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Você já parou para imaginar como as empresas estão inseridas na rotina e no dia a dia de seus consumidores? Muitas delas relacionam-se diretamente como os valores, estilos e preferências de vida de cada cliente. Mas, para que essa aproximação se torne real, é necessária uma boa estratégia de gestão de marca.

Quando há uma discussão sobre gerenciamento de uma marca, ou o Branding, na nomenclatura mais pertinente, as atenções devem ir além da criação de um logotipo ou uma frase impactante para slogan, por exemplo.

A gestão de marca está totalmente relacionada a experiência do consumidor. A partir dela é possível transformar uma marca antes “apagada” em outra com muito mais visibilidade e que seja incrivelmente desejada por todos. Existem técnicas muito bem direcionadas para isso.

Quer entender mais sobre a importância da marca para uma empresa ou produto e sanar suas dúvidas sobre branding? Então acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro do assunto.

Boa leitura!

Branding: mais visibilidade para a empresa

Partindo do conceito inicial de gestão de marca – antes de se aprofundar nas estratégias de branding – é interessante desvendar o que esta ação significa e como ela impacta a sua empresa.

Através de alguns exemplos práticos é possível compreender a importância da marca para uma empresa ou produto. A Nubank, fintech que disponibiliza cartões de crédito livres de anuidade e conta-corrente digital sem taxas, é um caso certeiro.

A cor predominante da marca da empresa é o roxo. Se você rolar a sua timeline do Facebook e se deparar com um anúncio na cor roxa, imediatamente redirecionará seu pensamento para a empresa. Isso porque a paleta de cores da marca é atrativa e marcante.

Mas não é só isso. O atendimento digital, descomplicado e desburocrático também é um dos valores das fintech. Sendo assim, há um segundo atrativo, que resume-se a busca pela excelência no atendimento.

Com este exemplo você pode perceber a importância de uma marca forte – elas são lembradas pelo público com facilidade e permanecem na memória por longos períodos.

Para que uma marca se destaque entre os milhares de concorrentes ela tem que interferir na experiência, na mente e no coração do usuário.

Reflexões que a gestão de marca deve causar

Além de alinhar as expectativas da empresa com a do cliente, que é o público externo, a gestão de marca também deve se aproximar da equipe interna.

Se os colaboradores são os responsáveis por propagar a marca da empresa aos consumidores – seja através do processo de venda, pós-venda ou outras ações – nada mais certo de que este alinhamento inicie-se ainda do lado interno, certo?

Principalmente os times de venda e comercial, que possuem um contato mais próximo com o cliente final, devem analisar e refletir sobre os seguintes aspectos de branding:

  • A marca deve apresentar relevância – Qual é a importância da marca para o consumidor? Ao se lançar no mercado, sua marca deve ser relevante aos potenciais clientes. E eles devem saber o porque. Entrar no mercado para se tornar mais do mesmo não gera resultados positivos, muito menos impactantes;
  • A marca deve possuir um grande diferencial – Você oferece o melhor serviço para o consumidor. Mas quais são os diferenciais que convencem o cliente a comprar de você e não do seu concorrente? Estes benefícios devem estar claros perante toda a equipe, que será a responsável por enaltecer as vantagens que a sua marca oferece;
  • As atitudes da marca devem atender as expectativas do consumidor – É comum que as campanhas de venda abordam argumentos positivos sobre determinada marca ou produto. Dizer ao público que a sua empresa é a melhor opção do segmento é até bom, porém, as atitudes da equipe devem condizer com estes adjetivos e qualidades;
  • A marca deve ter uma presença forte – Muito se fala sobre estar disponível para o consumidor no momento que ele necessita. Essa é uma máxima verdadeira, mas que deve ir além. Além de surgir em caráter preciso, sua marca deve surpreender e ser lembrada pelo consumidor.

Como fazer uma gestão de marca com total eficiência

Gerenciar uma marca não é uma receita de bolo. Porém, seguindo alguns passos essenciais é possível fazer branding com assertividade.

Confira agora quais tópicos você deve avaliar ao longo deste processo.

Sobre identidade visual

Possuir uma identidade visual bem alinhada e definida permite uma rápida associação do público ao seu produto ou serviço.  Logotipo, paleta de cores, tipo de fonte utilizada, estilo adotada nas imagens e designers estão relacionados à identidade da marca.

A criação do logo, por exemplo, deve ser pensada para todas as mídias, on e offline. É bem comum que empresas criem logos impressos mas não atentem-se do designer para as mídias sociais. Todas as peças devem ser adequadas para o canal que serão inseridas.

Possuir um manual de marca, que reunirá todas as informações necessárias para a construção de peças gráficas, é indispensável. O manual deve trazer as cores permitidas, a fonte que deve ser utilizada, a disposição do logo nas peças, se vertical ou horizontal, dentre outras informações relevantes.

Sobre estratégia

Após alinhar a identidade visual, é preciso definir a estratégia que será utilizada para a comunicação da marca junto aos seus consumidores. Vale lembrar que, além de se identificar com o estilo proposto, o consumidor deve reconhecer-se nos valores e cultura da empresa.

Definir um tom de voz que se aproxime dos clientes é parte fundamental da estratégia. De nada adianta apostar em um tom mais sério se o seu público é jovem, concorda?

Comece entendendo qual é a linguagem do seu público. Seja ela técnica ou despojada, ela deve ir de encontro ao que pensa o cliente. Partindo desta análise, você deve criar conteúdo atraente e que desperte o interesse dos consumidores.

A estratégia começa a ser colocada efetivamente em prática a partir da análise e movimentação dos canais de atendimento. Para tanto, você deve saber em quais canais o seu cliente está. Uma boa dica, de forma mais generalista, é construir um site próprio junto à uma página no Facebook.

A partir daí, começar a se direcionar à outras redes, de acordo com a demanda da sua audiência, auxiliará na construção de uma identidade ainda mais sólida.

Uma gestão de marca eficiente abre portas para o sucesso de qualquer negócio. Em um primeiro momento, o intuito deve ser apresentar sua marca e torná-la ativa na memória dos consumidores. Após isso, torná-lo um cliente fiel será muito menos trabalhoso.

Agora que você já sabe a importância de uma marca forte, que tal conferir outros artigos do blog e aprofundar seus conhecimentos em marketing e vendas?

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