O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, como sua estratégia de mercado e a qualidade dos seus produtos e serviços. Contudo, sem o capital humano adequado, o desempenho da companhia pode ser comprometido.
A razão é que o valor dos colaboradores é um bem intangível na empresa, com um impacto significativo na operação. Sem uma boa atuação da equipe, nenhuma tecnologia ou estratégia atinge todo seu potencial. Logo, entender a importância do capital humano para o negócio ajuda a garantir a sua longevidade e prosperidade.
Quer saber mais sobre como fazer a gestão de pessoas para conservar talentos e alcançar metas empresariais? Acompanhe a leitura!
O que é capital humano?
O capital humano representa o valor técnico e econômico que um colaborador pode agregar à empresa. Ele é uma junção de habilidades e conhecimentos que a pessoa conquistou ao longo de sua jornada profissional — incluindo soft e hard skills.
O conceito de capital humano surgiu em meados dos anos 1960, quando o economista e professor Theodore Schultz lançou em uma revista o artigo “Investment in Human Capital”. Na obra, o estudioso mostrava o potencial que as habilidades humanas têm para produzir valor econômico.
Qual a importância do capital humano para as empresas?
O capital humano é um ativo relevante para o planejamento e a estratégia de empreendimentos. A seguir, veja qual é a importância do investimento em capital humano para as empresas!
Aumento da produtividade
Em seu estudo, o professor Schultz relacionou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de países com os investimentos em pessoas — conhecimento e capacitação. O objetivo dele era encontrar um paralelo entre o desenvolvimento de profissionais e o avanço econômico das nações.
Assim, ele mostrou que, para as empresas, o investimento em capital humano pode ser decisivo para conseguir ampliar sua produtividade. Geralmente, quando os colaboradores estão se desenvolvendo em um ambiente em que se sentem valorizados, a melhor performance é uma consequência natural.
Além disso, com um desempenho mais eficiente da equipe, a empresa consegue alcançar melhores resultados. Funcionários capacitados e produtivos também têm maiores chances de trazer inovação para a companhia, aprimorando processos e produtos.
Fortalecimento da cultura
A cultura de uma empresa tem grande influência sobre os colaboradores. Ela consiste em um conjunto de práticas e valores que guiam a rotina da companhia, o relacionamento entre os funcionários e até a percepção do empreendimento no mercado.
Nesse sentido, o capital humano tem um papel essencial para fortalecer a cultura organizacional. Afinal, o foco no desenvolvimento dos colaboradores ajuda a engajar todos os setores em um ambiente que reforce os valores do negócio.
Outro ponto positivo é que fortalecer a comunicação e o acolhimento na companhia promove uma maior coesão entre equipes e ajuda a reduzir o estresse e o esgotamento dos funcionários. No longo prazo, a empresa cria uma cultura cada vez mais sólida e gera autonomia para os colaboradores.
Melhora do clima organizacional
A melhora do clima organizacional é outro aspecto que destaca a importância do capital humano. O motivo é que ele é um reflexo do fortalecimento da cultura de valorização do colaborador.
Um clima organizacional positivo também depende da colaboração entre colegas, que buscam alcançar os objetivos da empresa em conjunto. Em um ambiente de comunicação e apoio, em que as habilidades dos profissionais se complementam, cria-se uma rotina mais saudável e positiva.
Atratividade e retenção de novos talentos
Ao dar mais relevância ao capital humano, a empresa consegue se preparar melhor para atrair e reter talentos. Normalmente, negócios que investem nos colaboradores desenvolvem uma boa reputação da marca no mercado de trabalho.
Então o foco no capital humano contribui para estimular que profissionais de destaque olhem com mais atenção para a empresa. Essa é uma forma de ter uma vantagem competitiva diante de um concorrente, caso ambos estejam em busca de talentos para o mesmo setor, por exemplo.
Ainda, a atenção ao capital humano facilita reter os colaboradores que já estão no quadro de funcionários. Com a abordagem, a empresa reduz seu turnover e os gastos relacionados a novas contratações.
Como fazer a gestão do capital humano?
Como você entendeu, investir em capital humano é um diferencial no planejamento da empresa, tornando-se até mesmo uma vantagem competitiva.
Agora, confira como fazer essa gestão!
Clareza nos processos de recrutamento
Primeiramente, tenha foco nos processos de recrutamento e seleção. Clareza e honestidade — tanto do lado da empresa quanto do candidato — são prioridades, já que a captação de bons profissionais começa antes mesmo de um encontro.
Nesse sentido, estabeleça critérios específicos de seleção, garantindo que os candidatos sejam avaliados de maneira justa. Considere não só as habilidades técnicas, mas também as soft skills de cada profissional.
Desenvolvimento de planos de treinamento e capacitação
Outra boa prática é desenvolver planos de treinamento e capacitação para os colaboradores com o objetivo de manter a empresa em um patamar competitivo. Afinal, investir na educação de profissionais é uma forma de contribuir para a sustentabilidade e longevidade do seu negócio.
Funcionários atualizados com o mercado possibilitam que a empresa fique em linha com as tendências do seu nicho. Desse modo, ela pode se tornar mais eficiente e inovadora, entregando melhores soluções aos clientes.
Criação de planos de carreira
Além de possibilitar o desenvolvimento dos colaboradores, vale a pena criar planos de carreira para a equipe. Eles ajudam no crescimento dos profissionais, tanto no âmbito pessoal e financeiro quanto na hierarquia da empresa.
Os planos de carreira podem ser focados no treinamento de novas lideranças ou de profissionais para se tornarem experts em determinada área. Para tanto, analise as competências a serem desenvolvidas, crie políticas de feedback e defina metas para as equipes.
Completando a leitura deste artigo, você entendeu mais sobre o capital humano e a sua importância para as organizações. Como ele tem um papel relevante no fortalecimento da cultura e até nos resultados da empresa, vale dar atenção aos planos de crescimento para os colaboradores.
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