Independente da profissão que exerça, todos precisamos conseguir clientes, seja para uma loja, advocacia ou outro tipo de negócio que ofereça produtos ou serviços. Para isso, é necessário saber vender nossa imagem, cativar as pessoas e demonstrar segurança e conhecimento.

Uma coisa é fato: absolutamente nenhum empreendimento sobrevive sem clientes. Por isso, devem ser considerados o bem mais valioso dos negócios. Felizmente, esse desafio pode ser atingido com maestria seguindo algumas dicas.

Quer saber como conquistar e manter clientes? Então leia o artigo e saiba fazer isso de forma eficaz! Acompanhe!

1. Entenda o perfil de seu cliente e foque nele

Oferecer seu produto ou serviço para todos que aparecerem na sua frente não trará resultados e você só perderá tempo.  Não é qualquer pessoa que se interessa pelo que você tem para oferecer. Por isso, pesquise sobre seu público-alvo e entenda o perfil do seu cliente.

Descobrir sua “persona” lhe ajudará a poupar tempo e a criar estratégias eficazes para atingi-los. Para isso, utilize redes sociais e converse com profissionais que oferecem a mesma solução que você, a fim de entender qual o perfil de clientes que atendem.

Leve em consideração suas dores, gostos, o que eles gostam de fazer nas horas vagas, profissão e renda média mensal, dentre outras características. Dessa forma, você saberá como deve atrair a atenção, comunicar-se e  abordá-lo para falar sobre o que tem para oferecer.

2. Aprenda a vender e técnicas de persuasão

Estudar a fundo o mercado em que se insere o seu negócio é essencial para conquistar clientes. Isso porque você precisará explicar sobre e esclarecer as dúvidas que podem surgir acerca do que você está anunciando.

Aprenda sobre técnicas de vendas e de persuasão para ativar “gatilhos” que lhe ajudarão a melhorar sua performance.

Ainda, é importante saber explicar o que você faz/oferece em palavras simples e em uma única frase curta. Se você conseguir fazer uma criança de 5 anos, por exemplo, entender sobre o seu trabalho e explicá-lo em segundos, suas chances de atrair consumidores serão maiores.

Quer aprender melhor sobre vendas? Confira estes conteúdos:

3. Seja facilmente encontrado

Seja facilmente encontrado por todos. Mantenha canais rápidos e acessíveis para falar com você. Disponibilize um endereço de e-mail, divulgue suas redes sociais e tenha um site para responder seus potenciais clientes.

Mostre-se disponível e aberto para conversas, críticas e dúvidas.  Converse com seus clientes, divulgue-se e aprenda a ter uma boa relação com eles.

Vale ressaltar também que ter uma boa reputação é imprescindível, pois todos olham comentários e avaliações feitas por outros clientes.

5. Aposte no marketing digital

Hoje em dia, quem não está presente na internet e em pelo menos alguma rede social está perdendo clientes a todo momento. As pessoas estão na internet e seu cliente pode ser encontrado em pelo menos alguma das redes sociais disponíveis.

Contudo, estar presente nesses meios não é o bastante. Você precisa apostar no marketing de conteúdo e divulgar informação, ensinamentos, conteúdos em geral que eduquem e tire dúvidas dos seus clientes.

Isso é essencial porque as pessoas pesquisam muito sobre algum produto ou serviço antes de adquiri-lo. Ou seja, quando a pessoa diz que irá comprar ou lhe contratar, ela já sabe do que precisa.

Divulgar materiais valiosos serve para isso, para convencê-los de que você pode solucionar o problema das pessoas. Isso lhe ajudará a ter mais alcance no meio digital e construirá sua autoridade. Quem divulga e ensina sobre algo relacionado ao seu ramo começa a ser visto como uma pessoa que realmente entende do assunto.

Saber como captar clientes pela internet é o básico para qualquer negócio sobreviver atualmente. Por isso, confira os conteúdos abaixo e aprenda mais sobre como melhorar seu posicionamento na internet:

5. Frequente os mesmos lugares que seu cliente

Saber como atrair clientes pela internet não é o único ponto que você precisa saber. Saber se relacionar pessoalmente é essencial e, sem isso, nenhum marketing para atrair clientes será eficiente para trazê-los até você.

Por isso, seja amigável, atencioso, prestativo e saiba ouvi-los. Busque apresentar-se da mesma forma que seu cliente se apresenta.

Por exemplo, se você oferece serviços para advogados, busque vestir-se do mesmo modo que eles se vestem. No caso, pode ser terno e gravata ou uma outra roupa social.

Essa técnica é eficaz porque pessoas tendem a comprar ou relacionar-se com quem se parece com elas. Identifique os lugares que eles frequentam e vá nesses lugares. Mostre-se para o mundo, pois, como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

6. Não esqueça do velho boca a boca e networking

Deixe todos seus amigos e familiares a par do que você faz e diga-lhes que está disponível.

O boca a boca e o networking feito com todos os seus contatos podem levar você a novos clientes. Pense sempre nisso para conseguir mais clientes para seu negócio ou atividade profissional.

7. Saiba que a relação com o cliente não acaba com o fim da venda/serviço

Seguindo todas as dicas acima, você saberá conseguir clientes de forma eficaz e conquistá-los. Seja por meio de conteúdos valiosos na internet, técnicas de vendas e persuasão, por se comportar igualmente ou por ser uma pessoa amiga e atenciosa que entende as dores do cliente.

Contudo, isso não basta e você precisará fidelizá-los.

Clientes antigos fiéis podem lhe indicar para outras pessoas e são mais fáceis de manter do que conquistar novos. Por isso, mostra-se prestativo e disposto a ajudar quando terminar o serviço ou a venda.

Surpreenda-o com algum benefício gratuito ou com descontos e mande e-mail para mostrar que você não se esqueceu deles, seja no aniversário ou outra data comemorativa. Se quiser saber como mantê-los, de uma olhada nessas 8 estratégias para fidelizar clientes.

8. Estude seus concorrentes

Quem mais no mercado oferece o mesmo que você? Seja uma empresa ou outra pessoa física, pesquise sobre ela, suas qualificações, autoridades e encontre “fraquezas” para poder diferenciar-se perante eles.

Se o concorrente oferece algum produto semelhante ao seu, estudo para ressaltar as diferenças e qualidades do seu em comparação com o do rival.

Se oferece algum serviço, estude as qualificações, e busque diferenciar-se, oferecendo algo a mais ou distinto. Veja quem são os clientes dos concorrentes, analise-os e, se conseguir, conquiste-os trazendo para o seu lado.

Conclusão

Conseguir clientes não é uma tarefa simples, mas essa qualidade se aprende com o tempo e com experiência. O mais importante é conquistá-los de maneira positiva e depois mantê-los.

Portanto, se você quer conquistar clientes e vender mais, seja seu produto, serviço ou imagem, siga as dicas e tenha muitos “seguidores” do que você tem a oferecer!

Quer continuar aprendendo mais sobre vendas, negócios, dinheiro e muito mais? Então assine a Newsletter e continue aprendendo para melhorar sua qualidade de vida!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *