Quando uma empresa começar a construir a sua presença na internet, sua intenção principal é destacar-se dos concorrentes e conquistar as primeiras posições nos mecanismos de buscas. Neste cenário, é crucial dominar as estratégias de SEO para negócios B2B e B2C.
Você sabe o que é SEO? Do inglês, Search Engine Optimization, o SEO nada mais é do que um conjunto de práticas e estratégias capazes de ranquear melhor o seu site, blog ou página. Sendo assim, ao pesquisar sobre o seu nicho de atuação, por exemplo, o consumidor encontrará o site da sua empresa logo nas primeiras posições da lista.
Dificilmente alguém recorre às páginas 3, 4 e 5 do Google para tomar uma decisão. Por impulso, as escolhas de concentram pelas empresas que estão no topo das primeiras páginas.
Mas as estratégias de SEO não são as mesmas para todos os segmentos. No caso do SEO para negócios, por exemplo, é válido salientar que as técnicas utilizadas para empresas que vendem para outras empresas são diferentes das empresas que vendem para o consumidor final.
Fique atento ao artigo e desvende o uso do SEO para o mercado B2B e B2C. Boa leitura!
Quais as diferenças entre o SEO para o mercado B2B e B2C
Quando se fala em SEO para negócios, muitas pessoas inferiorizam o público B2B, devido ao foco final ser a venda para empresas e não para a pessoa física. No entanto, você deve refletir sobre o processo de compra como um todo.
Mesmo que no mercado B2B o impacto seja na pessoa jurídica, sempre existe uma pessoa física por trás do CNPJ. Antes de contratar um serviço ou adquirir um produto, este profissional buscará as melhores empresas para se relacionar. E pode acreditar: o primeiro passo será uma busca na internet.
Portanto, antes de traçar as estratégias de SEO para negócios, é necessário compreender profundamente a jornada de compra em ambos os modelos.
Uma estratégia de SEO para empresas B2B, por exemplo, exige uma maior dedicação a cada uma das etapas do funil de vendas. Isso porque, neste caso, o processo decisivo da compra é um pouco mais complexo do que nas empresas B2C.
Quando uma empresa decide contratar um solução, a palavra final não será proferida de imediato. Devido aos vários níveis hierárquicos, por exemplo, há um longo processo – que vai desde o primeiro contato com a marca até o fechamento do contrato.
Ainda no B2B, há de se considerar o ticket médio de cada cliente. Usualmente, são produtos e serviços com preços mais elevados, que exigem uma seleção ainda mais assertiva por parte do cliente.
Já nas empresas B2C, as estratégias devem ser focadas na compra imediata do produto. Como se trata de uma única pessoa responsável pela tomada de decisão, as etapas do funil de vendas tendem a ser mais ágeis. Outro fato que acelera o processo de compra são é o ticket médio mais baixo.
Considerando os principais características dos mercados, a regra é clara: as estratégias de SEO para negócios B2B e B2C exigem análises diferenciadas.
SEO para negócios: você sabe como fazer?
Apesar das estratégias de SEO serem aplicadas de forma diferenciada no B2B e no B2C, algumas boas práticas são universais e devem ser consideradas em ambos os cenários. Fique atento!
Otimização de site
Seu site está otimizado para os mecanismos de busca? Por exemplo: para que o Google consiga ranquear o site, ele precisa “ler” suas informações, saber o que você oferece e se, de fato, o que ele apresenta tem valor.
Algumas boas práticas são o uso de ALT nas imagens, url com a palavra-chave principal do negócio e links internos.
Existem, inclusive, plugins que podem avaliar automaticamente o seu site. E, a partir de indicações, mostrar as informações que estão bem otimizadas ou aqueles que precisam ser revistas.
Produção de conteúdo de valor
Além da questão técnica, os mecanismos de busca priorizar sites de autoridade e que entregam bons conteúdos. Aí não tem segredo.
É preciso planejar muito bem a criação de artigos e demais conteúdos, educando o leitor e agregando conhecimento.
Análise de palavras-chaves
Um dos grande segredos das estratégias de SEO para negócios B2B e B2C é a escolha das melhores palavras-chaves. O recomendado é priorizar palavras que se relacionam com o segmento e que remetem aos serviços e produtos de sua empresa.
Ser o mais específico possível também é interessante. Evite palavras muito amplas, já que elas podem direcionar visitantes não tão interessados no seu serviço. Avalie o perfil do seu cliente ideal e utilize palavras que atendem às suas dúvidas.
Foco no conteúdo e no aspecto técnico
Você pode imaginar que o primeiro passo para definir as estratégias de SEO para negócios B2B e B2C seja separar ambos os públicos e, a partir daí, investir em ações específicas, certo? Isso é importante, mas não deve ser a primeira preocupação.
Antes de criar a sua estratégia, seja ela B2B ou B2C, portanto, é necessário refletir sobre o que a empresa possui em mãos.
Se o seu site possui um grande volume de produtos – no caso dos e-commerces e marketplaces, investir em ações que ranqueiam as páginas destes produtos, bem como as opiniões e avaliações do visitante, é uma estratégia acertada.
Em contrapartida, se o site não possui uma vitrine extensa, o ideal é focar na produção de conteúdo relevante para o potencial cliente.
No caso do B2B, consideram-se boas estratégias de SEO a velocidade de carregamento da página, usabilidade, certificados de segurança, etc. Já para as empresas B2C, a produção de posts para blogs, uso de redes sociais, consideração da persona e link building são interessantes.
Mesmo com todas as possíveis estratégias de SEO para negócios B2B e B2C, é válido saber que o SEO permite flexibilidade. Ao apostar em determinada estratégia, é possível acompanhar o desempenho utilizando algumas métricas.
Se após o período de implementação você perceber que os resultados não estão satisfatórios, basta reavaliar o cenário e traçar novas estratégias.
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