pessoas que possuem perfil para tornarem-se empreendedoras.

Respeite seu perfil

O passo mais importante nesta caminhada é justamente definir o caminho que mais se adéque ao seu perfil. Se você se sente confortável e seguro para ter um negócio próprio, o empreendedorismo pode ser uma boa opção no que se refere à construção de patrimônio e rendimentos mais significativos.

Porém, se este não é seu perfil e você não se sente confortável para empreender, não se preocupe: isto é perfeitamente normal e não significa, de modo algum, que você não conseguirá atingir seus objetivos financeiros.

Atenção aos riscos!

Expor-se ao risco de um negócio próprio quando não há a devida confiança e o perfil para tal pode atrapalhar seu caminho rumo à conquista de seus desejos e objetivos pessoais.

Em muitos casos, um negócio mal sucedido pode atrasar – e muito – a conquista destes objetivos, uma vez que muitos empreendedores acabam tendo que lidar com o insucesso de seus empreendimentos durante muito tempo.

Foco nos objetivos

Portanto, se o empreendedorismo não faz parte do seu perfil, saiba que é perfeitamente possível conquistar uma vida confortável, ter uma reserva financeira e acumular patrimônio por meio do emprego informal. Basta manter-se focado em seus objetivos e manter sempre em dia o controle e gerenciamento das suas finanças e investimentos que você também chega lá!

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o vídeo Empreendedorismo x Emprego Formal no canal do Blog de Valor no Youtube!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Gonçalves    

    Quando se tem a opção entre emprego formal e empreendedorismo fica muito fácil tomar uma decisão. No caso de não haver disponibilidade no mercado, o empreendedorismo acaba virando a unica alternativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *