Você começou a apostar nas estratégias de marketing de conteúdo para conquistar mais clientes? Deseja aproximar a sua marca dos potenciais consumidores, sanar suas dúvidas e, principalmente, vender mais? Então, saiba que entender como captar leads (e leads qualificados) é o ponto forte e essencial dentro deste processo.
O cliente está consumindo de uma forma diferenciada. Se antigamente os potenciais clientes ficavam à espera das informações e soluções ofertadas por determinada empresa, hoje ele mesmo busca e pesquisa tais informações, a fim de se educar, se informar e, principalmente, decidir sobre a sua compra.
Mas o que são leads e por que captar leads? Afinal, qual a real importância dos leads de vendas dentro da estratégia de marketing de conteúdo? É o que você descobrirá em nosso conteúdo de hoje.
Boa leitura!
Leads de vendas no marketing de conteúdo
O que são leads? Leads de vendas podem ser observados como clientes em potencial. São aqueles clientes que realmente se interessam por um determinado produto ou serviço e possuem interesse real de compra.
Para que leads qualificados sejam convertidos e concretizem novas vendas, devem ser acompanhados de perto durante todas as fases do funil de vendas – que representa as etapas da jornada de compra do consumidor, da atração ao encantamento.
Estes leads possuem muito valor, pois representam a possibilidade real de lucro. E, sendo assim, se tornam potenciais clientes que devem receber atenção especial ao longo da jornada.
É interessante destacar que muitas vezes as empresas desperdiçam tempo de ação tentando se relacionar com leads de vendas desqualificados, mesmo sabendo que as chances de conversão são mínimas. É preciso ficar atento a este processo, já que ele pode resultar em um investimento desnecessário para a responsável pelo produto ou serviço.
Mas, então, como captar leads e conquistar novos clientes?
Como captar leads utilizando estratégias de Marketing de Conteúdo?
Veja o que você pode fazer para garantir leads qualificados e super propensos a comprarem o seu produto ou contratarem o seu serviço.
Crie um blog
O blog é uma das principais portas de entradas para os leads de vendas.
Como as buscas por informações sobre produtos ou serviços geralmente originam-se nos mecanismos de busca, como o Google, blogs com conteúdos e páginas bem ranqueados e destacados recebem mais visitantes.
Não é necessário investir em plataformas pagas, já que existem bons serviços gratuitos. No entanto, é interessante saber que as plataformas pagas, como o WordPress, oferecem mais recursos para customização e otimização.
Ao criar um blog, atente-se para a escolha do layout, conteúdos que serão inseridos e páginas que podem atuar na captação certeira de leads.
Aposte em conteúdos atrativos
Alimentar seu blog com conteúdos relevantes é crucial para uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Lembre-se que seus leitores são reais e estão buscando soluções para os seus problemas.
Para quem não sabe muito bem por onde começar, uma dica valiosa: pesquise por assuntos que se relacionam com a sua audiência e com seu produto. Conheça as dúvidas dos consumidores e como é possível auxiliá-los. Sendo assim, analise as palavras-chaves que mais se adequam ao seu nicho e produza conteúdo informativo e de qualidade baseando-se nestes termos.
Priorize a qualidade: utilize referências que possuam autoridade no tema e dê preferência para materiais de órgãos oficiais e fontes reconhecidas.
Ofereça materiais ricos
Junto aos conteúdos para blog, os materiais ricos são excelentes iscas digitais para captar leads qualificados. Como alguns exemplos de materiais riscos podemos citar os e-books, infográficos, áudio-books e webinars.
Você deve se perguntar como captar leads utilizando estes materiais. A resposta é prática: além de criar conteúdo específico para este formato, sempre priorizando as dores e dificuldades do seu potencial cliente, é necessário oferecer o material com troca de algum outro dado relevante para a conversão deste lead.
Usualmente, materiais ricos são disponibilizados junto a formulários de contato ( que podem oferecer e-mails), páginas de vendas (que também recolhem dados antes de liberar o download do material, por exemplo), webinars (que podem gratificar os participantes com materiais exclusivos), dentre outros.
Organize eventos e convide sua audiência
Ser experiente em determinado nicho permite que você crie conteúdo educativo respaldado por informações valiosas. Sabe por que? Porque captar leads através da produção de aulas e cursos online, palestras e workshops, pode atrair a atenção dos potenciais clientes e transformá-los em leads qualificados.
Trata-se de uma excelente técnica de como captar leads.
Uma boa maneira de oferecer este tipo de conteúdo é gravar uma aula e liberá-la em determinado dia, somente para uma lista de e-mails previamente cadastrada. para ter acesso ao conteúdo, o interessado deve submeter seus dados.
O modo de divulgação dos eventos também deve ser considerado no planejamento de marketing. Além de discutir o assunto do material disseminado no evento, reflita sobre a melhor maneira de entregar este conteúdo aos leads.
Bons exemplos de canais de divulgação são o Facebook, Instagram, E-mail Marketing, conta comercial do WhatsApp e fóruns de discussão.
Mensure seus resultados
Não basta saber como como captar leads utilizando o marketing de conteúdo. Uma boa estratégia exige, ainda, a mensuração e acompanhamento de resultados.
Somente desta forma será possível avaliar se os resultados esperados estão sendo atingidos. E, caso contrário, precisam de novas estratégias.
É interessante refletir sobre a obtenção dos resultados. Para que os números esperados sejam atingidos de forma natural, o ideal é elaborar – ainda no início do planejamento de marketing – metas possíveis e tangíveis.
Uma boa dica sobre como captar leads e mensurar os resultados é traçar metas S.M.A.R.T, sigla que se refere às metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Sendo assim, é possível observar alguns comportamentos, como:
- Taxa de novos visitantes no blog, número de sessões ativas e volume de visitantes retornantes – podem ser observados via Google Analytics.
- Volume de novos leads, conversões realizadas por landing pages e taxas de clique e abertura de e-mail – cujos dados podem ser avaliados através de ferramentas como RD Station, Hubspot e Leadlovers.
- Dados provenientes das fases do funil de vendas, considerando o tráfego, os leads qualificados, as conversões e as taxas de venda
Aprendendo como captar leads e a importância desta ação na estratégia de marketing de conteúdo é possível priorizar os clientes em potencial e criar ações assertivas, que gerem vendas concretas. Sendo assim, o objetivo maior das vendas, que é a lucratividade e, claro, a valorização do produto ou serviço, será atingido.
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