*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Empresa produtiva é sinal de que tudo vai bem. Mas, e quando ela está com esse índice baixo, o que é necessário fazer para aumentar a produtividade? Vamos conhecer métodos bem eficientes para isso ao longo desse texto.

A primeira coisa que o empreendedor deve ter em mente é que o desempenho produtivo da empresa é vinculado aos meios pelos quais são realizadas as tarefas, e aos funcionários, que são a mola propulsora da produção. Por isso, ao isolar esses dois atores, é necessário analisá-los e, posteriormente, verificar se precisam de melhorias e treinamentos.

É importante ter em mente, no entanto, que se sua produtividade não vai bem, certamente precisará impulsioná-la com investimentos nestes dois elementos: meios e funcionários. Confira abaixo algumas dicas de como deve proceder para tornar sua empresa mais produtiva:

# Identifique as áreas com dificuldade

Na parte analítica desse processo, os setores da empresa apontarão dificuldades para seguir o ritmo esperado. Como a empresa é um organismo que só funciona bem quando todas as suas partes trabalham em uníssono, basta um departamento destoar que os números caem.

Identificado o setor, deve-se entender o que o leva a não atinge suas metas, por exemplo. Será o gerente que não consegue liderar? A equipe está capacitada? Reúna-se com o time e se aprofunde do problema, a fim de conseguir saná-lo e retomar o rumo para o desenvolvimento de uma empresa produtiva.

# Estipule metas diárias

Muitos estudos apontam que metas diárias trazem um maior índice de satisfação a equipe. Tudo porque torna o ritmo mais dinâmico. A sensação do dever cumprido, diariamente, traz uma satisfação pessoal aos envolvidos – e isto refletirá diretamente no resultado do trabalho.

Traçar tarefas que devem ser realizadas pelos funcionários dos diferentes setores e confirmadas no final do dia, não exige nem sobrecarrega – o que pode ser muito importante neste processo da conquista de uma empresa produtiva.

# Tenha um sistema de gestão empresarial

Não há produtividade num ambiente desorganizado. É uma máxima que dificilmente é quebrada. Alguns se enganam com a falsa ilusão do “tudo funcionou assim até agora”, mas é importante que você esqueça isso, pois além de derrubar sua capacidade produtiva, este pensamento poderá trazer prejuízos à empresa.

Um sistema de gestão empresarial ERP online servirá para unir todos os setores, e oferecer mais controles a partes importantes da empresa como vendas, estoque, controle financeiro, fiscal e contrato.

Ao utilizar este sistema, a empresa contará com um padrão de trabalho, que ajudará a aumentar rapidamente a produtividade, e será muito bem visto por clientes e fornecedores.

# Delegue responsabilidades

Uma das coisas que mais atrapalham o rendimento empresarial é funcionário sobrecarregado. Por mais experiência que tenha, o profissional não tem condições de desempenhar vários papéis de grande responsabilidade na empresa. Acumular funções em dado momento, comprometerá o poder de decisão do funcionário.

Por isso, a recomendação é tentar identificar alguém na equipe que se enquadra nessa situação. Converse com ele, procure outro membro que pode assimilar uma dessas funções e , se não tiver, busque no mercado profissional que tenha o perfil da empresa para assumir a nova vaga.

É sempre uma dúvida: qual melhor opção tomar em situações como essa, dar oportunidade a alguém da casa ou trazer sangue novo? Vale buscar, neste caso, auxílio de uma empresa especialistas em Recursos Humanos – elas agregarão pontos valiosos, poderão ajudar a realizar esse recrutamento e seleção.

# Realize treinamentos

Como dissemos acima, os funcionários são parte principais no processo produtivo. Sem a colaboração deles nada funciona na empresa. Percebendo que muitos estão desatualizados, e esta é a causa para o fraco desempenho, não realize demissões: invista em qualificação.

Essa é uma aposta que costuma trazer bons frutos e ajudar a construir uma empresa produtiva. O profissional se sentirá valorizado, e reverterá as expectativas da empresa em mais dedicação no trabalho.

Treinar surte um efeito mais positivo do que dispensar, pode acreditar! Mas, se alguns membros do seu time já não atendam mais as exigências da empresa, não há motivos para segurá-los. Um funcionário desmotivado compromete todos os outros.

Empresa produtiva tem melhor organização

Isso precisar ficar bem claro ao empreendedor pois, para haver qualquer cobrança à equipe, é necessário que a empresa esteja devidamente estruturada, organizada. Não poderá cobrar produtividade dos funcionários se, por exemplo, eles não têm o material certo de trabalho, não é mesmo?

Tendo isso em mente, lembre-se que, para tornar sua empresa produtiva, precisará investir em automação comercial  ou em treinamentos para equipe. O importante é realizar estas ações pois, somente assim, os números retomam o crescimento e a empresa volta aos trilhos!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *