Para saber negociar não é necessário “estar no sangue”. Basta aprender, assim como aprendemos a ler, andar ou nadar. Com muita dedicação, prática e com as dicas certas, suas chances de ter sucesso e fazer uma boa negociação irão aumentar consideravelmente.

Seja nos seus relacionamentos pessoais e/ou profissionais, a arte da negociação irá lhe dar “aquela mãozinha” para alcançar o sucesso e encontrar o equilíbrio. E uma das técnicas principais que irá lhe ajudar em qualquer ponto da sua vida, inclusive na arte de negociar, é a inteligência emocional, que lhe dará forças e entendimento para não agir pela emoção.

Se você é um empreendedor, vendedor ou cliente (ou uma pessoa que quer aprender a negociar), continue lendo este artigo e aprenda algumas artimanhas para fazer uma boa negociação. Afinal, ter este dom pode ser um diferencial importante para sua carreira e vida pessoal.

Acompanhe a partir de agora!

O que NÃO fazer durante a negociação

Antes de conhecer as principais dicas para fazer uma boa negociação, vamos pontuar atitudes que você deve evitar durante a negociação. Afinal, elas podem arruinar todo o seu trabalho de negociação. Vamos lá?

Não controlar suas emoções

Este, sem dúvida alguma, é um dos piores erros que você pode cometer. Deixar o seu lado emocional tomar conta das suas decisões acarretará em um desastre. É nessa hora que a inteligência emocional entra em cena.

Entenda que a inteligência emocional não é somente olhar para si mesmo, mas também para os outros que estão ao seu redor. Dessa forma, você conseguirá desenvolver a capacidade de observar e aprenderá a encontrar o melhor jeito de lidar com a situação presente. Incrível, não é mesmo?!

Outra dica para aprender a controlar emoções é ler alguns livros sobre o tema, como: “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman ou “O Poder de uma Boa Conversa” de Alexandre Henrique Santos. Não se esqueça, seja resiliente!

Achar que negociar é sinônimo de conflito

A negociação não é uma briga que tenha um vencedor. Ela é uma conversa amigável na qual deve ser finalizada com um resultado que agrade os dois lados.

Além do mais, se você “atacar” ou desmerecer o outro, estará perdendo pontos. E, consequentemente, jogando sua negociação no lixo. E não é isso que você quer, certo?

Procure ouvir mais e falar menos. Assim, você conseguirá prestar mais atenção, além de dar mais tempo para pensar no que falar e também fazer com que o outro se sinta valorizado por estar o ouvindo atentamente, sem interrupções. Aposte nisso!

Focar nos famosos clichês

Os clichês, além de serem cansativos, podem fazer com que o seu interlocutor perca a confiança em suas palavras.

Fuja de frases como: “você não pode perder essa oportunidade” ou “se fecharmos agora, podemos lhe dar um desconto”. Uma boa conversa, sem padrões e bem eficiente, será muito mais produtiva do que apelar para o “de sempre”.

O que fazer para conseguir uma boa negociação

Agora, vamos ver algumas dicas para você aprender antes de realizar qualquer tipo de negociação.

Faça seus planejamentos

Estamos cansados de saber que, para tudo na vida, devemos  ter planejamentos. É agindo dessa maneira que você terá um norte para conseguir alcançar o que quer. E isso não seria diferente no mundo das negociações, concorda?

Assim sendo, procure sentar-se antes, coloque no papel os seus objetivos e não deixe de olhar para o outro lado, para a pessoa com quem você irá negociar. Pergunte-se quais são as metas dela. Toda essa análise lhe proporcionará um mar de segurança e confiança.

Uma outra boa dica é se preparar pensando além, em pontos do tipo: “como fazer uma contraproposta de valores”, “como pedir redução de preço”, “como pedir desconto para um fornecedor”. E, se for o seu caso, busque estudar algumas técnicas de negociação em vendas.

Pense fora da “caixinha”

Presumimos que não é a primeira vez que você se depara com esta frase. Pois, para empreendedores e negociadores, pensar fora da caixa é primordial. Nada mais é do que pensar de forma diferente dos demais, de maneira inovadora e criativa (o que é de fato sair do cansável padrão estipulado pela sociedade).

Mas como fazer isso? Faça a leitura de livros que mostram técnicas de negociação. São exemplo: “Como chegar ao sim – Como negociar acordos sem fazer concessões” de Roger Fisher, William Ury e Bruce Patto e “As armas da persuasão”, do autor Robert Cialdini.

Aprenda a pedir descontos

Independentemente se você é vendedor, uma hora ou outra você também será o cliente, certo? Portanto, aprenda algumas manhas para pedir descontos e economizar. Está pronto?

Antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa de valores dos produtos ou serviços que você queira adquirir, isso lhe dará mais confiança quando for negociar com o vendedor. Assim, terá as cartas na manga para conseguir o seu desconto.

Outro ponto crucial é manter a postura – lembrando daquele conceito anterior da inteligência emocional – e ser firme em suas decisões. Mas sem perder a educação, agindo tranquilamente e com confiança no que está falando.

E se for possível, faça o pagamento à vista, já que o dinheiro em espécie pode aumentar as chances de você ganhar o desconto.

Seja amigável

Simpatia é tudo! Não se esqueça de que você está negociando com um ser humano, assim como você. Ele tem sentimentos, erra, acerta e se encanta com quem o trata bem. Deste modo, o veja como um amigo e não como um inimigo – como dito acima, a negociação não é um conflito, não há rivais.

Assim, se você for agradável, a pessoa irá sentir confiança para fechar a negociação.

Se sinta preparado, pois com todas essas dicas de ouro em mãos, você já pode se considerar um bom negociador. Mas, claro, o melhor aprendizado para fazer uma boa negociação você ganhará com a prática. Pense nisso!

E aí, curtiu a leitura? Para aprender mais ainda, leia o artigo “7 filmes sobre empreendedorismo que você precisa assistir”.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *